A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
Notícia
Administrador(a) e a inteligência artificial
“O mundo atual exige uma postura do(a) ADMINISTRADOR(A) mais antenada com a Inteligência Artificial, mas se faz necessário melhor capacitação e qualificação desse(a) profissional.”
01/01/1970 00:00:00
“O mundo atual exige uma postura do(a) ADMINISTRADOR(A) mais antenada com a Inteligência Artificial, mas se faz necessário melhor capacitação e qualificação desse(a) profissional.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).
INTRODUÇÃO
O mundo atual afetado por uma Economia em declínio, Recessão Econômica, Taxa de Juros e Inflação elevadas, Desemprego, Inadimplência, Pobreza, Fome, Insuficiência Alimentar, agregado aos conflitos bélicos que tende a se agravar, e a evolução exponencial da inovações tecnológicas derivadas da Inteligência Artificial, tais fatores exigem desse profissional (administrador) maior e melhor performance, know how, expertise, e uma simbiose com os avanços da tecnologia.
Nos dias de hoje, essa profissão precisa entender que eu precisa de melhor habilidade, competência, eixo prático, conhecimento de outro idiomas e principalmente manter uma simbiose com a evolução da Inteligência Artificial, pois tais inobservâncias poderão ameaçar o mister e labor dessa profissão.
É fato incontestável que os demais valores e princípios que perfazem a personalidade desse profissional positivam a excelência do seu mister, mas reconhecemos que a formação profissional e cultural desse profissional foi alijada por um sistema jurássico.
É lamentável que ainda hoje, temos gestores educacionais e professores que não acompanham tais necessidades e fatalmente afetam a performance desses formandos.
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
O MERCADO LABORAL exige do administrador uma seletividade inigualável diante da formação profissional das disciplinas ministradas na sua graduação, tais como habilidades e competências, precisando agregar a necessidade de eixo prático, conhecimento de outros idiomas e principalmente uma simbiose qualitativa com a Inteligência Artificial.
As empresas precisam de redução de custos e despesas, e estão investindo seriamente em nanotecnologia, robotização, automação, e precisa de profissionais que convivam com a inteligência artificial, e precisam conhecer outros idiomas.
Saber elaborar e acompanhar um PDCA, inserindo uma análise SWOT para identificar os pontos fracos e fortes em seguida implementar as devida melhorias, mantendo uma transparência e controle internos de sua gestão, podendo a seguir sistematizar toda a empresa a fim de ter maior eficiência dos resultados.
Saber elaborar um controle de ativos e passivos, e manter uma constante avaliação de compras e vendas, sem esquecer os estoques, pois nele se encontram produtos de rápida, média e lenta rotatividade.
No tocante a Produtividade é saudável que tenha avaliação dos Custos de Produção, considerando seus custos fixos, variáveis, diretos e indiretos, depreciação, mão de obra e obrigações trabalhistas e previdenciárias, tempo, e depreciação de equipamentos.
Mas diante das adversidades é fundamental que tenha um planejamento para tratar a aquisição de tecnologias que possam dar maior celeridade, qualidade, e redução de custos junto ao produto industrializado.
Devendo sempre avaliar todas as ações e atitudes que possam interferir na excelência da gestão inclusive observando as obrigações sociais, ambientais, fiscais, trabalhistas e previdenciárias, e sempre tendo em mão as CND’s (Certidão Negativa de Débitos) que comprovem a regularidade jurídico fiscal da entidade.
Avaliar periodicamente os resultados da empresa e sempre manter controle dos custos e despesas em comparação com as vendas liquida, para equacionar os resultados alcançados diante das adversidades econômicas existentes.
Sempre observar no mercado os novos produtos e equipamentos que possam reduzir custos e despesas do operacional de sua entidade, participando de feiras, seminários e mercados no exterior.
CONTABILIDADE
A contabilidade por sua importância a nível de controle do patrimônio, entender do SPED-Fiscal, E-Social, SPED-Contábil e demais obrigações digitais a nível federal, estadual e municipal, e o administrador deve obrigatoriamente solicitar do responsável ela contabilidade, além dos Demonstrativos Contábeis e Financeiros, um Relatório Analítico dos demonstrativos mensais produzidos, inclusive com um histórico que comprovem a regularidade e atualização de tais obrigações.
O administrador deve priorizar a transparência da gestão refletido na contabilidade inclusive manter comparação com o seu Planejamento Estratégico, pois o nível de adversidade no momento em que a Economia está Recessiva, qualquer RISCO deve ser avaliado imediatamente.
Quanto a qualquer sistema de controle, devemos entender que quão mais sistematizado melhor, pois o nível de enganos, erros, ou inconsistência ficam menores, e o RISCO também
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Qualquer que seja a administração (Pública ou Privada), a utilização da inteligência artificial, deve participar de toda a gestão, inclusive gerando relatórios avaliativos que possam ser analisados e adotados ações e atitudes consequentes e necessárias.
Vejam vem, sabemos que a Inteligência Artificial se compões prioritariamente de:
a) Algoritmo
b) Lógica FUZZY;
c) Machine Learning
d) Deep Learning
e) Rede Neural;
f) Data Mining
g) Informações e Dados in the Cloud.
Conhecer a rede de pesquisa, e que deve saber falar, escrever, e entender o idioma:
a) Inglês (Google)
b) Mandarim (Baidu)
c) Russo (Yandex)
Hoje, se faz necessário o entendimento do CHATGPT e demais Inteligências Artificiais, HUA e BAGUALU ambas chinesas, pois o cenário nebuloso e imprevisível é melhor que tenhamos animosidade com a Nova Ordem em Transformação, conforme cita Ray Dálio em seus livro PRINCÍPIOS e a A NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO.
Manter-se bem informado sobre os fatos e acontecimentos que passam no mundo atual é uma maneira de observarmos e traçar um cenário promissor, ou mesmo um plano B ou C, em caso de necessidade, pois a cada dia fica difícil administrar as adversidades.
ECONOMIA
A economia está em ebulição negativa, gerando uma recessão, fazendo com as empresas busquem a minimização dos custos e despesas, podendo elevar o índice de desemprego, em caso de demissão em massa, pois as taxas de juros e inflação elevadas, exigem uma postura atípica dos administradores.
É fato incontestável que diante desses obstáculos, todo o segmento econômico, primário, secundário e terciário podem sentir tais consequências e em caso de necessidade o administrador deve adotar ações e atitudes corretivas ou mesmo adotar alternativas que possam revitalizar a sustentabilidade e continuidade de sua atividade econômica.
Mas sabemos que não está nada fácil e qualquer ação e atitude adotada deve pôr em RISCO a atividade econômica da entidade, diante desse cenário nebuloso, devemos ter cuidado na adoção de medidas que possam afetar ou mesmo influenciar o continuísmo e sustentabilidade da atividade econômica da entidade, pois em tempos de economia globalizada qualquer ação ou mesmo omissão deve ser avaliada previamente.
Devemos observar que muitas grandes empresas estão demitindo em massa para tentar se adequar a atual situação, mas devemos entender que qualquer redução de custos e despesas afeta direta e indiretamente os resultados positivos da entidade.
CONCLUSÃO
A atividade laboral de administrador na gestão de entidade (pública ou privada) deve ser afetada por diversos fatores, mas o uso da inteligência artificial precisa ser atendida em toda sua plenitude, sob pena do fator RISCO acontecer.
A responsabilidade desse profissional exige uma atualização de conhecimento e principalmente ação que possa agregar as inovações tecnológicas para buscar sua adequação junto ao mercado, pois o mercado, qualquer que seja, sempre poderá avaliar a empresa pela utilização dessas inovações.
É preocupante o administrador que não tenha essa visão e mesmo que a tenha nada faz para se ajustar, pois o tempo urge e poderá alijar em algum momento a sua gestão, fazendo com que ele se sinta no mínimo constrangido pelo fato de não ter adotado ação e atitude que possibilitasse uma situação mais satisfatória da entidade.
Devemos ainda observar que o mercado é seletivo e pode em qualquer momento optar por produto, serviço e empresa que melhor se apresente no mercado, mesmo que tenha baixa precificação, pois a qualidade de produtos e serviços deve sempre buscar a melhor performance de atendimento ao mercado consumidor.
Portanto, o administrador sempre estará sendo avaliado por suas ações e atitudes, até mesmo a sua omissão, pois o mundo atual não perdoa aqueles que não adotou as atividades em seu devido tempo.
Diante desses escritos devemos entender que a capacitação e qualificação do administrador deve nortear suas ações, e aconselhamos observar o fator tempo, pois ele é qualificador.
AUTORES: Elenito Elias da Costa e genial LEVY DA COSTA.
Notícias Técnicas
Ajuste SINIEF 15/2025 estabelece novas regras para correção de erros em notas fiscais eletrônicas a partir de setembro, com prazo de até 168 horas após a entrega
Novo serviço da Receita Federal permite parcelamento em até 60 vezes, via internet, para GFIP
Contadores precisam atualizar seus sistemas para evitar interrupções no envio de dados
Entenda como o novo sistema tributário afeta os custos, margens e o valor de mercado das companhias
Nova sistemática da Reforma Tributária altera a compensação de créditos tributários e exige adequação tecnológica para emissão fiscal e split payment
Corte determinou a suspensão de todos os processos que tratem da mesma matéria
Em matéria com repercussão geral, Tribunal aplicou entendimento adotado em relação a outros tributos
Comissão mista será instalada nesta terça para avaliar medida provisória que compensa IOF e altera regras de tributação de aplicações isentas
Supremo analisará se é constitucional o prazo de um ano para solicitar o auxílio emergencial, com impacto direto em milhares de ações judiciais em andamento
Notícias Empresariais
Abordagem emocional mostra como líderes e empreendedores podem usar o arrependimento para crescer, aprender e se conectar com mais empatia
Hackers desviam R$ 1 bilhão do sistema financeiro e tentam converter valores em criptoativos
Cenário de instabilidade faz companhias buscarem executivos com nível de qualificação altamente elevado, tornando os processos seletivos mais complexos, com mais etapas, maior número de candidatos e de entrevistas
Saiba 5 dicas para uma gestão contábil eficiente para esses negócios
Software de RH com IA melhora resultados de seleção e experiência do candidato
Investimentos em segurança cibernética crescem, mas custos elevados limitam a adoção em larga escala
Entenda como a CBS, IBS e Imposto Seletivo impactam seu negócio
Aprenda sobre os riscos e os benefícios de um sistema patrimonial
Comissão da Câmara aprova projeto que assegura prioridade de férias para pais com filhos em idade escolar; texto altera artigo da CLT
Hoje, mais de 4 milhões de trabalhadores brasileiros têm um motivo para respirar aliviados: o quarto lote do abono salarial PIS/PASEP foi liberado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade