O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Notícia
Contabilidade exige conhecimento tecnológico
No mundo moderno, com Economia em declínio, recessão econômica, desemprego, taxas e juros e inflação elevadas, educação e saúde sem qualificação, mas com uma aceleração exponencial de inovações tecnológicas, derivadas de uma inteligência artificial, com velocidade 5G/6G, inclusive com o Metaverso, exige de todos os profissionais um up grade qualitativo de seu labor, e isso afetou seriamente a CONTABILIDADE
01/01/1970 00:00:00
“A CONTABILIDADE moderna e exequível exige profissionais com conhecimentos de outros idiomas e de inovações tecnológicas, além dos princípios contábeis, legislação, transparência e controle interno, eis a sua seletividade.”(Elenito Elias da Costa, e o genial LEVY DA COSTA).
INTRODUÇÃO
No mundo moderno, com Economia em declínio, recessão econômica, desemprego, taxas e juros e inflação elevadas, educação e saúde sem qualificação, mas com uma aceleração exponencial de inovações tecnológicas, derivadas de uma inteligência artificial, com velocidade 5G/6G, inclusive com o Metaverso, exige de todos os profissionais um up grade qualitativo de seu labor, e isso afetou seriamente a CONTABILIDADE.
Segundo os livros CONTABILIDADE é uma ciência que registra e mensura os atos e fatos administrativos de uma gestão, buscando controlar o PATRIMÔNIO, que e o conjunto de bens, direitos e obrigações, vinculada a uma entidade, que através da realização de seus demonstrativos comparados com o seu PDCA, oferece informações de grande valia para os gestores.
A necessidade de melhor capacitação e qualificação, está diretamente ligado a existência do profissional de CONTABILIDADE para a sua sustentabilidade e conservação no mercado seletivo.
No referido artigo os autores visam demonstrar os recursos que os profissionais de CONTABILIDADE MODERNA precisam aprender para que não sejam substituídos por outra inteligência.
CONTABILIDADE
Quando o Frei LUCA PACIOLI, Pai da Contabilidade, escreveu sua publicação mais importante em 1494, com o título de “SUMMA DE ARITHMETICA, GEOMETRIA, PROPORTION ET PROPORTIONALITA” (Conhecimento de Aritmética, Geometria, Proporção e proporcionalidade” no qual explicava os conceitos de contabilidade e escrituração, e que foi considerado o primeiro livro texto de contabilidade que explicava os princípios das partidas dobradas.
E, hoje em 2023, recebeu diversos adendos e princípios que notabilizaram a ciência da contabilidade, mas por ter base em axiomas matemáticos, recebeu uma melhorias com os sistemas e recursos de inovações tecnológicas, e assim como houve sua transformação, ela (ciência) exige melhor capacitação e qualificação daqueles que a vivenciam e labutam nessa atividade.
O sistema, os aplicativos e as obrigações tributárias, trabalhistas previdenciárias e sociais, todas sem exceção são digitais, através de aplicativos ou similares, e isso demonstrou que o serviço de contabilidade, social, fiscal (federal, estadual e municipal), contábil, financeiro, patrimonial, pessoal, se tornassem digitais sistematizados.
Essa transformação, tais como, SPED-FISCAL, E-SOCIAL, SPED- CONTÁBIL, e demais obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas, previdenciárias, e demais também assim se transformaram.
Os lançamentos, as conciliações, o planejamento, a transparência, o controle, e os demonstrativos contábeis e financeiros, inclusive suas análises, e interpretações, prescinde de um profissional antenado com tais evoluções, não só de alimentar os dados mas de entender e interpretar os resultados.
Assim como nos ensina Charles Darwin, Albert Einstein, Allan Tourning, Prust, os profissionais também devem se adaptar a essas mudanças, mas para isso se faz necessário melhor capacitação e qualificação, desde conhecer seu mister, outros idiomas, e principalmente as inovações tecnológicas.
EDUCAÇÃO
Com a Nova Ordem em Transformação, como cita Ray Dálio, entender Karl Marx, Thomaz Pikety, e a evolução exponencial dos efeitos econômicos e das inovações tecnológicas, mesmo considerando os ensinamentos de Nicolau Maquiavel, Renée Descartes, Friedrich Nietzsche, Dostoievsky, Maiakovski, para que possamos entender os fatos e acontecimentos no mundos dos negócios.
A Inteligência Artificial que podemos entende-la como o campo da ciência da computação cujo o propósito é estudar, desenvolver, e empregar máquinas com software e hardware para realizar atividades humanas de maneira autônoma, que se compatibilize com o cérebro humano.
Precisamos conhecer o idioma INGLÊS/MANDARIM, pois devemos aprender a linguagem PYTHON, SQL, ORANGE, e JAVA SCRIPT, para nos inserir nesse universo.
Conhecer o Algoritmo, Lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Rede Neural, Data Mining, e informações e dados in the Cloud, e através dos recursos da GPT – 3, OPEN AI, e CODE SYSTEM, facilitar tal interação.
Entender as Inteligências Artificiais, como a SOPHIA, JOHN, PAUL, AMECA, ALAMDA, os ROBOS da BOSTON DYNAMICS, compreender a sanciência neles inseridas e observar a sua evolução no mercado laboral.
Numa evolução mais prolixa e mais avançada, entender a HUA (Resultados, Beleza, Bondade, Esplendor) e a BAGUALU, ambos são as melhores inteligências artificiais do globo, mas são chinesas, e tem 174 trilhões de parâmetros, e rivalizando com números de sinapses do cérebro humano, assim o BAIDU, ALIBABA e TENCENT, mas precisa conhecer o MANDARIM.
MERCADO
O mercado não deve esperar que tal evolução profissional aconteça rapidamente, portanto, se faz necessário que esses profissionais cuja as profissões foram afetadas pela a Inteligência Artificial, todos, sem exceção deve se capacitar e se qualificar, para manter a sustentabilidade e conservação de suas atividades.
A valorização ou não está diretamente antenada com a qualidade profissional de cada um, buscando uma maior inserção das tecnologias em seu labor, portanto, CONTADOR, ADMINISTRADOR, GESTOR, AUDITOR, PERITO, CONTROLADOR, ANALISTA FISCAL, CONSULTOR e ASSESSOR EMPRESARIAL, e demais profissionais, devem entender e acatar as transformações que o mercado exige.
Observamos que o Mercado, Investidor que busca o ágio e resultado positivo de seu Capital, tais resultados só acontecem com Mão de Obra humana, e que devem obter uma sincronia racional entre automação, nanotecnologia, e automação e a Mão de Obra humana, por essa, razão devemos entender Karl Marx, Thomaz Pikety, e Ray Dálio em sua essência.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Devemos entender que até mesmo a Inteligência Artificial, tem sua transformação registrada ao longo do tempo, pois, podemos entender sua classificação como:
a) AGI – Inteligência Artificial Geral
b) ANI – Inteligência Artificial Limitada
c) ASI – Inteligência Artificial Superior
Vejamos, se a própria inteligência artificial tem se transformado ao longo do tempo, imagine a situação dos atuais profissionais em exercício no mercado, onde muitos deles se formaram com uma educação sem qualidade, poucos falam ou escrevem ou articulam no seu próprio idioma, muitos não falas inglês e poucos falam o mandarim, e o mais gritante poucos entendem que precisam conhecer a inteligência artificial.
A busca de obter um trabalho remoto, em casa, que possa suprir o orçamento doméstico, reduzindo custos e despesas das empresas e do próprio profissional, nos parece um cenário verossímil, onde muitas empresas estão enxugando sua folha, em tempos difíceis, onde a recessão econômica é uma evidência.
O conhecimento derivado dessa aprendizagem, deve ser a tônica, para que os profissionais evoluam consideravelmente, inclusive considerando o TEMPO para a execução proativa da AÇÃO e ATITUDE necessária.
CONCLUSÃO
No caso especifico do CONTADOR, que é o profissional habilitado para o exercício da CONTABILIDADE, em seu labor, as mudanças estão acontecendo muito rápido, quase exponencial, em detrimento a evolução desses profissionais, pois o marcado assim exige.
O grande problema é que os órgãos, associações e sindicatos de classe do CONTADOR devem buscar acompanhar e formar profissionais com essas tendências, mas a simples mecânica de orientar a alimentação do sistema, revela a sua limitação, pois devem conhecer a sua base de elaboração.
Até hoje, o que vemos é que esses órgãos buscam treinar os profissionais para alimentar o sistema, onde acreditamos que devem interpretar os relatórios expedidos pelo sistema, denominado de analista de dados, onde precisam se capacitar melhor.
Lembramos que no universo do MATAVERSO, onde o profissional se transformar num AVATAR e pode interagir dentro do software, se faz necessário maior conhecimento, inclusive equipamentos como, Glass, Braceletes e Antenas, com um sistema e um computador com capacidade mais especifica.
Acreditamos que talvez essa seletividade, tende a exaurir e selecionar ainda mais a valorização desses profissionais.
Devemos nos lembrar que o tempo e a IA não dormem e ambos tem uma importância fenomenal nas nossas vidas.
A MUDANÇA que afetará o Brasil, terá maior impacto nesses profissionais, mas depende de sua AÇÃO e ATITUDE consequentes.
AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Na CLT consta que o empregado deve cumprir integralmente a jornada de trabalho mensal que foi acordada com o empregador, sem faltas, atrasos ou saídas injustificadas durante o expediente
Projeto amplia imunidades e define alíquotas para o imposto sobre heranças e doações
Reunião debateu desafios tributários, regulamentação e projetos de integração esportiva da categoria
Ministério da Economia esclarece incidência de encargos sobre remuneração paga pelo empregador antes do auxílio-doença
Lei 14.905/2024 altera forma de corrigir débitos trabalhistas, exigindo atenção das empresas para evitar impactos financeiros
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Projeção atingiu menor patamar desde janeiro de 2024
O real, que tem o melhor desempenho entre divisas latino-americanas no ano, hoje se apreciou bem menos que pares como o pesos mexicano, chileno e colombiano
Acordo envolve testes de dados na Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil
Medida foi criada como alternativa ao reconhecimento facial
Banco central manteve a taxa que paga sobre os depósitos bancários em 2% pela segunda reunião consecutiva, após reduzi-la pela metade no período de um ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade