Mais de 8 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional têm divergências e podem se autorregularizar
Notícia
Funcionária do “Careca do INSS” revela como funcionava SAC das fraudes
Telefonista que atuou em call center usado por entidades da farra dos descontos do INSS conta detalhes do atendimento a aposentados lesados
01/01/1970 00:00:00
O esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), revelado pelo Metrópoles, usava centrais de telemarketing para aplicar o golpe da mensalidade nos aposentados e também para receber as milhares de reclamações sobre cobranças feitas diretamente na folha de pagamento dos benefícios sem autorização dos segurados.
Uma das telefonistas que trabalhou no setor de atendimento aos aposentados filiados pelas entidades suspeitas, uma espécie de SAC das fraudes, revelou ao Metrópoles como era orientada por seus chefes a atender as queixas dos beneficiários lesados. Ela só aceitou falar com a reportagem sob condição de anonimato por temer represálias.
Segundo a funcionária, em várias ligações, os idosos diziam que tinham as aposentadorias descontadas há muito tempo, mas não haviam assinado nenhum contrato. Muitos desses descontos eram identificados pelos filhos dos aposentados.
“A gente tinha que falar para eles que [o processo de filiação] era feito por links de WhatsApp, ligações de telemarketing ou eles mesmos devem ter aceitado na hora que foram contratar a aposentadoria”, conta a funcionária. “Mas eles não sabiam, e a gente também que trabalhava lá, nem sabia que isso era uma fraude”, completa.
Até a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 23 de abril, ela trabalhava para as operadoras de telemarketing Callvox e Truetrust Call Center, que funcionavam no mesmo edifício em Brasília e tinham centenas de funcionários. Boa parte deles foi contratada no fim de 2023, período que coincide com o auge da farra dos descontos.
Foi justamente em dezembro de 2023 que o Metrópoles iniciou uma série de reportagens revelando as fraudes do INSS que embasou a megaoperação da PF contra desvios que podem chegar a R$ 6,3 bilhões. O escândalo culminou nas demissões do presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Call center do “Careca do INSS”
- A Truetrust foi criada em junho de 2023 e tem entre seus donos o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Domingos Sávio de Castro.
- Ambos são acusados de receber milhões de reais das entidades envolvidas nas fraudes dos descontos e realizar pagamentos de propina a dirigentes do INSS por meio de empresas e parentes deles.
- Além dos repasses ao ex-procurador do INSS Virgílio Oliveira Filho, a dupla pagou o escritório de advocacia de Eric Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS André Fidelis, responsável por assinar os acordos que permitiram os descontos.
- A razão social da Truetrust é ACDS Call Center. A PF acredita que o nome seja derivado das iniciais de “Antonio Carlos” e “Domingos Sávio”.
SAC das fraudes
Segundo a funcionária do call center ouvida pelo Metrópoles, quem atua no dia a dia da central de atendimento é Adelino Rodrigues Junior, que tem procuração legal para se posicionar em nome da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), uma das entidades investigadas na farra do INSS.
Conhecido como Junior pelos funcionários das empresas de telemarketing, ele foi responsável por pagamentos à esposa do ex-procurador do INSS. Outras pessoas mencionadas, como uma espécie de gerente das empresas de telemarketing, também aparecem nas investigações da PF envolvidas em transferências suspeitas.
Eles recebiam um roteiro de atendimento aos aposentados que ligavam para as associações para reclamar que não haviam autorizado os descontos. O procedimento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) era repetido para atender a diversas entidades envolvidas no esquema.
Roteiro mostra o que os funcionários deviam falar aos aposentados que notaram o desconto
A primeira orientação era dizer aos aposentados que o dinheiro seria devolvido e solicitar o prazo de 10 dias para o reembolso. Segundo a telefonista, nos primeiros meses, alguns valores foram devolvidos. No entanto, desde novembro de 2024, os funcionários eram orientados a estender o prazo, primeiro para 20 dias e, depois, para 30 dias. Ela suspeita que, nessa época, os ressarcimentos ficaram menos frequentes.
Além de seguir o “script”, os funcionários dos call centers recebiam outras orientações, como dizer aos aposentados que os descontos poderiam ser autorizados pelos filhos dos beneficiários ou por apenas clicarem em um link que receberam por WhatsApp.
Os funcionários eram divididos em grupos com cerca de 20 pessoas para atender às associações. A telefonista menciona ao menos três entidades que aparecem nas investigações da PF: CBPA, a Associação Brasileira dos Contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (Abrasprev) e a Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (Abapen).
A CBPA, por exemplo, não havia feito nenhum desconto de aposentadoria até 2022, mas, no ano seguinte, ficou entre as três entidades envolvidas na farra que tiveram o maior aumento de arrecadação com as cobranças de mensalidade, chegando a faturar R$ 57,8 milhões.
Citadas pela PF, tanto a Abrasprev quanto a Abapen foram excluídas da ação da Advocacia-Geral da União (AGU) que pediu bloqueio de R$ 2,56 bilhões de 12 entidades que são alvo de processo de responsabilização por suspeita de pagarem propina a diretores do INSS ou serem de fachada. A CBPA é alvo da AGU.
Notícias Técnicas
Novo marco regulatório garante interoperabilidade e segurança jurídica para contadores e empresas
O Ministério da Fazenda publicou a Portaria MF nº 1.853/2025, alterando pontos relevantes da Portaria MF nº 20/2023, que disciplina os julgamentos administrativos nas Delegacias de Julgamento da Receita Federal
Ampliação do Programa de Transação Integral (PTI) em 2026 incluirá débitos com agências e autarquias, elevando potencial de recuperação de créditos
Na contabilidade é preciso estar sempre atualizado sobre as novidades. Isso porque as mudanças são constantes e aceleradas
Guias da NFS-e Nacional orientam empresas e municípios sobre emissão padronizada e gestão fiscal, reduzindo custos e divergências legais
Acordo atualiza regras sobre imposto de renda e cooperação fiscal, fortalecendo mecanismos contra evasão e ampliando segurança jurídica
Norma publicada pela Receita obriga cartórios a incluir código do CIB em documentos e sistemas, seguindo cronograma pactuado entre Receita, CNJ e operadores de registros públicos
Acordo prevê aumento de 15% na ocupação de vagas destinadas a esse público e integração de dados ao SINE até 2026
Doenças graves como câncer, Parkinson e problemas no coração garantem isenção de IR para aposentados, mas pouca gente sabe disso
Notícias Empresariais
Descubra a diferença entre empreendedor e empresário e como desenvolver as duas habilidades para alcançar sucesso nos negócios
Quando conduzido com clareza, empatia e foco no desenvolvimento, até os feedbacks mais difíceis se tornam ferramentas de crescimento
A IA (inteligência artificial) impulsiona o ROI das empresas, modificando modelos de negócios, operações internas e estratégias
Prorrogação do drawback impede que exportadores prejudicados pelo tarifaço tenham de arcar com impostos e multas no caso de não conseguirem cumprir com as obrigações
O Brasil registrou, em maio de 2025, um total de 6,7 milhões de micro e pequenas empresas inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian
A era multicloud combina diferentes provedores e plataformas de computação em nuvem, aumentando os ataques cibernéticos significativamente
Na comparação anual, o PIB do bloco teve expansão de 1,5% entre abril e junho
Empresários de vários estados foram aos EUA
Expectativa de cortes nos juros já aparece na curva futura, e pode mexer no preço tanto das ações quanto de ativos de renda fixa
Brasil aciona reciprocidade, mas enfrenta entraves jurídicos, diz especialista
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade