A medida visa evitar erro no processamento das declarações que envolvem situação especial e a vinculação de suspensão da exigibilidade do tributo
Notícia
Como declarar pagamento de aluguel no Imposto de Renda 2023? Especialista responde
Valor do aluguel recebido está sujeito à tributação, conforme a tabela progressiva anual de alíquotas, que pode chegar a 27,5%
01/01/1970 00:00:00
Dúvida do leitor: Como declarar pagamento de aluguel de casa no Imposto de Renda?
Resposta de Giuliana Burger*
“O aluguel de imóvel recebido por pessoa física residente fiscal no Brasil, pago por outra pessoa física ou por fonte situada no exterior, está sujeito à tributação, conforme a tabela progressiva anual de alíquotas, que variam de 0 a 27,5%.
Cabe ao locador emitir o DARF relativo ao carnê-leão e efetuar o recolhimento do Imposto de Renda, cujo vencimento ocorre até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do aluguel e reportar esses rendimentos e DARFs recolhidos na declaração de IR.
Quando o locador usa os serviços de uma imobiliária, o valor da comissão paga à empresa pode ser descontado do valor do aluguel recebido para fins de base de cálculo do imposto.
Ainda, o locador pode descontar do valor do aluguel, desde que o ônus seja seu, para fins de cálculo do imposto de renda: o valor de impostos (como IPTU), taxas e emolumentos que incidirem sobre o imóvel locado, o aluguel pago pela locação de imóvel sublocado, despesas pagas para a cobrança e recebimento do aluguel e despesas de condomínio.
Na declaração de Ajuste Anual, o locador deve informar os valores recebidos já com o desconto da comissão da imobiliária, se houver, em: “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular”, aba “Outras Informações”, e, por fim, coluna denominada “Aluguéis”.
O valor do DARF pago deve ser informado na coluna “Darf pago código 0190”, no mês correspondente ao do aluguel recebido, sendo considerado uma antecipação do imposto apurado na Declaração de Ajuste Anual.
Quando o locador não recolhe o DARF
Se o locador não tiver recolhido o carnê-leão ao longo do ano, ele deve emitir os DARFs em atraso, incluindo em cada um o valor da multa e dos juros incidentes sobre o valor do imposto de renda, que são devidos em razão do atraso.
A multa deve ser calculada por dia de atraso, cuja alíquota diária é de 0,33%, sendo que o percentual máximo a ser considerado é de 20%. Ou seja, se o atraso superar 60 dias, deve ser considerada uma multa de 20% sobre o imposto de renda.
Planilha Gratuita
Vai declarar Ações e FIIs no Imposto de Renda?
Os juros são calculados com base na taxa Selic, a partir do mês seguinte ao do vencimento até o mês do pagamento. O valor da Selic acumulada no período de atraso do imposto de renda pode ser obtido no portal da Receita Federal, em consulta a “Sicalc” e depois a “Consulta de Taxa Selic”.
O recolhimento dos DARFs em atraso deve ser feito antes da entrega da Declaração de Ajuste Anual para que já conste nesta o imposto pago, na coluna “Darf pago código 0190” apenas com o valor do principal pago, sem que seja considerado os montantes pagos de multa e jutos.
Multa
Na ausência do procedimento explicado acima, os valores de aluguel imputados na Declaração de Ajuste Anual serão incluídos na apuração do Imposto de Renda pelo programa e, caso o ajuste de DIR resulte em saldo de imposto a pagar pelo contribuinte, o locador deverá pagar o DARF gerado no momento da transmissão da declaração.
No entanto, o locador ainda estará sujeito ao lançamento de multa de 50% sobre o imposto devido sobre os aluguéis, bem como juros Selic relativos ao período em que houve atraso no recolhimento em caso de fiscalização por parte da Receita Federal.
Se o locador omitir os valores recebidos de aluguel na Declaração de Ajuste Anual, além do risco de cair em malha fina, ainda estará sujeito ao recolhimento do imposto com multas mais elevadas, de até 150%.
Pagamento de aluguel por pessoa jurídica
Caso o pagamento do aluguel seja feito por pessoa jurídica, esta é responsável pela retenção do Imposto de Renda na fonte. Isso significa que o locador pessoa física recebe o valor do aluguel com o imposto já descontado e emitido em Informe de Rendimentos Financeiros.
Na Declaração de Ajuste Anual, o locador deve informar o valor do rendimento de aluguel na Ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” e o valor do imposto descontado no campo “Imposto Retido na Fonte”, conforme informado no Informe de Rendimentos.
Se houver intermediação por imobiliária, a comissão paga pode ser descontada pela fonte pagadora do valor bruto do aluguel informado.
Em ambos os casos, o valor da comissão paga à imobiliária deve ser informado na Ficha “Pagamentos Efetuados”, no código “71 – administrador de imóveis”.
O locador pode descontar do valor do aluguel, desde que o ônus seja seu, para fins de cálculo do imposto de renda: o valor de impostos (como IPTU), taxas e emolumentos que incidirem sobre o imóvel locado, o aluguel pago pela locação de imóvel sublocado, despesas pagas para a cobrança e recebimento do aluguel e despesas de condomínio.
Locador residente no exterior
Caso o aluguel do imóvel seja pago para residente ou domiciliado no exterior, o imposto de renda é devido pela alíquota de 15%, devendo ser retido e recolhido pelo procurador do residente ou domiciliado no exterior no Brasil (no caso de pagamento do aluguel por pessoa física) ou pela Pessoa Jurídica que for fonte pagadora desse rendimento.”
*Giuliana Burger é advogada tributarista, responsável pela área de impostos em planejamento de patrimônio no Velloza Advogados.
Notícias Técnicas
Serão enviados mais de 5 mil avisos para empresas, cujas divergências passam de R$ 3 bilhões
Profissionais de contabilidade e empresas ganham mais ferramentas para acompanhamento e planejamento fiscal
As propostas de transação por adesão são voltadas à resolução de controvérsias tributárias relevantes e disseminadas, em contencioso administrativo ou judicial, nos termos da Lei nº 13.988/2020
Novas obrigações e incertezas exigem atualização constante dos profissionais da área fiscal
Entenda os detalhes, impactos e riscos dessa medida
Objetivo é assegurar que o maior número possível de pessoas compreenda com facilidade os atos da pasta, com atenção especial a idosos, pessoas com deficiência e cidadãos com baixa escolaridade
Manual traz novas regras sobre amortização, famílias unipessoais e construção industrializada offsite para 2026
A Justiça do Trabalho apoia a campanha nacional em favor da vida e destaca a necessidade de ambientes de trabalho também serem espaço de acolhimento e de escuta ativa
Confira a agenda tributária de setembro de 2025, com as principais obrigações para pessoas físicas e jurídicas e suas datas de envio
Notícias Empresariais
Ao integrar resiliência, propósito e colaboração, empreendedores desenvolvem empresas capazes de enfrentar crises e liderar transformações
Focus projeta mediana para o câmbio em 2025 em R$ 5,56
Nova estrutura busca integrar políticas públicas e orientar microempreendedores em todo o país
Compartilhamento de dados completou cinco anos na semana passada
51% dos profissionais brasileiros se consideram igualmente produtivos, independentemente do local de trabalho
Governo vai adiar por um ano prazo para que empresas consigam exportar mercadorias beneficiadas pelo regime
Ao adotar essas práticas, as empresas fortalecem sua capacidade de se reinventar e conquistar espaço em mercados cada vez mais desafiadores e globalizados
Em 2025, as agências que atendem empresas de soluções para Recursos Humanos precisam ir além da criatividade: gestão, processos e previsibilidade são os novos diferenciais
Pesquisa da CNC mostra que 78,4% das famílias brasileiras estão endividadas; confira as orientações para reorganizar as finanças
Agro e indústria desaceleram com o aperto das condições de crédito, mas setor de serviços deve impedir a queda do indicador, sustentado por um mercado de trabalho ainda aquecido
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade