Microempreendedor individual tem um dia a mais, em julho, para quitar a guia de recolhimento de tributos da categoria
Notícia
Plano de Contingência, seu escritório contábil possui um?
Em um escritório contábil, como qualquer outra instituição, há processos e recursos essenciais que simplesmente não podem parar. Um bom exemplo é a dependência cada vez maior da internet. Sem ela não é possível apurar o Simples, entregar o SPED
01/01/1970 00:00:00
Em um escritório contábil, como qualquer outra instituição, há processos e recursos essenciais que simplesmente não podem parar. Um bom exemplo é a dependência cada vez maior da internet. Sem ela não é possível apurar o Simples, entregar o SPED, DCTF, Gefip, eSocial, etc... e a lista só aumenta.
E quando, por algum motivo, cai o link da internet, o que o seu escritório faz? Simplesmente cruza os braços e espera retornar, independente dos prazos a serem cumpridos?
Com certeza não é culpa sua se a operadora está passando por dificuldades técnicas, mais é sua responsabilidade não ter previsto isso e elaborado um plano “B”.
É sobre isso que vamos falar hoje, e como um plano de contingência pode evitar sérios problemas ao seu escritório contábil.
O que é Plano de Contingência?
Em resumo, é um tipo de plano preventivo que ajudará a contornar uma situação de emergência e a minimizar as suas consequências negativas.
Ele visa propor uma série de procedimentos alternativos ao funcionamento normal de uma empresa, sempre que alguma das suas funções usuais se vê prejudicada por um fator interno ou externo, mobilizando recursos e pessoas necessárias para mitigar um incidente ou realizar determinada tarefa.
Alguns exemplos de incidentes:
- Falta de energia elétrica, matéria prima;
- Acidentes com veículo, acidentes no trabalho;
- Assaltos;
- Falha na internet;
- Problemas no servidor;
Como elaborar um plano de contingência para o meu escritório contábil?
Adotando uma abordagem simples, podemos dividir em quatro os principais tópicos para elaborar um plano enxuto, mais eficiente.
1) Levantamento de riscos:
Aqui vamos identificar quais possíveis incidentes podem comprometer o funcionamento da contabilidade, gerando assim potenciais prejuízos.
1. Falha no link de internet;
2. Falta de energia elétrica;
3. Falha do sistema contábil;
4. Problemas com o servidor;
5. Vírus, sequestro de dados;
6. Falta de um funcionário chave, só ele executa determinada tarefa;
2) Recursos (material e pessoas):
Quais os recursos tenho disponíveis para agir sobre cada impacto? Aqui você pode ter mais de uma alternativa para cada item da lista anterior. Se você não tiver nenhum recurso alternativo, obviamente precisará adquirir um, ou então, seu plano só será mais um documento ocupando espaço em uma gaveta.
Além de delegar as tarefas para os responsáveis, é preciso também, garantir que elas tenham acesso aos meios necessários para agir sobre o problema em questão (acesso a materiais, autorizações, etc..).
Por exemplo, tendo como base o primeiro item da nossa lista “Falha no link de internet”, podemos adotar como solução de contorno a utilização de um modem 3G. Alguns modelos de roteadores já vem com uma entrada USB para conectar estes modens e assim distribuir o sinal da internet 3G entre os demais computadores.
Alguns modelos de aparelhos com esta função:
1. Roteador Wireless 3g 4g 300mbps N 300 L1-Rw332m
2. Mini Roteador 3g/4g Wireless Portatil Tp-link Tl-mr3020 Wifi
3. Roteador Wireless 3g Dir-451 - Tgb01 (D-Link)
Na impossibilidade de contratar dois links de internet (provedores diferentes), esta é uma opção de baixo custo que pode ser implementada em qualquer escritório.
3) Estratégias:
Qual será o procedimento para colocar em prática o plano de ação? Aqui será definido o passo a passo para contornar o problema e assim restabelecer a rotina do escritório.
4) Divulgação, treinamento e simulações:
Um fator muito importante é realizar o treinamento (mesmo que seja uma simulação). É preciso preparar a equipe e deixar todos os membros a par do projeto e apresentar os responsáveis por agir sobre o plano. Conscientizar sobre a importância do trabalho e os impactos negativos que poderão ser evitados.
Exemplo da estrutura de riscos e impactos:
Espero que este artigo ajude a vocês a criarem seus próprios planos ou pelo menos, conscientizar da importância de ter sempre uma alternativa para os processos mais críticos da sua empresa.
Notícias Técnicas
Atualização nas regras para aplicação de multas no eSocial relacionadas à SST
O ISS retido transfere ao tomador do serviço a obrigação de recolher o imposto. Saiba quando isso ocorre, como calcular e como evitar erros fiscais
Descubra como preparar seu escritório e orientar clientes para emissão da DECORE com segurança, reduzindo riscos e ganhando agilidade no processo contábil
Auditoria de PIS e COFINS exige análise técnica das rotinas fiscais, uso correto de créditos e aplicação fiel da legislação para evitar riscos e passivos
Ausência de documentos, perícia desfavorável e falta de carência estão entre os principais motivos de indeferimento do benefício
Tema 1.232 deve ser julgado pelo Supremo em agosto
O Programa de Educação Profissional Continuada é uma das maiores conquistas do Conselho Federal de Contabilidade no que diz respeito ao aprimoramento e qualificação dos profissionais da contabilidade.
Receita Federal define enquadramento fiscal de chassis com motor via Receita Soluciona e reforça segurança jurídica para o setor automotivo
Vendedor obrigado a usar camiseta de campanha e exposto a ameaças foi indenizado em R$ 8 mil; decisão reforça proteção à liberdade política no trabalho
Notícias Empresariais
Quanto mais você se conhece, mais liberdade terá para escolher respostas e menos será refém de reações
Adoecimento emocional nas empresas não é exceção — é sintoma. Com a nova NR-1, cuidar da saúde mental deixou de ser opção e passou a ser obrigação legal e estratégica
Mais do que repassar conhecimentos técnicos, o treinamento corporativo se torna ferramenta estratégica para preparar profissionais diante das transformações do mercado e do futuro do trabalho
Apesar dos alertas sobre “alucinações” de ferramentas como ChatGPT e Gemini, a maioria dos usuários ainda acredita cegamente nas respostas geradas por IA
A relação entre tributos e reputação corporativa em tempos de fiscalização digital
A apuração assistida exige precisão nas notas fiscais e modernização dos sistemas das empresas para evitar autuações e perdas financeiras
Há essa possibilidade, mas é preciso esperar pelos prazos da Receita Federal
Momento é delicado e é preciso ter estratégia. Veja como ficam os direitos trabalhistas
Entenda os 11 tipos de contrato de trabalho vigentes no Brasil e saiba como aplicar cada modalidade de forma correta e segura na sua empresa
Estudo global mostra que 58% das empresas planejam adotar IA na folha para integrar processos, gerar insights e reter talentos com mais eficiência
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade