Veja quais empresas não precisam entregar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) em 2025, segundo regras da Receita Federal e legislação vigente
Notícia
7 dicas de relacionamento com os clientes do seu escritório contábil
Os empresários da área contábil devem considerar a prestação de serviço como um trabalho altamente dependente de relacionamento, mas não é qualquer um.
01/01/1970 00:00:00
Os empresários da área contábil devem considerar a prestação de serviço como um trabalho altamente dependente de relacionamento, mas não é qualquer um. Quem se relaciona com frequência com clientes, precisa manter uma comunicação constante e direta, que funcione e gere valor para as duas partes.
Anote as 7 dicas a seguir que podem ajudá-lo no relacionamento com os clientes de seu escritório contábil:
1 – Conheça o cliente
Só você conhece as necessidade e dificuldades de cada cliente. Com base nesse histórico de convivência, liste uma série de questões que já foram foco de dúvidas para ele em ocasiões diversas e prepare um material esclarecendo esses pontos. Sua ação deve considerar primeiro esses tópicos críticos, depois as questões menos urgentes ou secundárias. Se necessário, prepare uma apostila didática e ofereça treinamentos para que toda a equipe possa manter as informações alinhadas.
2 – Entenda suas necessidades
É um erro querer comunicar uma mensagem sem entender qual a necessidade central do cliente. Anote os seus principais objetivos e pense nas estratégias de relacionamento tendo essas metas em vista. Por exemplo, se o cliente deseja ser referência em sua área de atuação, é necessário ter uma estratégia voltada a produção de material relevante para o seu público-alvo.
3 – Mantenha uma rotina de contato
O cliente precisa se acostumar com situações que possibilitem esse relacionamento. É preciso criar uma rotina para isso: uma reunião mensal, o envio semanal de newsletters, o envio de uma revista impressa bimestral, contatos de repasse por telefone, etc. Essas são algumas medidas que podem fortalecer as relações com clientes, oferecendo uma referência de quando eles receberão esse contato.
4 – Sugira ferramentas para ajudá-lo
Sugira ferramentas que vão facilitar a rotina de atividades de seu cliente. A utilização de softwares que automatizem atividades, como a administração de impostos e a utilização de tabelas legais, é muito importante para fortalecer o relacionamento e demonstrar o quanto eles podem ganhar adequando processos simples.
5 – Ajude-o a analisar o contexto
O relacionamento com os clientes deve ser permeado pela análise constate de cenário. Isso inclui a troca permanente de dados que possam enriquecer a atividade de seu cliente. Pesquisas sobre o mercado, avaliações de especialistas, informações sobre a concorrência são algumas das informações que podem ser compartilhadas.
6 – Simplifique o diálogo
Um bom relacionamento precisa considerar um ponto fundamental: a linguagem utilizada. É preciso se aproximar da linguagem que o cliente utiliza. Se o cliente necessita receber informações mais diretas, não dê explicações tão detalhadas e técnicas. Atenda às suas expectativas.
7 – Revise as rotas quando necessário
Relacionamento é uma ação permanente, então não adianta começar e não dar continuidade das diretrizes de comunicação estabelecidas. As iniciativas precisam ser avaliadas e revistas constantemente. Todos os objetivos que estão sendo atendidos devem ser mantidos e aqueles que não estão alcançando as metas propostas, devem ser repensados. Deve-se mudar sempre que necessário, sem medo e sem pressa. Mostre para o seu cliente que você está sempre pensando no melhor para ele.
Notícias Técnicas
Com a Reforma Tributária aprovada, empresas precisam revisar operações, escolher o regime mais adequado e adaptar sistemas para garantir eficiência fiscal em 2026
Nova exigência da Receita obriga definição prévia do regime tributário e preocupa entidades por elevar burocracia e gerar insegurança jurídica
Serviço mantido pelo MDIC será descontinuado. Alteração está prevista em decreto
Corte decidiu que não incide imposto por entender que não foi formada reserva de capital
Confira o calendário das obrigações contábeis e fiscais de julho a dezembro de 2025 com os prazos, documentos e impactos para empresas
Contribuintes têm até 30 de setembro para aderir à nova proposta de renegociação federal, que inclui parcelamentos em até 133 meses e condições especiais para MEIs e empresas do Simples Nacional
Fique por dentro dos prazos, obrigatoriedades e penalidades da ECF, uma das principais obrigações acessórias fiscalizadas pela Receita Federal
Debate vai reunir especialistas e representantes do Congresso, TST e ministérios para discutir limites legais da contratação de pessoas jurídicas.
Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Notícias Empresariais
Estresse, insatisfação e falta de flexibilidade alimentam uma nova onda de exaustão emocional no trabalho — especialmente entre os mais jovens
Pesquisa da UCLA revela os benefícios para a saúde de trabalhar por conta própria, especialmente para mulheres
Descubra como usar o ChatGPT de forma mais estratégica com uma simples palavra que transforma comandos comuns em respostas inteligentes e aplicáveis
Em busca de liberdade, propósito e flexibilidade, jovens rejeitam vínculos formais e desafiam o modelo tradicional de trabalho
Empresas brasileiras estão revendo contratos para se adequar à reforma tributária. Cláusulas de preço líquido, fusões, aquisições e concessões estão no foco.
As regras das jornadas de trabalho são diferentes para quem está como CLT, autônomo e estagiário
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade