Fisco informa que, até o momento, foi pago um montante de R$ 36,7 bilhões em restituições de IRPF apuradas em um total de 22,6 milhões de declarações
Notícia
Qual o valor do meu serviço?
O cliente somente comprará um serviço ou produto quando observar que o VALOR é bem maior do que o PREÇO.
01/01/1970 00:00:00
O cliente somente comprará um serviço ou produto quando observar que o VALOR é bem maior do que o PREÇO.
Assim será um cliente satisfeito.
Valor, preço? Não entendi! Então leia este artigo.
Quanto vale o seu serviço? O cliente não valoriza o meu serviço ou produto!
Qual é o preço do seu serviço? O cliente não enxerga o preço no meu serviço ou produto!
Quanto custa o seu serviço? O cliente não percebe o custo do meu serviço ou produto!
As frases acima são ditas diariamente pelos empresários, mas nem sempre aplicam as três palavras adequadamente: custo, preço e valor.
O termo mal empregado pode distorcer a frase e impossibilitar o entendimento.
Vou exemplificar a importância de uma palavra mal aplicada. Qualquer pessoa que entende um pouco de custeio sabe que o lucro líquido acima de 30% é coisa extraordinária – talvez impossível licitamente -, mas é comum ouvir alguém dizer que em determinados serviços ou produtos consegue lucro de 200%.
Como pode isso? Simples, expressou-se errado. Talvez desejava dizer que a marcação ou mark-up é 2 (200%), ou seja, o serviço ou mercadoria que custa R$ 1.000,00 é vendido por R$ 2.000,00.
Considerando que não exista mais nenhum custo envolvido nesta venda (impostos, comissões etc.), o lucro líquido será de 50%.
O mesmo ocorre com os termos custos, preço e valor. Só é possível comunicar-se com precisão mediante a compreensão correta de cada uma dessas palavras.
Se o cliente perguntar: qual é o CUSTO do serviço ou mercadoria devemos refletir se ele deseja saber o custo ou realmente está se referindo aos custos para produzir o serviço ou mercadoria.
Poderá ser um grande parceiro e querer saber quais os custos para auxiliar no cálculo para ofertar melhores preços ou maximizar o lucro.
Mas se não for isto pode ser que deseja perguntar: qual é o preço para comparar com outros fornecedores e decidir de quem irá adquirir.
O VALOR do meu serviço ou produto é R$ 100,00! O que ele pretende dizer? Será que deseja informar que o seu bem é reconhecido pelos clientes pelo VALOR de R$ 100,00 ou informou que o PREÇO de venda é R$ 100,00?
Observem que PREÇO e VALOR são palavras diferentes e com significados bem distintos. Você poderá dizer: o ouvinte deve ter entendido o que ele quis transmitir. Será que entendeu mesmo?
O preço poderá ser definido com base nos custos, com base na pesquisa de mercado (concorrência) ou ainda em função dos valores percebidos pelo cliente. Tanto o fornecedor quanto o cliente podem definir o preço de venda.
Sim, o cliente também pode dar o preço. Para exemplificar tomemos o caso da venda de um imóvel anunciado pelo preço de R$ 1.000.000,00. Um interessado diz que paga somente R$ 800.000,00. Se for aceito, quem é que definiu o preço de venda?
Por fim, tratemos do VALOR. Quem é que define o valor de um serviço ou mercadoria? Valores são benefícios reconhecidos pelos clientes. Uma relíquia que ganhei do meu pai, por exemplo, poderá ter grande valor, mas não tem preço, pois não está à venda. O valor é definido pelo cliente (quem está interessado no bem ou serviço).
Se ele não enxergar nenhum valor, não significa que está errado. O fornecedor poder auxiliar, com informações, o cliente a reconhecer valores no serviço ou produto, mas só auxiliar.
Se alguém tentar vender um iPhone nova geração por R$ 100,00 para a minha mãe, certamente ela não comprará, pois não reconhece nenhum valor neste aparelho, que não sabe utilizar e nem deseja aprender. Este produto não tem qualquer valor para ela.
Custo, preço e valor são palavras com significados distintos. Devemos entendê-las para aplicar corretamente e deixar o diálogo compreensível. É importante lembrar que o VALOR é definido pelo cliente e ele nunca se engana.
Portanto, se o cliente não enxerga valor no seu serviço ou produto, procure melhorar a comunicação. Talvez ele venha a reconhecer valores superiores ao preço e se tornará um cliente satisfeito.
Notícias Técnicas
A exigência de vínculos formais em convenções pode fortalecer sindicatos e expor empresas a riscos
Página exibe informações e números do novo arcabouço de tributos no Brasil, destacando como a estatal está viabilizando, com inovação e segurança, a maior transformação tributária da história do país
Atualização é essencial para garantir a continuidade e a qualidade da prestação dos serviços pelo Serpro
Afastamento dependerá de declaração da mãe e aviso ao empregador, com regras específicas para parto antecipado ou guarda imediata
Principal mudança com a reforma é a obrigatoriedade da adoção de alíquotas progressivas
Governo busca reduzir custos e aumentar a concorrência no setor de vales
O normativo, aprovado na última sexta-feira (29), em sessão do CSJT, vale para a Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus de todo o país
A medida visa evitar erro no processamento das declarações que envolvem situação especial e a vinculação de suspensão da exigibilidade do tributo
Serão enviados mais de 5 mil avisos para empresas, cujas divergências passam de R$ 3 bilhões
Notícias Empresariais
Estudo busca levantar dados sobre gestão e dificuldades enfrentadas por micro e pequenas empresas em todo o Brasil
Valor ficou acima do que previa o mercado; alta se deu em serviços e consumo das famílias
Negócios que integram crescimento, inovação e responsabilidade constroem marcas sólidas e atraem consumidores, talentos e investidores alinhados a valores éticos e sustentáveis
Entenda como a gestão de resíduos pode ser uma oportunidade estratégica para empresas, reduzindo custos, impactos ambientais e fortalecendo a imagem no mercado
É fundamental produzir e promover ambientes saudáveis, seguros e humanizados
Medida está contida em projeto que corta isenções tributárias, visto como essencial para cumprimento da meta fiscal de 2026
O fim da escala 6x1 pode redefinir a jornada de trabalho no Brasil, e a tecnologia surge como aliada estratégica para gestores e empresas que buscam eficiência e qualidade de vida
Ao integrar resiliência, propósito e colaboração, empreendedores desenvolvem empresas capazes de enfrentar crises e liderar transformações
Focus projeta mediana para o câmbio em 2025 em R$ 5,56
Nova estrutura busca integrar políticas públicas e orientar microempreendedores em todo o país
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade