Mais de 8 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional têm divergências e podem se autorregularizar
Notícia
5 conceitos importantes de marketing para contadores
Apesar de alguns contadores e escritórios de contabilidade não darem a devida atenção às estratégias de marketing, essa área fornece grandes contribuições no que diz respeito ao relacionamento com os clientes, parceiros e também colaboradores.
01/01/1970 00:00:00
Apesar de alguns contadores e escritórios de contabilidade não darem a devida atenção às estratégias de marketing, essa área fornece grandes contribuições no que diz respeito ao relacionamento com os clientes, parceiros e também colaboradores.
No artigo de hoje vamos mostrar como o marketing para contadores pode auxiliar o profissional e o seu escritório a se projetar no mercado e obter maior sucesso com os clientes. Confira agora 5 conceitos de marketing para contadores — e como utilizá-los a favor do seu negócio!
Público-alvo
O conceito de público-alvo está ligado ao mercado no qual sua estrutura, serviços, estratégias de negócios e investimentos em comunicação estarão direcionados. Por exemplo, um salão de beleza em um bairro nobre que oferece serviços sofisticados tem como público-alvo pessoas de classe A e B.
Definir um público-alvo para seus serviços contábeis é importante para que o seu foco esteja bem direcionado. Trabalhar em busca de clientes que possuem vários perfis pode fazer com que você tenha clientes que não sejam rentáveis e não se identifiquem com o seu negócio. Assim, os seus investimentos em comunicação não serão plenamente eficientes.
Mix de marketing
É uma estratégia de marketing mais conhecida pelos 4 Ps. São eles:
Produto: é o produto que será oferecido no mercado aos clientes. Nesse caso especificamente estamos falando dos serviços contábeis;
Preço: é o preço do seu produto;
Praça: será o seu local de atuação, bem como a disponibilização do seu produto para os clientes;
Promoção: é a comunicação e a divulgação dos seus serviços. Ela tem o propósito de informar e persuadir os seus clientes e prospects sobre o seu produto.
Utilizar a estratégia do mix de marketing para contadores pode ajudar com um maior direcionamento para o seu negócio.
Prospects
Em resumo, podemos dizer que os prospects são os potenciais clientes para o seu escritório. Ou seja, ele ainda não é um cliente, mas é um interessado — e sua equipe estabelecerá estratégias que façam esse prospect se converter em cliente. Por exemplo, qualquer pessoa que entre em uma loja de eletrônicos é um prospect e o atendimento gira em torno de fazer com que a compra seja efetuada. Mas ele só se converte em cliente no momento em que a compra é, de fato, fechada.
A técnica de prospectar deve ser dominada por vendedores para atrair clientes para o negócio, mas pode (e deve) ser incluída na estratégia de marketing para contadores também.
Segmentação de mercado
A segmentação separa o mercado em grupos variados, com características diferentes. Essa estratégia de marketing para contadores ajuda a criar ações de publicidade e comunicação diferentes para cada grupo.
Um contador ou escritório de contabilidade pode ter tanto clientes pequenos quanto grandes empresas em sua carteira, mas a estratégia utilizada para cada um deles deve ser diferente.
Diferenciação
A diferenciação é um conceito muito importante para qualquer empresa e também se aplica a contadores. Ela pode ser definida como um conjunto de vantagens competitivas que diferencia os seus serviços de contabilidade dos concorrentes.
Como vimos, os conceitos de marketing podem facilmente ser aplicados no ramo da contabilidade e fazer com que estratégias de marketing para contadores sejam claramente definidas, deixando seu escritório melhor direcionado, estreitando o relacionamento com os clientes e aumentando as vendas dos serviços.
Notícias Técnicas
Novo marco regulatório garante interoperabilidade e segurança jurídica para contadores e empresas
O Ministério da Fazenda publicou a Portaria MF nº 1.853/2025, alterando pontos relevantes da Portaria MF nº 20/2023, que disciplina os julgamentos administrativos nas Delegacias de Julgamento da Receita Federal
Ampliação do Programa de Transação Integral (PTI) em 2026 incluirá débitos com agências e autarquias, elevando potencial de recuperação de créditos
Na contabilidade é preciso estar sempre atualizado sobre as novidades. Isso porque as mudanças são constantes e aceleradas
Guias da NFS-e Nacional orientam empresas e municípios sobre emissão padronizada e gestão fiscal, reduzindo custos e divergências legais
Acordo atualiza regras sobre imposto de renda e cooperação fiscal, fortalecendo mecanismos contra evasão e ampliando segurança jurídica
Norma publicada pela Receita obriga cartórios a incluir código do CIB em documentos e sistemas, seguindo cronograma pactuado entre Receita, CNJ e operadores de registros públicos
Acordo prevê aumento de 15% na ocupação de vagas destinadas a esse público e integração de dados ao SINE até 2026
Doenças graves como câncer, Parkinson e problemas no coração garantem isenção de IR para aposentados, mas pouca gente sabe disso
Notícias Empresariais
Descubra a diferença entre empreendedor e empresário e como desenvolver as duas habilidades para alcançar sucesso nos negócios
Quando conduzido com clareza, empatia e foco no desenvolvimento, até os feedbacks mais difíceis se tornam ferramentas de crescimento
A IA (inteligência artificial) impulsiona o ROI das empresas, modificando modelos de negócios, operações internas e estratégias
Prorrogação do drawback impede que exportadores prejudicados pelo tarifaço tenham de arcar com impostos e multas no caso de não conseguirem cumprir com as obrigações
O Brasil registrou, em maio de 2025, um total de 6,7 milhões de micro e pequenas empresas inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian
A era multicloud combina diferentes provedores e plataformas de computação em nuvem, aumentando os ataques cibernéticos significativamente
Na comparação anual, o PIB do bloco teve expansão de 1,5% entre abril e junho
Empresários de vários estados foram aos EUA
Expectativa de cortes nos juros já aparece na curva futura, e pode mexer no preço tanto das ações quanto de ativos de renda fixa
Brasil aciona reciprocidade, mas enfrenta entraves jurídicos, diz especialista
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade