Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Notícia
Boas práticas para contadores na internet
Atualmente, a internet já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros, portanto, utilizar essa ferramenta tem se tornado um passo obrigatório para todo e qualquer tipo de empresa. O que não é diferente no mundo contábil.
01/01/1970 00:00:00
Atualmente, a internet já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros, portanto, utilizar essa ferramenta tem se tornado um passo obrigatório para todo e qualquer tipo de empresa. O que não é diferente no mundo contábil.
Neste post vamos lhe mostrar as boas práticas de contadores na internet e como o marketing digital pode ser um verdadeiro diferencial para o seu negócio. Confira!
Observe as normas estabelecidas pelo CFC
A profissão contábil, altamente regulamentada, tem algumas restrições em relação ao conteúdo em forma de propaganda quando este resulte em diminuição de colega, Organização Contábil ou ainda da classe em detrimento aos demais. Assim, é preciso tomar cuidado com o que é divulgado, já que existe uma grande preocupação em não denegrir a imagem da classe como um todo.
É preciso evitar frases ou alusões destacando um escritório ou profissional como “melhor do ramo” ou ainda “melhor que a concorrência”. Além disso, é preciso ter um cuidado especial com anúncios envolvendo promoções ou preços diferenciados, já que os profissionais têm os seus serviços normalmente tabelados de acordo com valores preestabelecidos. Contadores na internet ou em qualquer outro meio de comunicação precisam ter um cuidado especial com a linguagem e com a imagem profissional que passam.
Como você viu, não existe nenhuma restrição ao marketing digital para contadores, à atuação de contadores na internet ou, até mesmo, qualquer tipo de marketing, desde que o profissional respeite o que se observa nas normas e no Código de Ética da área.
Defina o seu negócio
Já que existem certos cuidados que acabam por restringir o conteúdo da propaganda contábil, é preciso ser ético e criativo. Mas como isso é possível? Para definir suas ações na internet, é necessário entender o contexto em que você está inserido, o seu ramo de atuação e quem são os seus concorrentes diretos.
Além disso, é preciso compreender por que seus serviços deverão ser escolhidos pelos seus clientes e o que o seu escritório oferece como diferencial. O seu negócio precisa ter excelência e construir uma imagem de solidez e qualidade.
Invista na web
A internet é o meio mais difundido e utilizado atualmente, isto é, estar presente nela é obrigatório! Contrate bons profissionais e crie o site institucional da sua empresa. Muitas organizações têm apostado também na criação de blogs, com conteúdo educativo e que, por meio do uso de palavras-chave, acabam direcionado os usuários para a sua empresa.
Em seu site, lembre-se de que seu conteúdo precisa ser diferenciado e atender a distintos níveis e tipos de clientes, desde aqueles que ainda não têm, mas querem abrir uma empresa, até aqueles que já possuem e precisam de conteúdo para sanar dúvidas e entender melhor sobre o próprio negócio e detalhes importantes de contabilidade. Mostre sempre o que sua empresa pode fazer por esse possível cliente.
No processo de criação do site, deve-se prezar pela utilização de páginas otimizadas que podem proporcionar excelentes resultados em relação à analise de métricas. Esse desempenho pode ser medido por ferramentas como o Google Analytics, que possibilita conhecer, em tempo real, os acessos e suas localizações geográficas, além de outras funções.
O blog também destaca-se como excelente estratégia de marketing digital e permite, entre outras opções, conhecer melhor quem são os consumidores e até mesmo o que eles pensam sobre sua empresa, o que poderá ajudar a encontrar outros potenciais interessados. A dica aqui é contar com o apoio de um bom profissional para a construção destas páginas (site e blog) e também sua constante atualização. Esta pessoa estará apta a analisar os resultados alcançados e mostrar quais são os próximos passos.
Contadores na internet: apareça nas redes sociais
É importante que você conheça o seu público-alvo, justamente para que defina em qual rede social sua empresa vai aparecer. O Facebook é a maior rede do mundo e é bastante recomendado para empresas, portanto, a criação de uma página é indicada para seu escritório.
Existem três benefícios principais em se utilizar as redes sociais:
1. Conquistar novos clientes por meio da divulgação de seu escritório contábil;
2. Relacionar-se melhor com seus atuais clientes, mantendo a atenção deles em seu escritório e dando a percepção de que eles não precisam de outros serviços contábeis, pois estão nas mãos de uma equipe especialista no assunto;
3. Diversificar os canais de contato entre seus potenciais e atuais clientes e seu escritório.
Um cuidado importante é o que você procura nas redes sociais. Se seu escritório contábil quiser se conectar mais com pessoas físicas ou empreendedores e pequenos empresários que tenham dúvidas sobre como abrir empresas e evitar uma carga tributária excessiva, por exemplo, então o Facebook pode ser uma rede social vantajosa. No entanto, se você estiver focando seus esforços na comunicação para médias e grandes empresas, então o LinkedIn permitirá que você obtenha dados sobre a empresa, perfil profissional das pessoas e será mais adequado ao seu objetivo.
Quantos escritórios contábeis têm vídeos no Facebook explicando sobre obrigações fiscais para seus clientes? Quantos motivam as pessoas nos momentos em que elas estão sob maior pressão? Além de ser uma forma interessante de se conectar com o público, usar formatos diferenciados e mensagens inusitadas pode reforçar os valores de seu escritório e apresentá-lo como sempre pronto a ajudar as pessoas, independentemente de serem ou não seus clientes.
O marketing digital para contadores na internet começa com o respeito ao Código de Ética e às normas estabelecidas pelo CFC, passa por uma boa pesquisa e definição do negócio, foco em uma determinada área e em uma boa atuação nas redes sociais, que podem ser amplamente exploradas para divulgar sua empresa e seus serviços. Uma dica interessante é o benchmarking, veja o que os outros estão fazendo e encontre inspiração para usar o marketing digital a seu favor.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
O prazo final de entrega está se aproximando: dia 31 de julho
Nova norma exige laudos mais detalhados e especializados, reduz agendamentos e garante estabilidade para segurados com doenças graves e irreversíveis
Todos os anos, milhares de trabalhadores têm o pedido do benefício por incapacidade temporária também conhecido como auxílio-doença negado pelo INSS
Decisão do STF garante correção mínima pela inflação para proteger saldo dos trabalhadores no FGTS
O cumprimento da regra é fundamental para o acesso a benefícios previdenciários
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Nos últimos meses, empreendedores estão com altas expectativas com a possível aprovação do Super MEI
Nesta quinta-feira o IBGE informou que a inflação acumulada em 12 meses atingiu 5,35% em junho - 0,85 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%
O Curiosity Curve ensina líderes a sair da certeza absoluta para decisões mais empáticas e inovadoras
A inflação de cargos é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colaboradores altos cargos e impondo-os sem qualquer impacto real no desenvolvimento profissional ou mesmo na remuneração
CHRO da Redarbor Brasil explica como transformar choque de mentalidades em vantagem competitiva com ações práticas de RH
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade