Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
Notícia
5 conceitos importantes de marketing para contadores
Confira agora 5 conceitos de marketing para contadores — e como utilizá-los a favor do seu negócio!
01/01/1970 00:00:00
Apesar de alguns contadores e escritórios de contabilidade não darem a devida atenção às estratégias de marketing, essa área fornece grandes contribuições no que diz respeito ao relacionamento com os clientes, parceiros e também com os colaboradores internos.
No artigo de hoje vamos mostrar como o marketing para contadores pode auxiliar o profissional e o seu escritório a se projetarem no mercado e obter maior sucesso com os clientes. Confira agora 5 conceitos de marketing para contadores — e como utilizá-los a favor do seu negócio!
Público-alvo
O conceito de público-alvo está ligado ao mercado no qual sua estrutura, serviços, estratégias de negócios e investimentos em comunicação estarão direcionados. Por exemplo, um salão de beleza em um bairro nobre que oferece serviços sofisticados tem como público-alvo pessoas de classe A e B.
Definir um público-alvo para seus serviços contábeis é importante para que o seu foco esteja bem direcionado. Trabalhar em busca de clientes que possuam vários perfis pode fazer com que você tenha clientes que não sejam rentáveis, não se identifiquem com o seu negócio e faz ainda com que os seus investimentos em comunicação não sejam plenamente eficientes.
Mix de marketing
É uma estratégia de marketing mais conhecida pelos 4 Ps. São eles:
- Produto: é o produto que será oferecido no mercado aos clientes. Nesse caso especificamente estamos falando dos serviços contábeis;
- Preço: é o preço do seu produto;
- Praça: será o seu local de atuação, bem como a disponibilização do seu produto para os clientes;
- Promoção: é a comunicação e a divulgação dos seus serviços. Ela tem o propósito de informar e persuadir os seus clientes e prospects sobre o seu produto.
Utilizar a estratégia do mix de marketing para contadores pode ajudar com um maior direcionamento para o seu negócio.
Prospects
Em resumo, podemos dizer que os prospects são os potenciais clientes para o seu negócio. Ou seja, ele ainda não é um cliente, mas é um interessado — e sua equipe estabelecerá estratégias que façam esse prospect se converter em cliente. Por exemplo, qualquer pessoa que entre em uma loja de eletrônicos é um prospect e o atendimento gira em torno de fazer com que a compra seja efetuada. Mas ele só se converte em cliente no momento em que a compra é, de fato, fechada.
A técnica de prospectar deve ser dominada por vendedores para atrair clientes para o negócio, mas pode (e deve) ser incluída na estratégia de marketing para contadores também.
Segmentação de mercado
A segmentação separa o mercado em grupos variados, com características diferentes. Essa estratégia de marketing para contadores auxilia a criar ações de publicidade e comunicação diferentes para cada grupo.
Um contador ou escritório de contabilidade pode ter tanto clientes pequenos como grandes empresas em sua carteira, mas a estratégia utilizada para cada um deles não deve ser a mesma.
Diferenciação
A diferenciação é um conceito muito importante para qualquer empresa e também se aplica a contadores. Ela pode ser definida como um conjunto de vantagens competitivas que diferenciam os serviços de contabilidade de seus concorrentes.
Como vimos, os conceitos de marketing podem facilmente se aplicar ao ramo da contabilidade e fazer com que estratégias de marketing para contadores sejam claramente definidas, deixando seu negócio melhor direcionado, estreitando o relacionamento com os clientes e aumentando as vendas dos serviços.
O que achou do nosso post de hoje? Existe algum conceito que não foi citado aqui, mas é utilizado em seu negócio contábil? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco através dos comentários!
Notícias Técnicas
O ADI nº 1/2025 dispõe sobre a interpretação do Ex 01 do código 8706.00.10 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022
Faltam poucos dias para o fim de julho e a agenda contábil não para! Conheça as 6 obrigações acessórias que vencem entre domingo (20) e o último dia útil do mês
Instrução Normativa traz as condições para fruição dos benefícios fiscais para empresas exportadoras que tenham projeto aprovado pelo Conselho Nacional das ZPEs
Oportunidade em alta: por que o mercado de condomínios cresce no Brasil
Solução de Consulta nº 3038/2025 detalha como calcular o ganho de capital no Lucro Presumido em vendas de bens do ativo imobilizado
Receita Federal esclarece que instituições não devem recolher retroativamente o IOF referente a normas suspensas por decisões do STF; regras atuais devem ser seguidas a partir de julho
Investigação questiona a competitividade do Pix e governo brasileiro classifica a medida como injustificada, defendendo a soberania da tecnologia nacional
Valores atualizados foram definidos pelo TST com base no INPC e impactam diretamente a admissibilidade de recursos na Justiça do Trabalho
Análise da jurisprudência e sugestões para planejamento patrimonial
Notícias Empresariais
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
Descubra quais habilidades vão dominar o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos e como se preparar para garantir sua empregabilidade
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
Equívocos no recolhimento de tributos, falta de planejamento e desconhecimento da legislação podem resultar em autuações e multas de até 225%
Conheça os principais pontos para não cair em erros e desenquadrar do regime
Falta de controle de caixa, planejamento falho e decisões sem apoio contábil estão entre as principais causas do desequilíbrio nas pequenas e médias empresas
O hábito de apostar valores aparentemente baixos – como R$ 30 ou R$ 50 por vez – tem se tornado comum entre brasileiros de diferentes faixas etárias
Essa mudança pode levar as companhias a antecipar o pagamento de dividendos, distribuindo não apenas os lucros de 2025, mas também reservas acumuladas
Recesso escolar de julho escancara desigualdades no mercado de trabalho para mães; especialista aponta caminhos para reter talentos femininos
Diante da complexidade regulatória e do avanço da IA, a área tributária reinventa modelos operacionais, capacita equipes e assume protagonismo na estratégia das empresas, revela pesquisa da PwC
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade