Divergências em montante superior a R$ 240 milhões foram identificadas em quase 1,5 mil empresas
Notícia
5 conceitos importantes de marketing para contadores
Confira agora 5 conceitos de marketing para contadores — e como utilizá-los a favor do seu negócio!
01/01/1970 00:00:00
Apesar de alguns contadores e escritórios de contabilidade não darem a devida atenção às estratégias de marketing, essa área fornece grandes contribuições no que diz respeito ao relacionamento com os clientes, parceiros e também com os colaboradores internos.
No artigo de hoje vamos mostrar como o marketing para contadores pode auxiliar o profissional e o seu escritório a se projetarem no mercado e obter maior sucesso com os clientes. Confira agora 5 conceitos de marketing para contadores — e como utilizá-los a favor do seu negócio!
Público-alvo
O conceito de público-alvo está ligado ao mercado no qual sua estrutura, serviços, estratégias de negócios e investimentos em comunicação estarão direcionados. Por exemplo, um salão de beleza em um bairro nobre que oferece serviços sofisticados tem como público-alvo pessoas de classe A e B.
Definir um público-alvo para seus serviços contábeis é importante para que o seu foco esteja bem direcionado. Trabalhar em busca de clientes que possuam vários perfis pode fazer com que você tenha clientes que não sejam rentáveis, não se identifiquem com o seu negócio e faz ainda com que os seus investimentos em comunicação não sejam plenamente eficientes.
Mix de marketing
É uma estratégia de marketing mais conhecida pelos 4 Ps. São eles:
- Produto: é o produto que será oferecido no mercado aos clientes. Nesse caso especificamente estamos falando dos serviços contábeis;
- Preço: é o preço do seu produto;
- Praça: será o seu local de atuação, bem como a disponibilização do seu produto para os clientes;
- Promoção: é a comunicação e a divulgação dos seus serviços. Ela tem o propósito de informar e persuadir os seus clientes e prospects sobre o seu produto.
Utilizar a estratégia do mix de marketing para contadores pode ajudar com um maior direcionamento para o seu negócio.
Prospects
Em resumo, podemos dizer que os prospects são os potenciais clientes para o seu negócio. Ou seja, ele ainda não é um cliente, mas é um interessado — e sua equipe estabelecerá estratégias que façam esse prospect se converter em cliente. Por exemplo, qualquer pessoa que entre em uma loja de eletrônicos é um prospect e o atendimento gira em torno de fazer com que a compra seja efetuada. Mas ele só se converte em cliente no momento em que a compra é, de fato, fechada.
A técnica de prospectar deve ser dominada por vendedores para atrair clientes para o negócio, mas pode (e deve) ser incluída na estratégia de marketing para contadores também.
Segmentação de mercado
A segmentação separa o mercado em grupos variados, com características diferentes. Essa estratégia de marketing para contadores auxilia a criar ações de publicidade e comunicação diferentes para cada grupo.
Um contador ou escritório de contabilidade pode ter tanto clientes pequenos como grandes empresas em sua carteira, mas a estratégia utilizada para cada um deles não deve ser a mesma.
Diferenciação
A diferenciação é um conceito muito importante para qualquer empresa e também se aplica a contadores. Ela pode ser definida como um conjunto de vantagens competitivas que diferenciam os serviços de contabilidade de seus concorrentes.
Como vimos, os conceitos de marketing podem facilmente se aplicar ao ramo da contabilidade e fazer com que estratégias de marketing para contadores sejam claramente definidas, deixando seu negócio melhor direcionado, estreitando o relacionamento com os clientes e aumentando as vendas dos serviços.
O que achou do nosso post de hoje? Existe algum conceito que não foi citado aqui, mas é utilizado em seu negócio contábil? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco através dos comentários!
Notícias Técnicas
Instituições têm até o final de outubro para prestar informações do primeiro semestre
Nova lei afeta atualização, limite de recursos e prazo de quitação dos precatórios
A EFD-Reinf é uma obrigação acessória que tem como objetivo facilitar o cumprimento de obrigações fiscais e a transmissão de informações à Receita Federal
Entenda como a tecnologia e o compliance são fundamentais para esse processo estratégico
Restrição ao poder dos tribunais administrativos ameaça princípios constitucionais e segurança jurídica
INSS poderá definir data para fim automático do benefício sem perícia
Ferramenta digital da Advocacia-Geral da União (AGU) permite resolver conflitos sem processo judicial
Protocolado no final de agosto na Câmara dos Deputados, o PLP 182/2025 propõe aumentar a tributação das empresas do Lucro Presumido. Investida parecida foi tentada no passado e encontrou resistência na sociedade civil
O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Notícias Empresariais
Entenda o papel crucial da Alta Direção na sua eficácia
Para empreendedores que buscam crescer, essa leitura é um convite a pensar grande, agir com estratégia e se preparar para os desafios do futuro
O relatório do BC atualiza semanalmente as previsões para os principais indicadores da economia
Flexibilidade e bem-estar como novas moedas de valor
Pesquisadores projetam cenário até 2035
Um ERP atualizado é fundamental para lidar com as mudanças e garantir a conformidade fiscal, além de aumentar a eficiência e competitividade
Juro americano guia aplicações em todo mundo, podendo impactar indicadores no Brasil
PL 1.087/2025 prevê alíquota de 10% sobre lucros distribuídos e amplia faixa de isenção do IRPF; entidades alertam para risco de insegurança jurídica e retração
Oito suspeitos foram presos em São Paulo na última sexta-feira
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade