Ministério da Economia esclarece incidência de encargos sobre remuneração paga pelo empregador antes do auxílio-doença
Notícia
Saiba como agregar valor ao seu negócio mostrando como a contabilidade impulsiona estratégias de marketing e vendas das empresas
Veja dicas práticas de como mostrar a força da contabilidade para outros departamentos das empresas.
01/01/1970 00:00:00
O papel da contabilidade segue sendo renovado com o passar dos anos. Além de proporcionar auxílio essencial para os empresários estarem com as obrigações e tributos em dia com o governo, o contador é o braço direito do empreendedor na hora da tomada de decisões.
Mas o que muitos empresários ainda não percebem é como a contabilidade pode – e deve – se relacionar com várias outras áreas de um negócio.
“Apesar de muitas pessoas saberem que a contabilidade é importante para todos os negócios, poucas percebem a conexão da contabilidade com os outros departamentos da empresa. A perda de oportunidades por conta disso é imensa”, afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Carlos Baptistão.
O especialista considera que, particularmente, as áreas de marketing e vendas são duas entre as que mais perdem chances ao se manterem afastadas dos contadores.
O pensamento já vem sendo pesquisado ao redor do mundo. Um estudo publicado no International Journal of Business Excellence aponta que, quando os dois departamentos trabalham juntos, “as tendências de vendas são observadas de perto, as campanhas de marketing são orçamentadas com sabedoria e os recursos são alocados de forma eficiente”. Baptistão concorda, e acredita que existem ainda outros resultados práticos que podem surgir dessa conexão.
“A união dessas áreas é extremamente estratégica para os negócios. Enquanto o marketing trabalha a divulgação dos produtos e serviços e atração de clientes, e o departamento comercial atua com as vendas diretas, a contabilidade garante o equilíbrio financeiro de todas essas operações, além de ajudar com análises e previsões”, ressalta o presidente.
Para deixar a visão sobre o tema mais clara, Baptistão listou alguns dos maiores benefícios do relacionamento entre marketing, vendas e contabilidade. São eles:
Análise de custos e precificação
A área contábil é relevante desde o início da produção de qualquer empresa, quando um produto ou serviço recebe um preço. A partir da análise de custos, margem de lucro e conhecimento de mercado, é possível chegar a um valor adequado, e é aí que as vendas começam já no caminho certo.
Em decorrência desse trabalho, a contabilidade também saberá informar quais são as possibilidades de descontos e promoções, o que pode ser oferecido aos clientes e o que atrapalharia o fluxo de caixa. “É fundamental para o marketing saber até onde consegue pautar suas ações promocionais, assim como para os vendedores ao conversarem com o público”, explica Carlos.
Relacionamento com o cliente
Muitas empresas, em especial de serviços, mantém relações duradouras com os consumidores, o que exige uma manutenção constante. Mas nem sempre o tempo e dinheiro investidos em um cliente compensa da mesma maneira que compensa para outro.
“Cada cliente possui uma rentabilidade que tem a ver não só com o quanto ele paga, mas também com as diversas despesas exigidas para atendê-lo. Ao identificar quais são os clientes mais lucrativos, o pessoal das vendas consegue saber onde vale mais a pena se dedicar. Em alguns casos, é até possível descobrir que algum cliente simplesmente não está sendo rentável de forma real”, afirma Baptistão.
Desenvolvimento de estratégias
A contabilidade não precisa ser consultada só para aprovar ou negar um orçamento, quando poderia estar desde o início na reunião de planejamento. Profissionais de marketing sabem como a criação de campanhas custa dinheiro, e precisam de uma visão clara do que funciona financeiramente para definir as melhores ações.
“Pode ser bem difícil saber quais recursos podem ser alocados quando não há uma compreensão real do quadro financeiro da empresa. Infelizmente não é difícil encontrar por aí departamentos brigando entre si, querendo puxar mais recursos para si, quando a contabilidade teria um papel mediador essencial em muitos casos”, conta o presidente.
Avaliação e previsão
O retorno sobre o investimento (ROI) é uma das métricas mais importantes de qualquer negócio, e a contabilidade é quem entenderá os números da melhor maneira. A análise de custos em relação aos resultados obtidos é essencial para o marketing, e isso leva à melhoria das próximas campanhas.
Da mesma maneira, essas análises permitem que algumas previsões sejam possíveis, como de produtos ou serviços que mais devem vender em determinado período ou durante uma campanha específica, ou mesmo dados demográficos do público. “Essas avaliações funcionam para ‘frente e para trás’, ou seja, elas ajudam a entender o que aconteceu e a se preparar para o que deve acontecer. Assim, os marketeiros otimizam suas técnicas e os vendedores se organizam melhor”, Baptistão elucida.
De forma geral, há ainda muitas outras possibilidades de apoio da contabilidade a esses departamentos. Na aquisição de novos clientes, na formação de parcerias, na criação de projetos e até mesmo em um papel de fiscalização e auditoria se necessário, a área contábil pode ser bastante flexível.
A integração da contabilidade estará em pauta no seminário internacional realizado pelo Sescon-SP, ao lado de outras organizações também muito relevantes para a contabilidade, no 7º Seminário Internacional de Excelência Empresarial, que ocorrerá entre os dias 10 e 15 de setembro, em Singapura. Saiba tudo sobre o evento aqui.
Com informações Sescon-SP e agência EDB Comunicação
Notícias Técnicas
Lei 14.905/2024 altera forma de corrigir débitos trabalhistas, exigindo atenção das empresas para evitar impactos financeiros
O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas alterações sobre a incidência de tributos
O País vive um momento de efervescência no ecossistema de inovação. Segundo o Startups Report Brasil 2024, divulgado recentemente pelo Observatório Sebrae Startups, já conta com 18.056 empresas desse tipo em operação
Aprenda como blindar seu negócio e seus clientes com contratos robustos e compliance
Uso desses créditos no pagamento do diferencial de alíquota expõe tensão entre não cumulatividade e cooperação no sistema tributário
Entenda como isso afeta empresas e investidores, e a perspectiva para a faixa de isenção
Norma institui o PGB para reavaliação de benefícios, perícias médicas e análises administrativas, com prazo de vigência até dezembro de 2026
Editais lançados fazem parte do Programa de Transação Integral (PTI) e seguem regras para adesão já abrangidas em outros temas
Material orienta trabalhadores, empregadores e sociedade sobre prevenção ao assédio, às violências e ao suicídio relacionados ao trabalho, reforçando a importância de ambientes seguros, saudáveis e dignos
Notícias Empresariais
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Projeção atingiu menor patamar desde janeiro de 2024
O real, que tem o melhor desempenho entre divisas latino-americanas no ano, hoje se apreciou bem menos que pares como o pesos mexicano, chileno e colombiano
Acordo envolve testes de dados na Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil
Medida foi criada como alternativa ao reconhecimento facial
Banco central manteve a taxa que paga sobre os depósitos bancários em 2% pela segunda reunião consecutiva, após reduzi-la pela metade no período de um ano
A cena do ambiente de trabalho moderno já deixou claro: colaboradores equilibrados financeiramente tendem a ser mais produtivos, engajados e colaborativos
Unifesp: 10,9 milhões já geram problemas emocionais, familiares ou profissionais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade