Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Notícia

01/01/1970 00:00:00

Oportunidades na ciência e tecnologia para cooperação entre China e Brasil

Número das patentes da China com contribuição científica do Brasil saltou de 237 para 2.107

01/01/1970 00:00:00

A cooperação científico-tecnológica Brasil–China entra em uma nova fase de oportunidades estratégicas, disse Zhou You, responsável pelos assuntos de ciência e tecnologia no Consulado Geral da China no Rio de Janeiro.

You salientou que a nova fase será mais pragmática e profunda, pois há “base sólida, diálogo fluido e resultados abundantes que podem propiciar aceleração dos planejamentos estratégicos em C&T”.

“O espaço para cooperação científica-tecnológica China–Brasil” tem se ampliado bastante. You exemplificou: “Na iniciativa Cinturão e Rota, são mais de 70 laboratórios conjuntos.” Ele lembrou, inclusive, que saltaram de 237 para 2.107 o número das patentes chinesas com contribuição científica brasileira.

Essa expansão não é apenas com o Brasil. A China possui cooperação com 161 países e regiões, 118 acordos intergovernamentais e mais de 200 plataformas de cooperação.

O novo ponto de crescimento estratégico entre China e Brasil, segundo You, está na Cooperação em Inteligência Artificial. Ele disse que “em 2024 foi lançado o Plano Brasileiro de IA (PBIA) com o lema IA para o bem de todos, que já há memorandos de entendimento assinados (Fortalecimento de Capacidade e Aplicações), e que a base para a futura cooperação compreende algoritmos, capacidade computacional, governança de dados e cenários de aplicação”.

A China, segundo Zhou You, detém a liderança e crescimento mundial da indústria de IA em mais de 20%, em escala de mercado (2024), com em torno de US$ 95,9 bilhões, com mais de 40% do total mundial de pedidos de patentes de IA.

You destacou a nova fase de cooperação sino-brasileira em satélites (CBERS), “um marco de cooperação Sul–Sul”. O projeto vai proporcionar avanços no monitoramento agrícola, fiscalização no desmatamento, proteção ambiental e planejamento urbano.

A cooperação espacial compreende o CBERS-05 de órbita geoestacionária (GEO), de monitoramento meteorológico e ambiental contínuo, tem como benefícios, a previsão climática, a gestão de recursos, e resposta a desastres para a América do Sul. Já o CBERS-06 de monitoramento por radar (SAR), com observação 24 horas com qualquer tempo, tem como aplicações, o reforço no monitoramento da Amazônia, gestão territorial e alerta de desastres. A cadeia completa de cooperação inclui satélites em operação, desenvolvimento e planejamento estratégico.

Bingo: novo campo de cooperação em ciência entre Brasil e China

Um novo campo também promete: Bingo é o nome do telescópio instalado na Paraíba em 2025 nesta cooperação entre China e Brasil em astronomia, que tem como objetivos científicos os estudos de energia escura, estrutura em grande escala do universo e Rápidos Surtos de Rádio (FRBs). A parceria tem como impacto de longo prazo formação conjunta de talentos e compartilhamento de resultados.

Zhou You também abordou a cooperação entre parques tecnológicos “que se aprofunda, e a coordenação industrial que se acelera”. Esta cooperação em zonas de alta tecnologia abarca empresas chinesas como a BYD, Huawei, Gree, dentre outras, transferência de tecnologia, cadeias globais e novos projetos industriais.

Por fim, o responsável pelos assuntos de ciência e tecnologia no Consulado Geral da China no Rio de Janeiro destacou que um sistema de apoio político “multinível garante a cooperação de longo prazo”, a partir de sinergia com a Embaixada da China no Brasil, o Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia e Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados, que compreendem o sistema de apoio político, de recursos e de financiamento multinível.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período:Janeiro/2026
DSTQQSS
    010203
04050607080910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores