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Notícia
Black Friday: como PMEs podem competir com grandes marcas e aumentar vendas
Confira dicas para pequenas e médias empresas que desejam reforçar suas estratégias de vendas em uma das datas mais movimentadas do varejo nacional
01/01/1970 00:00:00
A Black Friday, uma das principais datas do varejo nacional, está marcada para o dia 28 de novembro.
Com o alto volume de vendas esperado e o otimismo de lojistas, a projeção é de que o faturamento siga batendo recordes. Para este ano, a previsão da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) é que, apenas no e-commerce, o valor movimentado seja de R$ 13,3 bilhões.
Para as pequenas e médias empresas, a data é também uma oportunidade de alavancar vendas e reforçar estratégias de fidelização. É a chance de deixar marcas em evidência, destacar diferenciais competitivos e atrair a atenção de um público que deseja estreitar relações com empresas para além da compra de produtos.
Com isso, adotar as estratégias corretas para alcançar consumidores que buscam ofertas antecipadamente e também dedicar esforços para nutrir uma relação duradoura após as vendas são maneiras de aproveitar a Black Friday e ganhar destaque, mesmo em meio à acirrada competição com grandes players do mercado.
Além disso, apostar em comunicação efetiva e ter um planejamento adequado de estoque e logística é também vital.
Confira, abaixo, quatro dicas para PMEs competirem com grandes marcas e alavancarem vendas na Black Friday em 2025:
Comunicação efetiva
Quando o assunto é comunicação, estar onde o consumidor está poupa investimentos ineficientes em canais de pouco retorno, ao mesmo tempo em que aproxima compradores e marcas em ambientes em que realmente há interação e possibilidades de venda.
Portanto, PMEs devem considerar a popularidade de plataformas variadas, como redes sociais, páginas na internet e anúncios, mas priorizar os meios mais eficazes.
Nesse cenário, o WhatsApp desponta como principal canal para o público brasileiro. De acordo com uma pesquisa feita pela RD Station, 70% dos profissionais de vendas consideram a ferramenta de mensagens o meio mais eficaz de contato com o consumidor, enquanto 35% dos consumidores também elegem o meio como preferido para comunicação com marcas, segundo a consultoria Marketdata.
Meios de pagamento que atendam a todos
Oferecer uma diversidade de meios de pagamentos beneficia não apenas os consumidores, mas também lojistas que se apoiam na variedade para atingir diferentes tipos de público.
Entre os métodos mais populares estão o boleto, o cartão de crédito e o Pix — sendo o último o preferido de consumidores para a Black Friday, segundo pesquisa das empresas de varejo Tray, Bling, Octadesk e Vindi.
Na Black Friday, os métodos de pagamentos desempenham um importante papel ao auxiliar lojistas a flexibilizar o acesso a seus principais produtos e serviços, já que, muitas vezes, PMEs não podem se valer de descontos agressivos para ganhar destaque na data, como os concorrentes de maior porte.
Criatividade
Ao contrário das grandes empresas com processos definidos e certa rigidez operacional, pequenos negócios têm dinamismo e flexibilidade para inovar em estratégias e campanhas.
Por isso, a Black Friday é uma chance de exercitar a criatividade e gerar novas ideias que tornem a experiência de compra única, para além dos preços.
Apostar em embalagens personalizadas, experiências completas e benefícios como frete grátis, brindes e combos exclusivos é uma maneira de se diferenciar na data.
Fidelização
Ao contrário das grandes marcas, as PMEs podem se valer das suas estruturas enxutas para fugir dos generalismos ao conduzir o relacionamento com clientes. A chance está em uma interação mais próxima, comunicações mais direcionadas e uma jornada personalizada, priorizando o relacionamento ao invés do volume.
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