A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Notícia
Maturidade digital cresce nos pequenos negócios, com destaque para MEI
Estudo do Sebrae com mais de 7 mil entrevistados indica aumento de 6% no indicador de digitalização em relação ao ano passado
01/01/1970 00:00:00
Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que a maturidade digital cresceu nas micro e pequenas empresas do país. Em uma escala de 0 a 80, o Indicador de Maturidade Digital (IMD) nos pequenos negócios ficou em 37, um crescimento de 6% na comparação com o ano passado, quando o índice registrava 35. O IMD identifica o potencial do negócio de aproveitar todos os benefícios da digitalização.
O crescimento do indicador neste ano foi impulsionado principalmente pelas empresas de Serviços e Comércio. O levantamento entrevistou 7.182 empreendedores (MEI, microempresa e empresa de pequeno porte), que responderam a 20 perguntas. Em sua segunda edição, a pesquisa revela que diminuiu a diferença entre MEI, ME e EPP em termos de maturidade digital.
O IMD melhorou em todas as regiões e nas empresas de todos os portes, principalmente entre os MEIs, que tiveram a maior taxa de crescimento (8%). Entre as empresas de pequeno porte o crescimento foi de 5% e, entre microempresas, de 2%. Os estados com maior IMD são Goiás e Rio Grande do Norte.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, celebrou o aumento da maturidade digital dos pequenos negócios: “É possível acessar os produtos em qualquer parte do mundo. E os pequenos negócios sabem que precisam entrar neste mundo globalizado. A digitalização é fundamental para expandir os relacionamentos e ampliar oportunidades. O papel do Sebrae é apoiar esses negócios para que a falta de acesso aos meios digitais não seja uma barreira”, afirma.
A pesquisa mostra que quanto mais jovem o empreendedor, maior a maturidade digital da empresa. “Esse resultado era esperado, mas é a primeira vez que um estudo do Sebrae apresenta esses dados”, comenta Décio Lima. A maturidade digital também cresce na mesma medida em que aumenta o nível de escolaridade do empreendedor.
Um dos destaques da pesquisa foi o item mais bem-avaliado pelos participantes neste ano: a constatação de que as contribuições feitas por funcionários impactaram na melhoria da maturidade digital da empresa. Outras perguntas trataram de temas como acesso à internet de alta qualidade, desenvolvimento de novos produtos a partir de ideias que surgem no contato com os clientes e o uso de plano estratégico de mídias sociais.
Conexão com os clientes
Criada em 2006 no Rio de Janeiro (RJ), a Coti Informática surgiu a partir da pesquisa de mestrado de Fernanda Nunes, na qual ela identificou que os alunos do ensino superior de tecnologia não conseguiam se engajar no mercado de trabalho com facilidade. A empresa foi pensada para oferecer treinamento a esses alunos nas áreas de desenvolvimento de software, análise de dados, banco de dados, web designer e inteligência artificial.
Um plano de mídias sociais é uma das estratégias usadas para se conectar com clientes. “A gente colhe as informações do cliente desde quando ele engaja em um post na rede social até a conversão em compra”, afirma Fernanda, dona da empresa.
Depois a gente tem um programa de gestão para acompanhar esse cliente até o término do curso, para poder fazer upsell [estratégia de vendas que consiste em oferecer ao cliente uma versão mais completa, avançada ou de maior valor do produto ou serviço que ele já pretende comprar] para uma nova venda.
Fernanda Nunes, empreendedora
O Sebrae a ajudou, por meio do programa Upgrade TI, a implantar um ERP (software de gestão empresarial que integra diversas partes da empresa, como financeiro, cadastro de clientes, estoque, vendas e recursos humanos) e um CRM (Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente), que organiza e centraliza dados de clientes, permitindo atendimento personalizado, campanhas de marketing mais eficazes e integração entre equipes de vendas e marketing.
A implantação fez diferença para a empresa. “Dessa forma, a minha empresa hoje tem os números muito mais controlados e a experiência do cliente é muito mais assertiva”, afirma a empreendedora. “A gente tem o WhatsApp automatizado, CRM, e o cliente que não compra conosco é contactado pelo nosso CRM por até dois anos, em um fluxo de follow-up”, diz.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
O STF decidiu, por maioria, para afirmar a validade da cobrança do Diferencial de Alíquotas do ICMS nas operações interestaduais de bens e serviços destinadas a consumidor final não contribuinte do imposto
A Primeira Seção do STJ decidiu, sob a sistemática dos recursos repetitivos Tema 1.304, que os valores referentes ao ICMS, PIS e Cofins devem ser incluídos na base de cálculo do IPI
A Quarta Câmara Julgadora do TIT/SP decidiu, por unanimidade, cancelar uma das autuações fiscais aplicadas a uma montadora de veículos com base na ADC 49 do STF
Justiça concede liminar e alivia setor empresarial sobre tributação de dividendos
Emenda Constitucional 132/2023 altera a tributação sobre o consumo e exige revisão dos processos de contas a pagar durante o período de transição
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
No mundo movido pela IA generativa, confiança e risco serão seus únicos diferenciais competitivos
Como definir e integrar missão, visão e valores para o sucesso do seu negócio
Novas regras do IR impactam planejamento financeiro de famílias e empresas
O fechamento fiscal é crucial para quem pretende vender a empresa. Saiba como organizar suas finanças e evitar erros que podem impactar o valuation
Custos menores, avanço da IA e consumo digital em alta criam o cenário mais favorável da década para novos empreendedores
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
