Emenda Constitucional 132/2023 altera a tributação sobre o consumo e exige revisão dos processos de contas a pagar durante o período de transição
Notícia
O papel da IA nas vendas corporativas
Aplicação da tecnologia como implementação de resultados ainda é irrelevante diante as oportunidades no mundo dos negócios
01/01/1970 00:00:00
A Inteligência Artificial não é mais novidade no mundo corporativo, mas a sua aplicação como implementação de resultados ainda é irrelevante diante as oportunidades. A maioria das operações não tem “coragem” de implementar projetos tecnológicos pois os departamentos são, de certa forma, com baixa maturidade tecnológica.
Quando olhamos para o departamento comercial, a maturidade é ainda mais preocupante, pois forças de vendas ainda consistem em times velhos e resistentes. Se considerarmos a indústria aí a situação se agrava: os representantes são obsoletos e preguiçosos e não “abrem” clientes novos há bastante tempo.
Não destoante, a maturidade do departamento, a criação de televendas para captação de clientes novos e a reativação de base passam a ser determinantes, pois claramente os modelos antigos não cabem mais.
Os gestores, por sua vez, maduros (ou velha guarda) pouco entendem de canais alternativos diferente ao modelo antigo. Não que não devemos entender de gente, pelo contrário: entender de gente é fundamental, mas sem entender de canais, tecnologia, ferramentas e IA, pode ter certeza que farão um esforço fora do comum para ter resultados contundentes.
Os dois departamentos que precisam amadurecer tecnologicamente imediatamente é o RH e o departamento comercial, que habitualmente são mais humanos, mas esse tema é pra outro artigo. Entendo que precisamos olhar para a IA como oportunidade de implementar resultados; vender mais, aumentar ticket, reativar clientes, cobrar efetivamente melhor e principalmente oportunizar um atendimento “Uau!”. Porque se não for dessa forma, o cliente não volta. A Geração Z já ensinou quase tudo que não gostávamos – realidade nos hábitos de compras.
Nossos departamentos não têm a mínima chance frente aos novos hábitos de compra: precisamos muni-los de muita tecnologia em projetos consistentes, pois não se trata de fazer por fazer. Trata-se de como tem que ser feito; aderência de estrutura aos hábitos de compra e relacionamento.
Precisamos da clareza que precisamos vender mais. E não há nada mais relevante que olhar para IA com visão empreendedora para nossas operações.
Notícias Técnicas
Para ministros, defensivos são importantes insumos para a agricultura brasileira e a oneração poderia trazer reflexos nos preços dos alimentos
Decisão, que assegura a sustentabilidade do regimes previdenciário, foi defendida pela Advocacia-Geral da União
O Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional aprovaram normativos que tratam da política de segurança cibernética e dos requisitos para contratação de serviços
Versão em PDF pode ser consultada pelo site ou aplicativo Meu INSS
Neste momento, a API está disponível somente para testes pelas empresas participantes do projeto piloto da CBS
O Fisco publicou nesta 4ª feira (17.dez.2025) uma nota técnica da NF3e que trata das alterações necessárias
A Receita Federal explicou na 3ª feira (16.dez.2025) que os resultados de lucros e dividendos apurados pelas empresas até o final de 2025 podem ser remetidos ao exterior até 2028
Entidade reforça posição contrária à taxação e alerta para insegurança jurídica e impactos em empresas e empreendedores
O CARF rejeitou, por unanimidade, o pedido de ressarcimento de IPI feito por uma empresa do setor automotivo, sob o argumento de que a operação envolvia apenas atividade comercial
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
No mundo movido pela IA generativa, confiança e risco serão seus únicos diferenciais competitivos
Como definir e integrar missão, visão e valores para o sucesso do seu negócio
Novas regras do IR impactam planejamento financeiro de famílias e empresas
O fechamento fiscal é crucial para quem pretende vender a empresa. Saiba como organizar suas finanças e evitar erros que podem impactar o valuation
Custos menores, avanço da IA e consumo digital em alta criam o cenário mais favorável da década para novos empreendedores
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
