Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Notícia

01/01/1970 00:00:00

Pré-mercado: Balanços e Terras Raras Definem Movimento dos Preços

Notícias e indicadores que podem influenciar os preços dos ativos financeiros nesta quinta-feira, 16 de outubro

01/01/1970 00:00:00

Na ausência de grandes indicadores econômicos, o movimento dos mercados nesta quinta-feira (16) será definido pelas expectativas com relação aos resultados das empresas americanas no terceiro trimestre de 2025, que estão sendo divulgados.

No início da semana, os bancos dos Estados Unidos, que costumam ser os primeiros a divulgar os resultados, anunciaram números melhores do que o consenso do mercado. Além da alta dos juros, que melhorou os resultados de empréstimos, as instituições financeiras ganharam mais dinheiro com intermediação de negócios, o que indica uma economia mais ativa do que o esperado. Por isso, os investidores agora estão esperando resultados melhores para companhias abertas de outros setores da economia.

Com relação aos juros, declarações de diretores do Federal Reserve (FED), o banco central americano, e as curvas de juros a precificação de futuros mostram que os investidores seguem prevendo dois cortes de 0,25 ponto percentual nas reuniões agendadas para este ano.

Para além dessas notícias específicas, o cenário econômico segue adverso e incerto. Autoridades em Washington e em Pequim seguem buscando um consenso para a exportação chinesa das chamadas terras raras, elementos que são indispensáveis para a indústria de eletrônicos e processadores de dados.

A China reprova as críticas dos EUA e defende suas medidas como regulatórias e legais. Já os EUA acusam Pequim de usar sua posição dominante para exercer coerção econômica. As autoridades chinesas adotaram controles mais rígidos sobre exportações, exigindo licenças especiais e expandindo a lista de produtos atingidos.

O governo chinês afirma que controles não equivalem a proibições e que empresas para uso civil terão aprovação desde que cumpram normas. Washington considera esses controles como “apreensão de cadeia de suprimento global” e afirma que aliados não aceitarão restrições unilaterais. O problema estratégico reside no papel crítico dessas matérias-primas no setor de tecnologia, defesa e energias limpas. A China processa a maior parte do volume global de terras raras refinadas.

E países dependentes veem riscos sérios de desabastecimento ou elevação de custos. Empresas de chips, automóveis elétricos, defesa e telecomunicações podem ser afetadas por elevação de custos ou falhas em fornecimento. Há chances de investidores reagirem com reprecificação de ações desses segmentos.

Perspectivas
Na ausência de indicadores federais, a divulgação do índice de atividade do FED da Filadélfia pode mostrar o ritmo da economia americana.

Indicadores :

Brasil - IBC-Br (Ago) - Esperado: ND // Anterior: – 0,50%

Estados Unidos - Atividade Industrial / FED Filadélpia (Out) - Esperado: 8,6 - Anterior: 23,2

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período:Outubro/2025
DSTQQSS
   01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Melhores