O Ajuste SINIEF nº 30/2025, prorrogou algumas alterações importantes na NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)
Notícia
Veja 6 erros de marketing que podem prejudicar pequena empresa
Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa
01/01/1970 00:00:00
Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa. Mas, quando o assunto é marketing, não deixe de ficar atento para não cometer erros que podem colocar o negócio em risco. Afinal, ações precipitadas e sem planejamento podem não surtir os efeitos desejados e também consumir recursos desnecessariamente. Por conta disso, listamos abaixo seis erros de marketing que podem prejudicar a sua pequena empresa. Confira quais são e fuja deles agora mesmo!
1. Não saber qual a função do marketing
Alguns empresários falam bastante sobre investir em marketing, mas muitos desconhecem o papel dessa ferramenta ligada ao setor de vendas da empresa. Ela é uma estratégia de gestão importante e que utiliza uma série de variáveis, que vão desde as características do produto até o estudo do cliente e do mercado. Por isso, é preciso se planejar e conhecer muito bem as melhores maneiras de utilizar o marketing a seu favor.
2. Considerar o marketing desnecessário
Pior do que não saber para que ele serve, é achar que o marketing é totalmente dispensável. Mesmo que você produza guarda-chuvas em uma cidade que chove 365 dias por ano, pensar em alternativas para manter seus produtos e serviços em alta é essencial.
Afinal, vai que a população comece a gostar de andar na chuva de uma hora para a outra? Mas marketing é isso: manter um olhar permanente sobre como o que você faz interfere na vida das pessoas.
3. Desconhecer seu público-alvo
Quando falamos em marketing, este é um dos erros mais básicos. Para que suas ações sejam efetivas, seu público-alvo deve estar muito bem definido, pois somente assim é possível identificar qual linguagem será adequada, quais são os meios mais eficazes para atingi-lo e também quais características do produto serão mais atraentes. Não esqueça! Desconhecer o seu cliente pode ser um erro fatal! Usar o seu sistema de vendas para traçar um perfil é uma ótima ideia para quem não tem como investir em uma pesquisa de mercado, por exemplo.
4. Ignorar o mercado em que atua
Quando uma empresa produz um produto ou serviço, deve entender que não é o único que presta esse serviço. Existem outras empresas que atuam no mesmo ramo, além da sazonalidade natural e das constantes mudanças que atingem o mercado consumidor. Na hora de pensar nas suas estratégias de marketing, portanto, é importante analisar todo esse ecossistema no qual a sua empresa está inserida.
5. Achar que sempre vai dar certo
Essa é uma visão muito presente em empresas familiares: “Desde o tempo do meu avô, funciona assim e sempre deu certo”. Veja bem, a tradição nas empresas é uma característica muito positiva, desde que não atrapalhe o desenvolvimento do negócio. É preciso saber que, algumas estratégias de marketing que funcionavam bem nos anos 70, podem não ser mais adequadas nos dias de hoje. Parece óbvio, mas nem sempre é fácil de enxergar isso. Portanto, tenha sempre bom senso e coragem de mudar, além, é claro, de bons argumentos, baseados em estudos.
6. Falta de mensuração
Se uma série de campanhas de marketing foi feita no passado sem o devido acompanhamento, saiba que esse erro não deve ser cometido novamente. Estabeleça métodos permanentes para o acompanhamento dos resultados, seja por semana, mês, trimestre ou ano. Compare êxitos e os piores resultados, trace medidas para reversão e lembre-se que algumas estratégias de marketing podem levar algum tempo para surtir efeito.
Dica extra! Use a tecnologia a seu favor
No empreendedorismo, qualquer oportunidade que surge para otimizar os processos, deve ser aproveitada. Por isso, uma ótima ideia é contar com a tecnologia. Na IOB, contamos com alguns softwares que, certamente, podem lhe ajudar [e muito] para que você possa obter sucesso no seu empreendimento!
Notícias Técnicas
A Receita Federal disponibilizou em 20 deoutubro, uma nova tabela de correlação
Programa de IA chamado Spoiler antecipa para os procuradores os próximos passos nos processos de execuções fiscais
Contribuintes poderão ser cobrados a partir de abril de 2022, mas a decisão será ainda será modulada
A CNI ingressou no Supremo Tribunal Federal com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a Súmula n° 169 do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF)
Durante décadas, a contabilidade foi encarada por grande parte do mercado como uma obrigação fiscal, uma necessidade burocrática para atender à Receita Federal
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibiliza aos gestores municipais a Nota Técnica 09/2025
Decisão sobre se os valores indicados na petição inicial devem ser exatos ou estimados pode impactar diretamente os cálculos e estratégias jurídicas em processos trabalhistas
A medida do CNJ visa reforçar a segurança no acesso ao sistema e pode ser feita de duas formas: autenticação com certificado digital ou com o gov.br
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição, permitindo uma visão mais detalhada e estratégica da arrecadação federal
Notícias Empresariais
Quando o propósito orienta o plano, o trabalho deixa de ser obrigação e se torna jornada de crescimento e significado
Termo passa por três pilares: estratégico, o reputacional e o relacional
Como um bom clima organizacional impulsiona resultados e satisfação dos colaboradores
Setor financeiro e de criptoativos sob ataque: 7 estratégias para combater fraudes
Unidades integradas de atendimento levarão orientação, serviços acessíveis e representação para MEIs, e empreendedores da Micro e Pequena empresa em todas as regiões do país
Descubra os 3 pontos essenciais para avaliar antes de investir em CDBs de bancos médios e pequenos e faça escolhas mais seguras e rentáveis
Proposta aprovada cria alíquota de 10% sobre lucros e dividendos acima de R$ 50 mil
Mais da metade dos negócios foi iniciado após inclusão na base de dado
A partir de 2026, a Receita Federal reforçará a fiscalização com tecnologia e acordos internacionais para identificar e tributar brasileiros que não declararam saída definitiva
Liderar, no fim, é criar um ambiente em que as pessoas não apenas trabalhem — mas acreditem umas nas outras
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade