No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Notícia
Mais folga e resultado: Estudo prova sucesso da semana de trabalho de 4 dias
Resultados apontam maior bem-estar e desempenho profissional
01/01/1970 00:00:00
Trabalhar apenas quatro dias por semana, com três dias de folga e sem redução salarial, pode ser a chave para funcionários mais saudáveis e produtivos. É o que aponta uma nova pesquisa publicada na renomada revista científica Nature Human Behaviour.
O estudo sugere que essa mudança na jornada de trabalho não só melhora o bem-estar dos colaboradores, mas também impulsiona seu desempenho profissional.
Detalhes da Pesquisa
Conduzido por pesquisadores do Boston College, nos Estados Unidos, o estudo acompanhou 2.896 funcionários de 141 organizações em seis países (Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido) ao longo de seis meses.
O objetivo foi entender como diferentes modelos de jornada afetam a saúde física e mental dos trabalhadores. Para efeito de comparação, outras 12 empresas que mantiveram a semana tradicional de cinco dias também foram analisadas.
Os pesquisadores monitoraram mudanças em indicadores como burnout, fadiga, qualidade do sono e desempenho profissional após a adoção da jornada reduzida. Um ponto importante foi a manutenção dos salários dos funcionários que passaram a trabalhar quatro dias, garantindo que a variável principal fosse a redução da carga horária.
Impacto positivo no bem-estar e na contratação
Os resultados são promissores: trabalhadores que adotaram a semana de quatro dias relataram uma melhora significativa no bem-estar físico e mental, além de maior satisfação no trabalho.
Esses efeitos positivos não foram observados no grupo que manteve a jornada tradicional.
Além dos benefícios para os colaboradores, o estudo também indicou um impacto positivo no recrutamento e retenção de talentos. Empresas que enfrentavam dificuldades para atrair novos profissionais viram essa situação melhorar após implementar a semana de quatro dias.
A pesquisa sugere que a jornada reduzida é altamente valorizada por quem busca emprego, com alguns funcionários chegando a afirmar que “nem mesmo um aumento salarial os faria voltar à semana de cinco dias”.
O relatório final revela que 90% das empresas participantes que testaram o novo modelo optaram por mantê-lo após o fim do estudo, reforçando sua viabilidade e eficácia.
Limitações do estudo
Apesar dos resultados animadores, os pesquisadores reconhecem algumas limitações. O estudo foi realizado com empresas que já demonstravam uma preocupação com o bem-estar de seus funcionários e estavam dispostas a promover mudanças estruturais. Esse perfil pode ter “inflado” os efeitos positivos observados.
Adicionalmente, os pesquisadores ressaltam que os benefícios para a saúde física, em particular, exigem um período de acompanhamento mais longo para serem plenamente identificados e comprovados.
Semana de 4 dias no Brasil
Cerca de 19 empresas brasileiras participaram de um experimento relataram aumento de produtividade, engajamento e bem-estar dos funcionários.
A redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários é uma reivindicação histórica do movimento sindical brasileiro. O fim da escala 6×1 é tema da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da deputada Erika Hilton (Psol-SP), que pretende estabelecer a jornada máxima de trabalho de 36 horas semanais em quatro dias por semana.
O relatório sobre a percepção dos chefes e funcionários sobre a semana de 4 dias no Brasil teve dados coletados em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (FGV-EAESP). Após um ano de teste, o expediente foi reduzido para cerca de 35 horas semanais.
Os resultados registraram alta de 60% no engajamento dos funcionários e 44% na capacidade de cumprir prazos, além de aumento de faturamento em mais de 70% dos casos.
Além disso, 70% das empresas, por sua vez, disseram ter aumentado o faturamento no último ano.
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Sistema estará fora do ar das 19h de sexta às 23h59 de domingo
Mais da metade do valor recuperado em 2025 veio de transações tributárias firmadas neste ano e em exercícios anteriores, segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional
O Banco Central alterou as regras sobre encerramento de contas de depósitos e de contas de pagamento, adicionando novas hipóteses para o encerramento compulsório pelas instituições autorizadas
O BC e o CMN publicaram normativos que disciplinam nova metodologia de apuração do limite mínimo de capital social integralizado e de patrimônio líquido das IFs e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC
A norma entra em vigor em 3 de novembro de 2025 e revoga dispositivos anteriores que tratavam do tema
Notícias Empresariais
Dado faz parte da pesquisa Pratique ou explique: análise dos informes de governança das companhias abertas brasileiras (2025)
A forma de distribuir os lucros pode influenciar o caixa das empresas e o valor de quem investe
A autodisciplina transforma rotina em propósito e esforço em crescimento — e é assim que nasce o equilíbrio entre resultado e bem-estar
Veja como proteger seu empreendimento de possíveis sufocos financeiros
Modelo de governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes instituições
Queda na percepção da situação atual é compensada pela alta nas expectativas, com destaque para o comércio
O modelo CLT desabou e o brasileiro precisou se virar para sobreviver
Crédito descentralizado sairá do Inovacred
A Febraban está lançando o Guia de Boas Práticas de Educação Financeira no Setor Bancário Brasileiro, um documento apresentado como inédito que sistematiza experiências de instituições financeiras de todo o país
Iniciativa vai até o próximo dia 30 e envolve mais de 160 instituições
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
