A nova lei de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, sancionada na última semana, promete agitar o meio empresarial e contábil e trazer novos desafios
Notícia
Negócios emocionalmente inteligentes: por que essa será a marca das empresas do futuro
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
01/01/1970 00:00:00
Durante décadas, os negócios foram guiados exclusivamente por números, metas e produtividade. Mas um novo paradigma está se consolidando: o de empresas que entendem que emoções humanas influenciam decisões, desempenho e relações.
Negócios emocionalmente inteligentes são aqueles que reconhecem o impacto do emocional no organizacional — e atuam intencionalmente para transformar esse fator invisível em uma vantagem competitiva.
O que define uma empresa emocionalmente inteligente?
Mais do que oferecer benefícios ou programas de bem-estar, trata-se de cultivar uma cultura de empatia, escuta ativa, segurança psicológica e liderança consciente.
Essas empresas:
- Treinam suas lideranças para lidar com conflitos de forma madura;
- Estimulam o feedback construtivo e o diálogo aberto;
- Valorizam a saúde mental como pilar de sustentabilidade;
- Sabem que a experiência emocional dos colaboradores influencia diretamente a experiência dos clientes.
Peter Drucker já dizia: “A cultura come a estratégia no café da manhã”. E uma cultura emocionalmente saudável é a base para qualquer estratégia de sucesso.
Resultados que vão além do clima organizacional
Estudos da Harvard Business Review mostram que organizações que promovem ambientes emocionalmente inteligentes têm:
- Menor rotatividade de talentos;
- Maior engajamento e cooperação entre equipes;
- Tomadas de decisão mais eficazes, pois há menos ruído emocional;
- Mais inovação, pois o erro deixa de ser punido emocionalmente e passa a ser compreendido como aprendizado.
Ou seja: investir em inteligência emocional no ambiente de negócios não é apenas uma escolha ética — é uma estratégia de crescimento.
O futuro pertence aos negócios que entendem de gente
Em um mundo movido por dados, ainda são as emoções que decidem. Empresas que integram o fator humano de forma profunda, estratégica e autêntica estarão mais preparadas para os desafios do século XXI.
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam.
Notícias Técnicas
A RF concluiu que valores pagos por uma sociedade de advogados a ex-sócio, em decorrência de sua retirada do quadro societário e formalizados em acordo judicial, devem ser tratados como rendimentos tributáveis
A reforma tributária sobre o consumo inaugura uma nova lógica de apuração dos tributos, ao substituir o modelo tradicional, descentralizado e sujeito a interpretações divergentes
A doação de medicamentos a órgãos públicos e entidades beneficentes está isenta de tributação
Auditoria sobre as dificuldades dos Microempreendedores Individuais (MEI) mostrou falta de integração entre os fóruns, desinformação e desconhecimento dos programas do setor
Nova plataforma integra informações da Receita, PF e sistemas judiciais e deve impactar rotinas de compliance e análises contábeis
Avisos enviados pelo Fisco detalham cálculos e reforçam cobrança sobre empresas com trabalhadores expostos a ruído acima do limite
Credencial vinculada ao CPF surge como alternativa para confirmar faixas etárias com mais privacidade e atender às exigências do ECA Digital
A vinculação da assinatura do contador ao ato de abertura de empresas visa combater fraudes e o uso de laranjas. Entenda os impactos na responsabilidade civil e na segurança jurídica do negócio
Portaria apenas atualiza procedimentos e mantém a reabilitação como etapa obrigatória sempre que houver possibilidade de retorno ao trabalho em outra função
Notícias Empresariais
Quanto mais alto o cargo, menor o fluxo espontâneo de feedback. Por isso, líderes que atravessam bem todas as fases da gestão são os que constroem rotas intencionais para a verdade
O líder que forma sucessores cresce duas vezes. Cresce pelo que entrega hoje e cresce pelo que permite que a empresa entregue amanhã
Relatório da Workhub mostra que intranets voltam ao topo da estratégia corporativa, com alto engajamento e uso crescente de IA para comunicação e cultura organizacional
Digitalização fiscal, automação e cruzamento inteligente de dados transformam o IRPJ em um processo contínuo e estratégico, redefinindo riscos e eficiência operacional
Impacto não é apenas financeiro, mas sim sistêmico
Mercado de trabalho brasileiro desafia a atual política monetária
Equipe econômica terá objetivo de superávit de 0,25% do PIB, com tolerância para déficit zero
Brasil é segundo país do mundo em tentativas de golpes e fraudes, diz
Decidir com imperfeição responsável é parte do crescimento. E empresas que entendem isso saem na frente, não por acertarem sempre, mas por aprenderem antes
Uma empresa que lembra bem não é mais lenta. Ela é mais inteligente, porque consegue avançar sem apagar o que já construiu
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
