Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Notícia
Consumidor está mais egoísta, o que não se imaginava pós-pandemia, diz Hugo Rodrigues, da WMcCann
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
01/01/1970 00:00:00
Segundo Hugo Rodrigues, CEO da WMcCann, a pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade e também o mundo. Com isso, os consumidores passaram a priorizar segurança, conforto e um comportamento “mais egoísta”. O publicitário participou do episódio 20 do Dinheiro Entrevista.
A tese do publicitário é de que essa mudança considerável de comportamento por conta dos fatores geopolíticos fez com que a sua indústria mudasse seu modus operandi para responder aos anseios de quem compra.
“Isso [guerras e pandemia] criou, além de imprevisibilidade, um aumento do medo. E o aumento do medo em todos nós, por mais que você seja uma boa pessoa, ela te torna um pouco mais egoísta. E agora, com o passar disso, a gente começa a conviver de forma natural com as guerras, com essas mudanças estrondosas de governos, de extrema-direita ou de extrema-esquerda. Nem estou aqui para avaliar, mas por que precisa ser tão extremo? E a gente começa a criar um comportamento humano cada vez mais, pelo menos nesse momento, egoísta”, avalia.
“Quando você olha para grandes potências, como China e EUA, você não vê um caminho seguro. Você vê questionamentos. Diante disso as pessoas vão tentar se proteger. No mercado de publicidade você vai tentar saciar essa ansiedade das pessoas, porque somos uma resposta aos anseios”, completa.
O publicitário ainda frisa que esse cenário é “tudo que se imaginou que não fosse acontecer pós-pandemia”.
A WMcCann é uma das maiores agências de publicidade do Brasil, com sede em São Paulo e escritórios no Rio de Janeiro e Brasília. A agência atende a grandes marcas como Chevrolet, Banco do Brasil, Seara, MasterCard, BNDES e outras.
Hugo Rodrigues foi escolhido pelo grupo americano Interpublic para suceder Washington Olivetto na WMcCann em meados de 2017, depois de ter liderado uma das maiores viradas do mercado publicitário ao levar a Publicis do 12º ao 2º lugar no ranking de agências.
Com a WMcCann, a história se repetiu, com a agência saindo de 15º para 1º do ranking em 2020 e 2021, segundo o CENP-Meios.
Atenção virou um bem ainda mais disputado
O publicitário a frente da WMcCann, ainda sobre as tendências de mercado, avalia que a atenção virou um bem, de certa forma, mais raro e mais difícil de ser conquistado.
“O que estamos vivendo hoje é um tsunami de informações, e você acaba sendo interrompido de uma linha de raciocínio seja lá o que você esteja fazendo. Essa é uma coisa que vem acontecendo, e você pode perceber no seu rol de amigos: estamos muitas vezes ‘aqui’, mas estamos distantes”, analisa.
“Essa já começa a ser uma consequência dessa economia atual, dessa economia que vivemos pós revolução industrial, onde tínhamos uma tendência mais linear, e agora com a revolução digital – que você mesmo faz parte quando acessa um app de um banco, você já se transforma em um consumidor digital – essa economia não para de crescer e ela tende a nos deixar mais ansiosos, mais dispersos e menos focados, então fica mais difícil para qualquer um roubar ou ganhar sua atenção”, diz.
Nesse panorama, apesar da força dos grandes influenciadores, o CEO da WMcCann entende que os micro e nanoinfluenciadores estão e continuarão ganhando espaço.
“A gente passar por uma transformação no mercado de publicidade em todo o mundo. Os próprios grupos de comunicação vem comprando cada vez mais empresas de Inteligência Artificial (IA) e de creators. É uma tendência que não deve parar em pouco tempo, porque é uma economia nova, que gera muito resultado, e que tem o dinamismo do nosso atual cotidiano”, analisa.
Criatividade precisa atender o cliente, defende Hugo Rodrigues
O publicitário ainda defende que a criatividade dentro do mercado precisa, necessariamente, estar atrelada a resultados. Como exemplo, cita o exemplo do Dollynho, que apesar de não citado como uma referência no mercado, cumpriu sua prmoessa.
“O Dollynho, entendo como algo criativo, porque ele entrou na cultura popular. Poxa, se eu perguntar para a maioria do mercado especializado, provavelmente não vai dar que ele é criativo. Mas para o impacto que ele causou como movimento publicitário, ele deveria ser considerado. Então, o que é a criatividade para mim? A criatividade, no meu modo de ver, é algo que gera resultado para o cliente. Porque você, como publicitário, não é contratado para fazer o que você quer”, afirma.
Segundo Hugo Rodrigues, é assim que ele enxerga criatividade e como ‘construiu sua carreira’. “Exatamente por todos aqueles trabalhos de vendedor que eu fiz, me trouxeram essa racionalidade e esse desafio da barriga no balcão de tocar na hora que a gente está comprando alguma coisa”.
Notícias Técnicas
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Diversidade além do discurso: como o RH pode transformar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ em ações concretas e estratégicas dentro das organizações
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Quando falamos em tributação, a maior parte das conversas ainda gira em torno da arrecadação
SESCAP-LDR esclarece que o programa pode criar um cenário de insegurança para os empresários e contadores, que já lidam com uma legislação trabalhista complexa
Associação das Secretarias de Finanças das Capitais estima perda de R$ 9,5 bilhões nas receitas municipais
Nova data amplia prazo para negociação entre patrões e empregados; decisão reafirma compromisso com o diálogo social e a valorização da negociação coletiva
Notícias Empresariais
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia
Grupo de trabalho deve entregar um texto ao presidente da Câmara no dia 14 de julho
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade