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Notícia
12 franquias baratas para empreender, que custam menos de R$ 10 mil
Mesmo que o investimento seja menor, as microfranquias ainda têm riscos. Por isso, de acordo com especialista, o empreendedor precisar estar atento, pesquisar sobre a marca e o suporte que ela oferece
01/01/1970 00:00:00
Para aqueles com menos recursos, mas que desejam entrar no mundo do empreendedorismo, uma microfranquia, ou “franquia barata”, pode ser uma opção. Este formado demanda um investimento inicial de no máximo R$ 135 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Hoje, há franqueadoras que oferecem operações enxutas e em todos os setores como turismo, alimentação e até informática. Para ajudar o empreendedor, PEGN separou algumas marcas.
Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes marcas:
- Gigatron
- Keep Charged
- Suporte Smart
- CNA
- Clube Turismo
- Marketing Bag
- Tz Viagens
- CotaFácil
- Mazze
- É Seguro Corretora
- Mr. Fit
- Power Mais Energia Fotovoltaica
De acordo com a educadora financeira Luciana Ikedo, mesmo que o investimento seja menor, as microfranquias ainda têm riscos. Por isso, o empreendedor precisar estar atento e deve tirar todas as dúvidas sobre taxas, equipamentos e, se for o caso, estoque.
"Com esse valor, muitas vezes o que está sendo oferecido é um modelo de negócio mais enxuto, talvez até home based, e aí a minha primeira dica é que é fundamental entender exatamente o que está incluso nesse pacote", destaca a especialista.
Ikedo recomenda também que o empreendedor investigue bem o histórico da marca, converse com outros franqueados e procure entender se o suporte oferecido contará com treinamentos, assistências operacionais e marketing.
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Além disso, ela afirma que o contrato merece uma atenção especial. "É um documento complexo, cheio de detalhes que podem passar despercebidos, principalmente por quem está começando a empreender agora. Se possível, vale a pena consultar um advogado que entenda do assunto antes de assinar qualquer coisa", diz.
Antes de fechar o negócio, o capital de giro também deve estar no radar do empreendedor, que precisa calcular os custos operacionais e os gastos regulares. Assim, ele poderá garantir que terá reservas para cobrir despesas enquanto o negócio se estabiliza.
"Mesmo em franquias pequenas, os primeiros meses costumam ser os mais desafiadores. Muita gente entra com o valor apenas do investimento inicial e esquece que vai precisar de dinheiro para manter o negócio funcionando até ele começar a gerar receita", diz Ikedo. "Isso pode virar uma bola de neve, especialmente se a pessoa depende dessa renda para pagar suas contas pessoais", acrescenta.
Na questão financeira, de acordo com a especialista, é extremamente importante verificar o que está incluído no valor investido, quais são as taxas recorrentes (como royalties e fundo de propaganda), qual é o tempo mínimo de contrato, como funciona a renovação e quais são as penalidades em caso de desistência.
Veja a seguir 12 franquias baratas que custam menos de R$ 10 mil. As marcas são listadas do menor valor de investimento para o maior. Todas as informações foram cecidas pelas próprias empresas.
1. Gigatron
A rede, especializada em desenvolvimento e venda de software para empresas, trabalha com três modelos de negócio: Plano Habitacional, Cloud e Software Premium.
Ano de fundação / Início do franchising: 1998 / 2012
Quantidade atual de unidades: 54
Investimento inicial total: a partir de R$ 2,5 mil
Prazo estimado de retorno: de 1 a 12 meses
2. Keep Charged
Rede de microfranquia de publicidade em carregadores de smartphones. A marca nasceu em Curitiba em 2019 e atualmente conta com mais de 158 pontos de carregamentos em 22 estados brasileiros.
Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2022
Quantidade atual de unidades: 158
Investimento inicial total: a partir de R$ 4,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 2 a 4 meses
3. Suporte Smart
A rede de assistência técnica de smartphones conta hoje com 560 franquias espalhadas por todo o país. A marca possui lojas físicas e técnicos que atendem na casa dos clientes.
Ano de fundação / Início do franchising: 2010 / 2017
Quantidade atual de unidades: 560
Investimento inicial total: a partir de R$ 4,9 mil
Prazo estimado de retorno: até 9 meses
4. CNA
Presente em todos os estados e Distrito Federal, as atividades da CNA se iniciaram em 1973, no Rio Grande do Sul. A marca faz parte do grupo CNA+, com o Ctrl+Play, franquia de tecnologia e inovação que oferece cursos de robótica e programação.
Ano de fundação / Início do franchising: 1973 /1989
Quantidade atual de unidades: 750
Investimento inicial total: a partir de R$ 5 mil para a Franquia Digital destinada para municípios com menos de 50 mil habitantes
Prazo estimado de retorno: de 24 a 38 meses
5. Clube Turismo
A rede é focada no agenciamento de viagens. Com um investimento a partir de R$ 6,9 mil, o franqueado pode atuar no modelo home office ou abrir uma loja física.
Ano de fundação / Início do franchising: 2003 / 2009
Quantidade atual de unidades: 549
Investimento inicial total: a partir de R$ 6,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 5 a 12 meses
6. Marketing Bag
A empresa de publicidade em sacos de pão nasceu no primeiro ano da pandemia com foco em materiais ecológicos. O franqueado atua com prospecção de anúncios.
Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2020
Quantidade atual de unidades: 72
Investimento inicial total: a partir de R$ 6,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 1 a 4 meses
7. Tz Viagens
Empresa de agência de viagens e intercâmbio com atendimento presencial e online. A rede oferece a possibilidade de trabalho em home office, com a venda de pacotes de lazer ou corporativos.
Ano de fundação / Início do franchising: 1997 / 2012
Quantidade atual de unidades: 247
Investimento inicial total: a partir de R$ 7,5 mil
Retorno previsto do investimento: de 1 a 4 meses
8. CotaFácil
A marca atua no ramo de seguros, consórcios, empréstimos e financiamentos.
Ano de fundação / Início do franchising: 2007 / 2008
Quantidade atual de unidades: 786
Investimento inicial total: a partir de R$ 9 mil
Prazo estimado de retorno: de 6 a 18 meses
9. Mazze
Marca especializada em venda de joias. O franqueado administra um site próprio para vender itens como anéis, pulseiras, correntes, brincos e pingentes.
Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2019
Quantidade atual de unidades: 59
Investimento inicial total: a partir de R$ 9 mil
Prazo estimado de retorno: de 12 a 24 meses
10. É Seguro Corretora
A marca é focada na venda de seguros e oferece 180 tipos de coberturas para 18 segmentos.
Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2017
Quantidade atual de unidades: 1.048
Investimento inicial total: a partir de R$ 9,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 3 a 18 meses
11. Mr. Fit
A rede de fast-food de alimentação saudável, conta com um cardápio que inclui opções veganas e low carb. No modelo home office, o franqueado fica responsável por gerenciar as entregas dos produtos de casa.
Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
Quantidade atual de unidades: 886
Investimento inicial total: a partir de R$ 9,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 4 a 8 meses
12. Power Mais Energia Fotovoltaica
A rede trabalha com a venda de energia solar. O franqueado atua com a captação de clientes e venda e a matriz faz a instalação dos painéis.
Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2020
Quantidade atual de unidades: 124
Investimento inicial total: a partir de R$ 9,9 mil
Prazo estimado de retorno: 3 meses
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