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Notícia
Você se sente ficando para trás em sua carreira? 8 em cada 10 brasileiros, sim
Quando se pensa em estabilidade profissional, a primeira impressão que pode vir à mente é de uma sensação de conforto, em que o trabalhador não precisa fazer grandes esforços para além da boa realização das funções de seu trabalho
01/01/1970 00:00:00
Quando se pensa em estabilidade profissional, a primeira impressão que pode vir à mente é de uma sensação de conforto, em que o trabalhador não precisa fazer grandes esforços para além da boa realização das funções de seu trabalho. Contudo, com a atual competitividade do mercado e a alta qualificação dos candidatos, é cada vez mais importante acompanhar as tendências das áreas de atuação para não ficar para trás na carreira, buscando, sempre que possível, a atualização profissional como forma de garantir o seu espaço.
Para não sentir que estão sendo deixados para trás em suas carreiras - ou serem realmente deixados para trás pela concorrência - profissionais podem usar esse desafio como impulso motivacional para estarem em dia com as novidades do mercado. Esse ponto passa a ser ainda mais fundamental em um contexto em que oito em cada dez brasileiros já sentiram que estavam ficando para trás em suas profissões. Os dados são da DataCamp, plataforma de cursos de dados e de inteligência artificial, que buscou entender o que os brasileiros fazem para não se sentirem defasados em suas profissões.
Como os brasileiros se atualizam para a carreira?
Atualmente, além das diversas oportunidades de crescimento profissional, existem também diferentes formas de se manter em dia no trabalho. Dentre os métodos mais tradicionais, até os mais inovadores, os brasileiros parecem estar combinando diferentes formas de estudo para estarem atentos às novidades.
A realização de cursos curtos ainda é o modo mais utilizado para se atualizar profissionalmente, com 61% das respostas. Consumir vídeos educativos na internet aparece na segunda posição com uma diferença muito pequena, com a alternativa sendo método de estudo para 60% dos entrevistados. Na sequência, ambas citadas por 49% dos respondentes, aparecem a leitura de artigos e publicações acadêmicas e o acompanhamento de redes sociais de profissionais das áreas de interesse.
Martijn Theuwissen, COO da DataCamp reflete sobre o cenário e a necessidade de se buscar pelas diversas fontes de informação. “Entendemos e reforçamos a importância da realização dos cursos. Além de trazerem uma bagagem robusta embasada no conhecimento de profissionais especializados, eles são porta de entrada para mais certificações que comprovam suas habilidades essenciais para um bom currículo e para quem quer se manter bem posicionado entre as empresas”.
Além dos métodos, a frequência da busca por formas por essas formas de estudo também é um fator relevante na equação da atualização para a carreira. E os brasileiros mostraram que estão realmente engajados na melhoria de suas carreiras.
A maioria dos respondentes da pesquisa investiu em cursos e certificações nos últimos três meses (33%). Outros 25% realizaram buscaram se especializar no último ano, e 21% nos últimos seis meses. Em comparação, os números são positivos, uma vez que apenas 22% não procuraram se atualizar nos últimos doze meses ou realmente nunca investiram em cursos.
"A IA é um dos melhores exemplos do momento: ela já vem demonstrando seu potencial para transformar o mercado de trabalho, podendo transformar algumas profissões, mas também impulsionando a criação de novas oportunidades para quem acompanha essa evolução. O essencial agora é aprender a usá-la a seu favor, e investir em cursos na área pode fazer toda a diferença", conclui ele.
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