Orçamento deveria ter sido aprovado em dezembro. Desde janeiro, o Executivo opera com restrições orçamentárias, podendo gastar apenas 1/12 do previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) por mês
Notícia
Fique atento! Quais são os erros mais comuns no atendimento ao cliente
Saiba como evitar essas falhas para melhorar as vendas e a fidelização em seu empreendimento
01/01/1970 00:00:00
Atender bem os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas também é preciso evitar erros comuns para quem lida com o público. Não se atentar às falhas pode até encerrar um negócio prematuramente, de acordo com a especialista em relacionamento com o cliente do Sebrae, Edleide Alves.
“As consequências de uma experiência ruim para o cliente vão além da perda imediata da venda ou do atendimento, pode fazer com que ele deixe de se relacionar com a marca e, ainda, que fale mal da empresa, atendente ou produto/serviço”, avalia.
Alguns erros comuns que os empreendedores cometem no atendimento são:
- Vendedores ou atendentes despreparados: profissionais que não conseguem compreender a demanda do cliente, esclarecer dúvidas ou fornecer informações adequadas sobre os produtos ou serviços.
- Demora no atendimento: a lentidão no atendimento é uma das principais causas de reclamações dos clientes.
- Falta de canais ou dificuldade na comunicação: a ausência de meios eficazes para que o cliente entre em contato com a empresa pode gerar insatisfação.
- Dificuldade na resolução de problemas: complicações em processos como trocas ou devoluções de produtos defeituosos afetam negativamente a experiência do cliente.
Como evitar os erros
Segundo a analista, cada momento de atendimento faz parte do relacionamento com o cliente. Uma boa experiência pode ser resumida em três palavras: reconhecer, facilitar e encantar.
Avalie o comportamento e a relação do cliente com o mercado – existem muitos dados gratuitos disponíveis na internet – e, principalmente escute, sempre. Só ele poderá dizer qual é a melhor forma de atendê-lo.
Edleide Alves, especialista em relacionamento com o cliente do Sebrae.
Para evitar os principais erros no atendimento, o Sebrae recomenda três ações:
- Capacitação da equipe: treinamentos constantes para que os vendedores conheçam o perfil dos clientes, a área de atuação da empresa e as especificidades dos produtos e serviços oferecidos.
- Estrutura adequada: garantir uma estrutura física e de pessoal que permita um atendimento ágil e eficiente, especialmente em períodos de maior movimento, quando o atendimento é presencial. É importante ter uma boa fluidez no atendimento digital via site, redes sociais, mensagens ou telefone.
- Transparência nas políticas: manter os clientes informados sobre procedimentos de troca e devolução de produtos, para evitar surpresas desagradáveis.
Cursos e capacitações
O Sebrae também oferece diversos cursos que auxiliam o empreendedor a melhorar processos de atendimento e relacionamento com o cliente, como: Atendimento ao Cliente, Qualidade do atendimento ao cliente, Customer Success: Como Conquistar e Manter Clientes e Comunicação no processo de vendas para pequenos negócios.
“Atender não se trata de uma interação isolada. Cada momento de atendimento faz parte do relacionamento com o cliente. Quando ele continua voltando ao longo do tempo, muitas vezes se transforma em um promotor ou ‘advogado da marca’, aquele que divulga seus produtos e serviços, indica para amigos e defende quando alguém fala mal do seu negócio”, completa a analista.
Notícias Técnicas
Declaração do Imposto de Renda 2025 deve ser feita de 17 de março a 30 de maio; veja a tabela em vigor, quem está isento e quem deve declarar
Governo enviou ao Congresso Nacional nesta terça-feira (18) o projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil
O governo encaminhou a proposta com urgência constitucional – aquela que só pode ser atribuída pelo presidente da República e que determina a apreciação em 45 dias
Segundo interlocutores do presidente, ele pretende tirar o sindicalista do comando do fundo de pensão
A companhia repensa o patamar em meio a um cenário de ‘inundação de aço da China’, que provoca prejuízos à indústria nacional e subutilização da capacidade de produção da empresa no país
Chegou o dia da Super Quarta. Hoje, os bancos centrais do Brasil e Estados Unidos, além da China e Japão, anunciam suas decisões de política monetária.
Os valores serão disponibilizados a partir do próximo dia 28. E, de acordo com os cálculos do governo, o saldo médio disponível para saque é de R$ 2,8 mil
Receita também não pedirá mais o número de recibo da declaração de 2024 para quem optou pelo envio pelo portal e-CAC
Pessoas, órgãos e entidades têm 15 dias para apresentar manifestação escrita sobre o tema
Notícias Empresariais
Competências técnicas, como inteligência artificial e análise de dados, e socioemocionais, como comunicação e visão estratégica, estão entre as mais valorizadas pelas empresas
Copom decidiu aumentar a taxa de juros em um ponto percentual, na quinta alta consecutiva
A avaliação é de um relatório da Íntegra Associados com base em informações públicas
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou na segunda-feira (17/3) que a pasta vai propor o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina dos atuais 27% para 30%
Obrigatoriedade do Código de Regime Tributário (CRT 4) deve impactar a emissão de notas fiscais e exigir mais atenção dos MEIs.
A 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai unificar a posição sobre a legalidade da produção de relatórios de inteligência financeira (RIF) do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a pedido dos órgãos de persecução penal
Com o início do prazo de declaração em andamento, especialistas explicam quando o Pix chama a atenção do 'leão' e mostram o que você precisa saber para declarar suas movimentações corretamente
Ele tinha procuração específica, o que afasta a necessidade de uma guia para cada finalidade
Com popularidade em queda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta emplacar novas regras no Imposto de Renda (IR) com potencial de agradar milhões de brasileiros e prejudicar uma parcela bem menor da população
Autoridade monetária informou que foram expostos dados de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade