Ajuste Sinief padroniza a guarda dos arquivos “XML” com efeitos a partir de 1° de maio
Notícia
Brasileiros passam mais de 9 horas por dia nas redes sociais
O país fica apenas alguns minutos atrás da África do Sul, com 9h24
01/01/1970 00:00:00
O Brasil se destaca mundialmente pelo tempo que seus cidadãos passam online nas redes sociais — em média, 9 horas e 13 minutos por dia, segundo o “Relatório Digital 2024: 5 billion social media users”, da We Are Social e Meltwater. O país fica apenas alguns minutos atrás da África do Sul, com 9h24.
Já o Data Report 2024 Brasil, também da We Are Social e Meltwater, que abrange usuários com idade entre 16 e 64 anos, indica que WhatsApp (com 93,4% de alcance), Instagram (91,2%) e Facebook (83,3%) formam o pódio das plataformas mais utilizadas. O TikTok vem um pouco atrás, com 65,1%.
Por sua vez, a mais recente edição da análise “Tendências de Social Media”, da Comscore (2023), coloca o Brasil como o terceiro maior consumidor de redes sociais digitais em todo o planeta. YouTube, com alcance de 96,4%; Facebook (85,1%); e Instagram (81,4%) são as redes que aparecem no estudo como as mais acessadas.
Esse tempo investido nas redes sociais, como WhatsApp, Instagram e Facebook, evidencia a relevância desse ambiente digital para o consumo. O “Data Report 2024 Brasil” aponta que 74% dos usuários buscam produtos e serviços nas redes, e 54% afirmam que seguir uma marca influencia diretamente suas decisões de compra.
Assim, as redes sociais não são apenas plataformas de conexão, mas são fundamentais na vida do consumidor, moldando suas decisões de compra e influenciando suas preferências. Ou seja, para as empresas, estar visível nesse ambiente digital não é mais uma opção, mas uma necessidade. No entanto, em meio a um mar de perfis e conteúdos, a verdadeira questão é: como se destacar?
Para as consultoras Aline Kalinoski e Paula Kodama, sócias da Nowa Creative Marketing, ser visto não é suficiente para uma empresa; é preciso ser lembrado e, finalmente, escolhido. Elas destacam que “as redes sociais podem ter grande influência na decisão de compra do consumidor”, mas, para isso, é necessária uma estratégia bem elaborada.
Para se destacar, a dupla identifica três pilares fundamentais: gestão eficiente das mídias digitais, branding forte e produção de conteúdo audiovisual. A gestão inclui a otimização de perfis, criação de conteúdo e análise de desempenho. O brand awareness (aumentar a visibilidade da marca) ajuda a estabelecer uma identidade sólida, enquanto o audiovisual, que gera alto engajamento, é essencial para captar a atenção do público.
“Esses pilares não apenas aumentam a visibilidade, mas também constroem a reputação e a autoridade da marca, impactando consideravelmente a decisão de compra do consumidor”, afirmam as especialistas. No competitivo universo digital de hoje, uma presença online estratégica é a chave para que as marcas se destaquem e prosperem, criando uma presença que não apenas informa, mas também engaja e inspira.
O engajamento, por sua vez, se estabelece como uma relação de confiança e empatia. Ele se manifesta quando os usuários interagem com a marca por meio de curtidas, comentários e respostas, representando um envolvimento significativo entre a marca e o consumidor.
Os vídeos, em particular, merecem destaque nesse cenário. O audiovisual tem se tornado o formato preferido por várias razões, incluindo sua capacidade de captar atenção rapidamente e transmitir informações de maneira mais envolvente. Plataformas como YouTube, TikTok e Instagram impulsionaram ainda mais essa tendência, oferecendo conteúdos visuais que atraem o público.
“Estudos indicam que vídeos não apenas geram mais engajamento, mas também melhoram a retenção de informações, tornando-se uma ferramenta poderosa para marketing e comunicação”, destacam as consultoras.
Segundo dados da Cisco, em 2022, 82% do tráfego global da internet foi gerado por vídeos. “Recomendamos que nossos clientes invistam nesse formato de comunicação, pois ele é uma maneira altamente eficaz de alcançar e interagir com seus públicos”, diz Aline. Um exemplo disso é o formato de vídeo em tela cheia vertical (9:16), que se mostra especialmente atrativo para os usuários que acessam conteúdo via smartphones. E o resultado vale a pena: 80% das empresas conseguem ser lembradas já no primeiro ano de atuação nas redes sociais (Social Media Examiner).
Notícias Técnicas
Apesar do prazo legal de 60 dias, pedidos de restituição no Simples Nacional podem levar anos; contador tem papel essencial no processo.
Nova funcionalidade do PGMEI facilita o pagamento de débitos passados e futuros, poupando tempo e simplificando a rotina do microempreendedor
Mais do que uma exigência legal, a NR-1 é um espelho da cultura organizacional. Quando líderes e RH atuam juntos, o cuidado deixa de ser protocolo e se transforma em valor estratégico.
Alguns fatores podem inserir o MEI a prestar contas à Receita Federal
Decisão do CARF: ganho potencial não configura lucro realizado para fins tributários
Instituto também dá instruções de como pedir estorno dos valores e realizar denúncia
Golpistas sofisticam suas estratégias para tentar dar credibilidade a mensagens falsas e enganar os contribuintes
“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool
Grupo de trabalho do CNJ elabora proposta para unificar julgamentos dos novos tributos, visando eficiência e segurança jurídica
Notícias Empresariais
Apesar de reconhecerem os avanços do programa, entidades do setor de TICs manifestam preocupação com a possibilidade de instalação de data centers em ZPEs
Apesar de reconhecerem os avanços do programa, entidades do setor de TICs manifestam preocupação com a possibilidade de instalação de data centers em ZPEs
PEC que propõe reduzir jornada de trabalho para 36 horas semanais, sem corte de salário, levanta questões sobre impacto econômico, estagnação produtiva e saúde do trabalhador CLT
Líderes financeiros globais foram a Washington na última semana em busca de esclarecimentos sobre o que será necessário para obter algum alívio
Em entrevista coletiva sobre prioridades regulatórias da autarquia, Gomes ponderou que essa revisão não tem ligação com nenhum acontecimento conjuntural
Investidores avaliam o embate comercial à medida que Washington suaviza a retórica tarifária
A partir desta sexta-feira, 25, é possível solicitar empréstimos com o modelo de crédito consignado CLT através das plataformas dos próprios bancos
Presidente dos EUA ainda acrescentou que espera ter uma lista completa de acordos anunciados nas próximas três a quatro semanas
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Empresas que investem em saúde mental fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade, criando um ambiente mais sustentável para talentos e negócios.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade