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Notícia
Startup GOV.BR do Porto Sem Papel recebe dois prêmios em evento de governo digital
Parceria entre os ministérios da Gestão, Portos e Aeroportos e o Serpro recebe prêmios de “Melhor solução de governo digital Orientada ao Governo” e o geral de “Excelência em Governo Digital”
01/01/1970 00:00:00
A Startup GOV.BR do Porto Sem Papel (PSP) foi destaque do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2024, conquistando dois troféus que reafirmam sua relevância para o setor portuário brasileiro. Além de ser eleito a Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo, o projeto foi consagrado como o vencedor geral da premiação, confirmando seu impacto inovador no cenário digital brasileiro. A cerimônia foi realizada na última semana.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apoia o PSP a partir de um dos times do Programa Startup GOV.BR, desenvolvendo uma série de funcionalidades para agilizar as operações portuárias. Esse programa do MGI tem como objetivo apoiar e acelerar projetos de transformação digital do governo federal.
Com essa iniciativa, o MGI consegue apoiar os órgãos nesses processos, promovendo a modernização da administração pública e beneficiando também cidadãos e empresas. “Nosso trabalho é para ampliar o governo digital de toda a administração pública. Esses prêmios representam o resultado deste nosso esforço em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos para o programa Porto Sem Papel, que é uma Startup GOV. BR”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
Para Carlos Tiego Arruda, coordenador do PSP no Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e que recebeu os troféus no evento, a conquista é o resultado de um esforço coletivo. "Essa premiação é uma coroação por todo o esforço que foi feito por todos os participantes desse projeto: a equipe do MPOR, do Serpro, do Ministério da Gestão e Inovação e de todos os envolvidos. Além de reconhecer tudo o que foi feito, esse prêmio fortalece um trabalho que traz muitos benefícios para a sociedade. Para nós, é uma grande satisfação poder prestar um serviço de eficiência, de qualidade e que dá muito retorno ao país", celebra.
O Porto Sem Papel, lançado em 2011, revolucionou a operação portuária brasileira ao reduzir drasticamente a burocracia e otimizar processos. O tempo médio de liberação de uma embarcação, que antes levava 20 dias, foi reduzido para apenas cinco dias, um avanço que impacta diretamente o "custo Brasil". Hoje, a solução está em operação em mais de 185 portos públicos e privados no país, acumulando mais de 48 mil atracações apenas em 2023.
Maurício Paiva, gestor de negócio do projeto PSP no Serpro, compartilha do mesmo sentimento e destaca a importância da parceria. "É muito gratificante para o Serpro estar junto com a Secretaria Nacional de Portos nessa premiação, na qual a qualidade da solução é reconhecida. Isso nos inspira a avançar cada vez mais, em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos, sempre buscando o melhor para o nosso país e para o Estado brasileiro", declara Paiva.
Prêmio
O Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Anualmente, a premiação reconhece os melhores projetos de governo digital no Brasil, estimulando a inovação e a modernização da gestão pública.
O Gov.Digital tem seis categorias de Melhor solução de Governo Digital, são elas: Orientada ao Governo; Orientada ao Cidadão; para Governo Aberto; para Governança Digital; Inclusivo; e baseada em Inteligência Artificial. E ainda tem três prêmios especiais: Valor Público; Valor Sustentabilidade e ODS; e o geral de Excelência em Governo Digital.
A cerimônia ocorreu durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop-2024), também organizado pela ABEP-TIC.
*Com informações do Serpro.
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