No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Notícia
Má gestão dos contratos consome 18% do tempo das empresas do Brasil, aponta estudo
Estudo feito pela Deloitte entrevistou mais de 1 mil líderes de tecnologia e negócios em dez países das Américas.
01/01/1970 00:00:00
Empresas em todo o mundo enfrentam desafios significativos ao lidar com processos manuais de gestão de contratos. São frequentemente artesanais, repetitivos e morosos, resultando em desperdício de tempo e recursos financeiros.
O erro humano é comum, acarretando multas e prejuízos frequentes, além de exigir esforços de muitas pessoas para realizar tarefas similares, devido à ausência de um processo maduro e definido.
Segundo o relatório "Gestão Digital de Contratos: Liberando o Valor do Gerenciamento de Acordos", feito pela Deloitte, as ineficiências na gestão de acordos resultam em uma perda anual de quase US$ 2 trilhões no valor econômico global para as empresas, causando diminuição da produtividade e perdas de oportunidades de receita.
Além disso, corporações com fluxos de trabalho contratuais desconectados gastam, em média, 18% mais tempo em tarefas contratuais, resultando em mais de 55 bilhões de horas desperdiçadas por ano.
O estudo que entrevistou mais de 1 mil líderes de tecnologia e negócios em dez países das Américas, tinha como objetivo entender os desafios e oportunidades na gestão de acordos, incluindo dificuldades, critérios de compra e soluções ao longo do ciclo de vida dos contratos.
No dia a dia das empresas, esses problemas se traduzem em altos níveis de estresse entre os profissionais, ineficiência operacional crônica e impacto direto no caixa, com prejuízos decorrentes de multas por descumprimento sendo uma constante.
O co-fundador da Contraktor, Henrique Flôres, plataforma de assinatura digital e gestão completa do fluxo de contratos explica: "A baixa maturidade em gestão por processos de negócio e a falta de automação evidenciam um fluxo friccionado e cheio de falhas no ciclo de contratações. Portanto, os prejuízos financeiros se tornam os únicos resultados possíveis dentro de um modelo arcaico que persiste nas empresas desde sempre”.
O executivo conta que, em 2024, as pessoas ainda gerenciam contratos como faziam no século passado, em caixas de papelão com arquivos e impressão aos montes.
No CLM da Contraktor, o processo se torna digital de ponta a ponta, se tornando simplificado, e as empresas podem ganhar trilhões de dólares, pois, segundo estudo recentemente feito pela Deloitte, a perda pecuniária alcança tais cifras sem uma gestão contratual efetiva.
O papel da Inteligência artificial
A Inteligência Artificial (IA) surge como uma solução promissora para esses desafios. Aplicada como um assistente dos profissionais de compliance e jurídico, a IA pode realizar tarefas de leitura, análise e inserção de dados em planilhas, que tradicionalmente levariam semanas, em poucas horas.
A IA extrai dados dos documentos, audita cláusulas conforme parâmetros da empresa, identifica riscos contratuais e os gerencia através de relatórios automatizados, acelerando em mais de dez vezes o processo.
"A organização documental, geração de dados e negociação contratual pode entrar em um novo patamar de profissionalização, pois com a IA, todo trabalho manual de gestão do ciclo de vida de contratação, atualmente muito mal realizado pelas empresas, pode se tornar efetivo e gerar subsídios para a tomada de decisões assertivas, em minutos, mitigando riscos e gerando receita para o negócio”, afirma Flores.
Essa transformação tecnológica promete um futuro onde as empresas terão maior controle sobre seus negócios firmados com parceiros, clientes e fornecedores.
Atualmente, mesmo as organizações que utilizam sistemas de gestão de ciclo de vida de contratos (CLM) muitas vezes desconhecem a quantidade exata de contratos assinados, sua plena execução e potenciais melhorias nas dinâmicas comerciais e financeiras, devido à falta de alimentação adequada dessas ferramentas.
A automação e a inteligência contratual não só aumentam a eficiência e reduzem o tempo necessário para a gestão de contratos, mas também previnem erros e fraudes através do monitoramento automatizado. Além disso, garantem conformidade legal e regulatória com auditorias automáticas, oferecendo flexibilidade e escalabilidade para empresas de diferentes tamanhos.
À medida que as empresas adotam essas tecnologias emergentes, elas não apenas desburocratizam seus processos, mas também criam oportunidades significativas para a geração de receita e a melhoria da eficiência operacional, pavimentando o caminho para um ambiente de negócios mais ágil e competitivo.
Com informações da NR7
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Sistema estará fora do ar das 19h de sexta às 23h59 de domingo
Mais da metade do valor recuperado em 2025 veio de transações tributárias firmadas neste ano e em exercícios anteriores, segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional
O Banco Central alterou as regras sobre encerramento de contas de depósitos e de contas de pagamento, adicionando novas hipóteses para o encerramento compulsório pelas instituições autorizadas
O BC e o CMN publicaram normativos que disciplinam nova metodologia de apuração do limite mínimo de capital social integralizado e de patrimônio líquido das IFs e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC
A norma entra em vigor em 3 de novembro de 2025 e revoga dispositivos anteriores que tratavam do tema
Notícias Empresariais
A autodisciplina transforma rotina em propósito e esforço em crescimento — e é assim que nasce o equilíbrio entre resultado e bem-estar
Veja como proteger seu empreendimento de possíveis sufocos financeiros
Modelo de governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes instituições
Queda na percepção da situação atual é compensada pela alta nas expectativas, com destaque para o comércio
O modelo CLT desabou e o brasileiro precisou se virar para sobreviver
Crédito descentralizado sairá do Inovacred
A Febraban está lançando o Guia de Boas Práticas de Educação Financeira no Setor Bancário Brasileiro, um documento apresentado como inédito que sistematiza experiências de instituições financeiras de todo o país
Iniciativa vai até o próximo dia 30 e envolve mais de 160 instituições
Quando o ritmo é guiado por propósito e autocuidado, o trabalho deixa de ser corrida e se torna construção
O antigo debate entre estilos de negociação duros e brandos perde o sentido; a verdadeira distinção está na competência
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
