O objetivo é facilitar o cumprimento das obrigações pelos operadores de comércio exterior
Notícia
Entenda como PMEs podem gerenciar crises nas redes sociais e a importância disso
Empresas devem entender que monitoramento constante é uma forma de ficar antenado para responder prontamente.
01/01/1970 00:00:00
Com o avanço da internet e das redes sociais, cria-se um terreno fértil entre pequenas e médias empresas (PMEs) e clientes, apesar disso, ao mesmo tempo que facilitam uma aproximação, trazem desafios.
Diante disso, saber como gerenciar momentos de crise é uma habilidade fundamental para preservar a imagem e a confiança da PME.
Diante desse cenário, veja algumas recomendações de especialistas sobre como fazer isso.
Monitoramento do público
O primeiro passo para lidar com uma crise é saber que ela está acontecendo.
De acordo com o professor de marketing, Benjamin Rosenthal, “caso uma determinada publicação em uma rede social tenha muitos comentários e a maior parte seja negativa, a empresa está vivendo uma crise".
“Essas ferramentas trabalham 24 horas por dia e a empresa pode saber que algo deu errado em poucas horas. Então, é possível criar um plano de ação”, acrescenta o especialista.
Além disso, o também professor de marketing, Diego Oliveira, “esse monitoramento deve ser feito frequentemente, já que o internauta pode se comunicar com a marca a qualquer momento do dia. A organização deve estar sempre preparada”.
Tempo ideal de resposta
Diante disso, não há um tempo certo para se posicionar nas redes sociais em um momento de crise, porém Oliveira explica que a internet é ágil e, por isso, espera respostas rápidas.
“Nem sempre a empresa tem um posicionamento imediato. Neste caso, ela deve avisar que está ciente da situação e discutir a questão internamente para levar um retorno ao público posteriormente”, afirma.
Além disso, as próprias interações dos internautas podem auxiliar a empresa a chegar a uma solução.
"É importante sempre deixar claro que a empresa entende que errou e tem uma solução para a questão. Pedir desculpas é a melhor maneira de continuar abrindo portas e manter uma boa relação com o consumidor."
Um ponto que ambos os especialistas citaram é que, mesmo em casos em que as empresas não concordem com o posicionamento do público, é importante reconhecer que a ação gerou um ruído de comunicação.
Respostas prontas
Segundo Oliveira, a tecnologia pode ser uma aliada no atendimento ao consumidor, por exemplo, com chatbots que acabam solucionando questões básicas de comunicação no dia a dia.
Apesar dessa facilidade, as marcas não devem se esquecer do relacionamento com os consumidores, entendendo como se relacionar com o indivíduo e criar com ele uma conexão."
“Quando é um comentário negativo, não basta apenas copiar e colar uma resposta. A empresa deve entender de onde está vindo cada reclamação, por que ela está sendo feita e, com base nisso, criar um plano de ação para respondê-lo adequadamente”, afirma Oliveira.
Conforme explica Oliveira, essa resposta mais humanizada auxilia a marca a se relacionar melhor com seus clientes e criar com eles uma conexão.
Com informações do Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Notícias Técnicas
Apesar de não haver prazos fiscais ou obrigações acessórias vencendo na próxima segunda-feira, os profissionais contábeis deverão estar atentos na próxima sexta-feira ,limite de dados para envio de declarações importantes.
Versão 7.6 do FAQ EFD ICMS/IPI inclui orientação sobre escrituração de CBS, IBS e IS, esclarecendo campos e regras para os novos tributos
Benefício reconhece a presença regular dos colaboradores e pode ser adotado por empresas como forma de incentivo. Veja o que diz a CLT e como calcular
O abandono de emprego permite a demissão por justa causa se houver ausência injustificada por mais de 30 dias. Veja como caracterizar e os cuidados legais
Empresas devem atualizar sistemas até setembro para evitar problemas com NF-e
Entenda os impactos, desafios operacionais e as estratégias para se adaptar a essa nova realidade fiscal
Declaração anual do MEI entregue com atraso gera multa de 2% ao mês, com valor mínimo de R$ 50. Sem envio, CNPJ fica irregular e bloqueado no Simples Nacional
Seu saldo credor de ICMS pode virar pó. A promessa de pagar em 20 anos é uma armadilha. Saiba como transformar esse ativo em caixa agora, antes que a transição para o IBS aniquile seu valor
Documento obrigatório segundo a CLT e a NR-7, o ASO atesta se o trabalhador está apto para exercer suas funções e é essencial para a saúde e segurança no trabalho
Notícias Empresariais
A liderança que inspira não é perfeita, mas é honesta. Ela reconhece desvios, corrige rotas e se compromete com o que propõe
O mundo precisa de líderes com currículo e coração. E a boa notícia é que ainda dá tempo de ajustar os trilhos
Empresas tem entre 1 e 31 de agosto para participar da quarta edição do relatório previsto na Lei da Igualdade Salarial, que fiscaliza e dá visibilidade às diferenças salariais entre homens e mulheres na mesma função
O split payment, trazido pela reforma tributária, automatiza a arrecadação e impacta o capital de giro das empresas, exigindo adaptação tecnológica e jurídica
Pesquisa da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira, em parceria com o Instituto Axxus de Pesquisas, acende o alerta sobre os riscos do uso desenfreado do crédito consignado no Brasil
Devolução de tributos e estratégias para empresas do Simples Nacional
Associados informam cancelamento de pedidos de clientes americanos
A verdadeira produtividade vem de equipes que se sentem seguras para pensar, experimentar, falhar e tentar de novo
Mais do que um ambiente descontraído, a felicidade corporativa se consolida como um pilar estratégico para engajamento, produtividade e retenção de talentos
RHs devem se preparar para novo ciclo de contratações e valorização do capital humano, com foco em inclusão, formalização e desenvolvimento de talentos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade