Ajuste Sinief padroniza a guarda dos arquivos “XML” com efeitos a partir de 1° de maio
Notícia
"Stay interviews": o que são as entrevistas de permanência e como podem apoiar na retenção de talentos
Empregadores podem apostar nesta medida para evitar apenas conversas nos pedidos de demissões e sim conversas para manter a satisfação do funcionário.
01/01/1970 00:00:00
Está oficialmente aberta a temporada de balanços, não apenas financeiros e fiscais, mas da carreira, da saúde, dos relacionamentos e de outras dimensões importantes da vida. O final do ano convida todos a refletirem sobre os erros e acertos dos últimos doze meses e a pensar nos que virão pela frente.
“Não é à toa que muitos profissionais, nesta época, acabam planejando mudanças de emprego, de área, entre outras, aproveitando o clima de recomeço que todo ano novo inspira. Para as empresas, esse momento é propício para conhecer e implementar as chamadas stay interviews, uma tendência crescente em vários países e que têm tudo para fazer sucesso no Brasil também”, afirma o diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, Fernando Mantovani.
Para esclarecer as dúvidas sobre essa nova tendência, o diretor preparou um guia completo sobre o tema, confira.
Mas o que são, afinal, as stay interviews?
Em tradução livre, as “stay interviews” seriam algo como “entrevistas de permanência”, em oposição às conversas de encerramento que as organizações realizam quando um funcionário pede demissão. Em vez de detectar e tentar ajustar pontos críticos na saída de um profissional, apelando para as perigosas contrapropostas, a ideia é agir preventivamente, pensando na retenção estratégica de talentos.
Os dados do Guia Salarial 2024 da Robert Half mostram que este continua sendo um tema bastante sensível no universo corporativo. De acordo com o estudo, 73% das empresas ouvidas se disseram preocupadas ou muito preocupadas com a retenção de profissionais-chave.
A preocupação, na visão delas, está relacionada a desafios como abordagem da concorrência, ausência de oportunidades de crescimento, falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, carência de flexibilidade (trabalho remoto, horário flexível) e ausência de programas de reconhecimento.
Adotar as stay interviews é uma ótima medida para lidar com esse cenário. Elas podem ser realizadas mensalmente, trimestralmente ou até semestralmente – é recomendável ter uma periodicidade definida para que as queixas não se acumulem a ponto de ocasionar demissões. Em geral, é o departamento de RH quem ouve os funcionários individualmente. Eles devem ser incentivados a expressar como se sentem em relação ao próprio desempenho, a colegas e gestores, e à empresa de forma geral.
“Os inputs obtidos nessa comunicação devem gerar soluções concretas, o que não significa necessariamente atender às demandas feitas, mas buscar alternativas viáveis para todos. É válido, ainda, estimular os profissionais a falarem dos pontos positivos da organização para que a visão do que está funcionando ou não seja completa”, afirma Mantovani.
Dicas para melhorar a comunicação
As entrevistas de permanência são muito úteis, mas por si só, não fazem milagre, explica o diretor. O segredo para obter sucesso é estabelecer uma comunicação confortável e segura para ambas as partes. A seguir, ele compartilha algumas dicas para emplacar um diálogo produtivo:
- Contato presencial: por ser uma conversa delicada, o ideal é que ela aconteça com o famoso “olho no olho”, e não por videochamada, e-mail e similares, já que esses recursos dão margem à frieza e mal-entendidos;
- Escute com atenção: é preciso dar espaço e tempo para o interlocutor falar, sem interrompê-lo e muito menos fazer suposições e julgamentos precipitados. Ir com respostas prontas é outro erro comum que atrapalha esse momento de troca;
- Seja confiável: é primordial que o funcionário se sinta à vontade para falar. Ofereça privacidade, tranquilidade e a certeza de que não haverá uma reação negativa à conversa. O conteúdo ouvido deve ser respeitado e trabalhado da melhor forma possível;
- Recapitule o principal: repassar o que foi dito, para se certificar de que compreendeu seu interlocutor e de que foi compreendido por ele corretamente, ajuda a fechar o encontro com chave de ouro.
Poucos recursos são tão efetivos dentro de uma organização quanto o diálogo sincero e construtivo. Por mais avançadas que sejam as tecnologias de comunicação ou por mais modernos que sejam os manuais de administração, as velhas e boas conversas são insubstituíveis. Elas são um caminho para obter melhorias, aumentar o entrosamento e manter o nível de satisfação dos funcionários em ascensão.
Fonte: Robert Half e Fernando Mantovani
Notícias Técnicas
Apesar do prazo legal de 60 dias, pedidos de restituição no Simples Nacional podem levar anos; contador tem papel essencial no processo.
Nova funcionalidade do PGMEI facilita o pagamento de débitos passados e futuros, poupando tempo e simplificando a rotina do microempreendedor
Mais do que uma exigência legal, a NR-1 é um espelho da cultura organizacional. Quando líderes e RH atuam juntos, o cuidado deixa de ser protocolo e se transforma em valor estratégico.
Alguns fatores podem inserir o MEI a prestar contas à Receita Federal
Decisão do CARF: ganho potencial não configura lucro realizado para fins tributários
Instituto também dá instruções de como pedir estorno dos valores e realizar denúncia
Golpistas sofisticam suas estratégias para tentar dar credibilidade a mensagens falsas e enganar os contribuintes
“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool
Grupo de trabalho do CNJ elabora proposta para unificar julgamentos dos novos tributos, visando eficiência e segurança jurídica
Notícias Empresariais
Em entrevista coletiva sobre prioridades regulatórias da autarquia, Gomes ponderou que essa revisão não tem ligação com nenhum acontecimento conjuntural
Investidores avaliam o embate comercial à medida que Washington suaviza a retórica tarifária
A partir desta sexta-feira, 25, é possível solicitar empréstimos com o modelo de crédito consignado CLT através das plataformas dos próprios bancos
Presidente dos EUA ainda acrescentou que espera ter uma lista completa de acordos anunciados nas próximas três a quatro semanas
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Empresas que investem em saúde mental fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade, criando um ambiente mais sustentável para talentos e negócios.
Avaliações foram feitas pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPO)
Nesta quinta-feira, 24, o INSS começa a repassar aos aposentados e pensionistas os pagamentos da primeira parcela de antecipação do 13º salário
Afirmação reduziu os temores de que a independência do banco central americano esteja ameaçada
Comércio exterior é emprego, é renda, é desenvolvimento, é oportunidade. Ao invés de fecharem-se as economias, o Brasil defende multilateralismo e livre mercado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade