Esclarece os procedimentos a serem adotados pelos empregadores, para o correto recolhimento do FGTS relativo ao 13º salário e às remunerações na competência de desligamento
Notícia
Entenda os direitos do trabalhador impactado por uma greve
A paralisação, que foi a quarta em 2023 no transporte público por trilhos de São Paulo, teve como principal motivação a contrariedade em relação às propostas de privatização do serviço.
01/01/1970 00:00:00
A terça-feira (28) foi, mais uma vez, complicada para muitos trabalhadores. Com uma greve unificada entre o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, algumas linhas da capital paulista tiveram paralisação total, operação parcial ou operação parcial. Por conta disso, a prefeitura suspendeu o rodízio municipal de veículos, mas isso não facilitou a vida dos colaboradores impactados pela greve, uma vez que pela manhã foram registrados 630 km de lentidão.
A paralisação, que foi a quarta em 2023 no transporte público por trilhos de São Paulo, teve como principal motivação a contrariedade em relação às propostas de privatização do serviço.
Uma vez que é difícil prever se haverá ou não nova greve até o final do ano, é fundamental que cada profissional entenda quais são os seus direitos em circunstâncias assim. A advogada Tatiana Ferreira, especialista em Direito do Trabalho, é quem tira as dúvidas:
RH Pra Você: Caso o trabalhador não consiga se dirigir ao trabalho, ele pode sofrer algum tipo de represália?
Tatiana: Pode, sim. Todavia, é fortemente indicado que as empresas tenham bom senso diante de cenários como o de uma greve. Nestes casos, a recomendação é que o empregador autorize o trabalho remoto, caso seja possível, ou ofereça alternativas para o empregado chegar à empresa, como um fretado. Destaco que o trabalhador pode pedir indenização caso tenha que arcar com custos para se dirigir ao local de trabalho.
Fato é que, de acordo com as leis trabalhistas, o colaborador pode ter o dia de trabalho descontado caso não consiga comparecer ao escritório, mesmo com uma greve em andamento que o afete. Mas não é recomendado que tal literalidade seja aplicada.
RH Pra Você: Isso vale mesmo para casos nos quais o trabalhador não consiga nenhum meio para chegar ao trabalho?
Tatiana: Isso é muito circunstancial. Neste caso estaríamos falando de um contexto no qual não exista nenhum plano B de locomoção, o que pode ser a realidade em áreas mais isoladas ou em cidades que contam com menos serviços de transporte.
Quando pensamos no caso da greve de metrô e trens em São Paulo, por exemplo, o trabalhador tem como opção ônibus, serviços de aplicativos, táxis, então há meios para driblar a greve. Por mais que possam ocorrer atrasos por conta de transporte público lotado ou lentidão de trânsito, ainda assim é obrigação do funcionário o comparecimento ao trabalho caso exigido.
RH Pra Você: Há o risco de demissão para quem faltar por se sentir impactado pela greve?
Tatiana: Sempre há o risco de uma punição quando falamos de uma empresa que leva ao extremo determinadas situações. Nem preciso dizer, porém, o quanto eu desencorajo que algo do gênero seja feito.
Se o trabalhador tem o documento de vale-transporte assinado com todas as devidas informações, o RH facilmente ligará os pontos para entender se a greve afeta ou não o empregado. Descontos de salário ou uma eventual demissão por conta de uma greve podem se tornar casos de justiça e a tendência é que a decisão seja favorável ao colaborador. Não há razão para as organizações se submeterem a transtornos assim, especialmente por não haver uma legislação específica.
RH Pra Você: Como empresas e trabalhadores devem, então, proceder em dias de greve?
Tatiana: Com o máximo de comunicação e, principalmente, bom senso. Muitas greves não ocorrem de repente, elas são informadas com antecedência, portanto, nesta etapa, líderes e liderados conseguem montar um plano de ação.
Notícias Técnicas
Pacote de integração Versão 1.0.0 inclui o Manual de Orientação do Usuário (MOD), Leiautes, Schemas XSD e Regras de Validação
O Ajuste SINIEF nº 43/2025 prorrogou algumas alterações importantes na NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)
Foi publicado, no Diário Oficial da União, na terça-feira (9), o Ajuste SINIEF nº 49/2025, que adequa a legislação do ICMS às novas regras da Reforma Tributária
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica de Exploração de Via, iniciou um programa piloto destinado as Concessionárias de Exploração de Rodovias
O Confaz publicou o Despacho Nº 42, de 8 de dezembro de 2025, que traz novos ajustes do SINIEF que atualizam procedimentos fiscais
Regra da CLT proíbe o início das férias nos dois dias que antecedem feriados ou repouso semanal remunerado; veja como aplicar em 2025
Portaria MPS nº 2.511/2025 detalha índices para salários de contribuição e pagamentos em atraso
Contadores ganham papel central na integração de informações financeiras e ESG com as normas IFRS S1 e S2
Simplificação tributária força ERPs a aprimorar funcionalidades além do compliance fiscal
Notícias Empresariais
Cada vez mais, a pergunta não é se sua empresa enfrentará um incidente, mas quando..
Com foco em bem-estar, flexibilidade e desenvolvimento, empresas ampliam benefícios para atrair, engajar e reter talentos em um mercado de trabalho mais exigente
Descubra como a execução consistente, liderança preparada e uso inteligente de métricas impulsionam o crescimento exponencial de empresas
Tecnologia acelera produtividade, reduz custos operacionais e democratiza o acesso à inteligência analítica
O setor financeiro é o que mais paga impostos federais no Brasil desde pelo menos 2011, indica estudo da Confederação Nacional das Instituições Financeiras divulgado neste domingo, 14.
Com mais peso econômico e poder de escolha, jovens pressionam empresas a repensar benefícios para atrair e reter talentos
Profissionais de alta performance procuram fatores como clareza de propósito, caminhos reais de desenvolvimento e autonomia
Medida vem na esteira da Lei nº 15.270/25, que instituiu nova sistemática de tributação de lucros e dividendos e tem causado insegurança jurídica
Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese
Avaliação da Serasa Experian é de que Natal segue como a data mais importante para o segmento
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
