Mais de 8 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional têm divergências e podem se autorregularizar
Notícia
Datas Sazonais! Ganhe dinheiro com elas!
Você sabe quais são as principais datas sazonais do varejo no próximo trimestre? Entenda como aproveitá-las para o seu negócio.
01/01/1970 00:00:00
É necessário mais do que uma boa oferta para ter resultados expressivos; análises de mercado, controle dos prazos, engajamento interno e uma boa dose de criatividade são fundamentais
Com datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, o último trimestre do calendário brasileiro costuma ser movimentado para o setor de varejo do país.
Em 2023, a expectativa é de que 71% dos brasileiros invistam mais em alimentação e produtos como eletrodomésticos, nos próximos meses, para comemorar as datas especiais, presentear pessoas queridas e aproveitar as promoções, conforme aponta o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
A maior disposição dos consumidores para realizar compras neste período do ano desperta a atenção de milhares de marcas e de lojistas que passam a buscar campanhas para converter expectativa em lucro real e se deparam, frequentemente, com os questionamentos:
Como identificar as datas comemorativas mais assertivas para engajar o público?
De que forma elaborar campanhas capazes de criar um alto ROI (Return Over Investment)? Quais cases de sucesso o mercado tem para apresentar?
Mariana Rangel, Diretora de Marketing da GT7, Unidade de Negócios do Grupo Cartão de TODOS focada em inovação e crescimento acelerado e sustentável, destaca que há três passos essenciais para ajudar varejistas a identificar marcos sazonais capazes de interferir em seu setor de atuação, são eles: análise do mercado, dos concorrentes e do público.
“Em relação ao mercado em geral, é necessário entender, no aspecto econômico, o que tem dado certo nos últimos anos, qual tendência a seguir e, também, os principais indicadores do momento atual. Quanto à concorrência, avaliá-la por meio de benchmarks é importante para observar as diferentes abordagens utilizadas para uma mesma época sazonal, e o impacto que elas têm com o público. Além disso, entender a resposta do seu público em relação às ativações e ofertas ao longo do tempo também é fundamental para obter uma evolução constante. Outro ponto importante a considerar é a oferta em si, que deve ser percebida como vantajosa pelo público, para que o mobilize a realizar a compra. Por fim, a criatividade também tem um papel muito relevante nas campanhas sazonais. Se a abordagem é inovadora e interessante, maior a chance de gerar vendas, mesmo que a oferta em si não traga grandes novidades. A forma como se vende é muitas vezes a chave do sucesso”, explica a Diretora de Marketing da GT7.
Mariana Rangel elenca também etapas do processo ideal de preparação de campanhas para aproveitar de forma eficaz as dinâmicas sazonais ao longo de um ano, e não apenas do último trimestre.
“Timing e comunicação são fundamentais. Depois de entender quais datas são importantes para o seu público, é necessário fazer um planejamento anual e também trimestral, pontuando as campanhas e as ideias de ações inseridas nelas, para não perder os prazos. Dependendo do tipo de campanha, da promoção e também da complexidade interna para validação, os prazos podem variar bastante e é preciso estar ciente dessas datas para garantir a implementação no tempo adequado. Outro ponto importante é a comunicação sobre a campanha. Envolver principalmente o público interno, de todas as áreas, é fundamental para o entendimento completo e engajamento de todos em prol de uma campanha de sucesso”, ressalta a Diretora.
Notícias Técnicas
Novo marco regulatório garante interoperabilidade e segurança jurídica para contadores e empresas
O Ministério da Fazenda publicou a Portaria MF nº 1.853/2025, alterando pontos relevantes da Portaria MF nº 20/2023, que disciplina os julgamentos administrativos nas Delegacias de Julgamento da Receita Federal
Ampliação do Programa de Transação Integral (PTI) em 2026 incluirá débitos com agências e autarquias, elevando potencial de recuperação de créditos
Na contabilidade é preciso estar sempre atualizado sobre as novidades. Isso porque as mudanças são constantes e aceleradas
Guias da NFS-e Nacional orientam empresas e municípios sobre emissão padronizada e gestão fiscal, reduzindo custos e divergências legais
Acordo atualiza regras sobre imposto de renda e cooperação fiscal, fortalecendo mecanismos contra evasão e ampliando segurança jurídica
Norma publicada pela Receita obriga cartórios a incluir código do CIB em documentos e sistemas, seguindo cronograma pactuado entre Receita, CNJ e operadores de registros públicos
Acordo prevê aumento de 15% na ocupação de vagas destinadas a esse público e integração de dados ao SINE até 2026
Doenças graves como câncer, Parkinson e problemas no coração garantem isenção de IR para aposentados, mas pouca gente sabe disso
Notícias Empresariais
Descubra a diferença entre empreendedor e empresário e como desenvolver as duas habilidades para alcançar sucesso nos negócios
Quando conduzido com clareza, empatia e foco no desenvolvimento, até os feedbacks mais difíceis se tornam ferramentas de crescimento
A IA (inteligência artificial) impulsiona o ROI das empresas, modificando modelos de negócios, operações internas e estratégias
Prorrogação do drawback impede que exportadores prejudicados pelo tarifaço tenham de arcar com impostos e multas no caso de não conseguirem cumprir com as obrigações
O Brasil registrou, em maio de 2025, um total de 6,7 milhões de micro e pequenas empresas inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian
A era multicloud combina diferentes provedores e plataformas de computação em nuvem, aumentando os ataques cibernéticos significativamente
Na comparação anual, o PIB do bloco teve expansão de 1,5% entre abril e junho
Empresários de vários estados foram aos EUA
Expectativa de cortes nos juros já aparece na curva futura, e pode mexer no preço tanto das ações quanto de ativos de renda fixa
Brasil aciona reciprocidade, mas enfrenta entraves jurídicos, diz especialista
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade