Novas regras para multas por atraso na entrega (MAED) do PGDAS-D e na DEFIS começam em 01 de Janeiro de 2026
Notícia
Maioria dos colaboradores ignora comunicados corporativos. O que fazer?
Um dos grandes obstáculos para as empresas se conectarem melhor com os colaboradores está na comunicação.
01/01/1970 00:00:00
Os desafios corporativos em relação ao engajamento dos colaboradores vai muito além das estratégias para mantê-los felizes, motivados e dispostos a seguir no negócio. Segundo o relatório Trend Report C.I., da Comunica.in, realizado a partir da análise de comportamento de 270 mil profissionais, um dos grandes obstáculos para as empresas se conectarem melhor com os colaboradores está na comunicação. O estudo revela, por exemplo, que 6 a cada 10 funcionários não fazem a mínima questão de ler comunicados soltados pelas companhias.
Para o consultor e especialista em Recursos Humanos, Agnaldo Silva, isso se dá porque muitas organizações não tornam a sua comunicação menos burocrática, se apegando a métodos únicos para todos os funcionários e não focando em identificar o que funcionaria melhor para cada um e para cada setor.
“Será que a mesma forma de se comunicar com colaboradores no escritório, que usam celulares e computadores ao longo do expediente, é igualmente funcional para quem faz trabalhos braçais no chão de fábrica? Obviamente que não. Não adianta, então, mandar dezenas de e-mails, por exemplo. É necessário pensar estrategicamente não apenas para que a informação seja acessível a todos, mas também para que seja interessante”, diz.
Comunicação tem que ser estratégica
Em artigo, a CMO do Comunica.in, Lana Wigand (capa), ressalta que a comunicação não pode ter excessos. Não é anormal que alguns comunicados cheguem às pessoas com textos grandes, linguagem extremamente formal, sem destaque dos pontos principais e também sem qualquer indicador de relevância. De tal modo, é fácil que passem despercebidos.
“Comunicadores internos são curadores de conteúdo e responsáveis pelos comunicados que chegam até o colaborador. O primeiro passo é, então, fazer alguns autoquestionamentos: Como estamos estimulando a atenção do público interno? Estamos contribuindo para a sobrecarga de informações que chegam até esses trabalhadores? É preciso bom senso, empatia e, quando possível, se utilizar das ferramentas e tecnologia disponíveis para se comunicar de forma mais inteligente e eficiente”, diz.
Silva corrobora que as organizações precisam ter a compreensão de que, quando 60% dos profissionais ignoram comunicados, o problema está nelas e não nos colaboradores.
“Os comunicados não têm que ser chatos. Eles devem ser objetivos, chamativos e, se possível, abordados de diversas formas e linguagens. Não se limite ao e-mail, use o WhatsApp, banners internos, canais de comunicação, o que facilitar para que chegue da base da empresa à alta gestão. Desapegue de preconceitos como ‘o brasileiro não gosta de ler’, pois esse tipo de estereótipo acomoda as empresas, que culpam os colaboradores por não se preocuparem com comunicados falhos”, orienta.
Outros pontos destacados no estudo da Comunica.in revelam que as ONGs conseguem alto engajamento com as suas comunicações, sendo vistas por 74,5% dos envolvidos. O setor de indústrias fica com o índice mais positivo entre as atividades de mercado, com 51,6% de taxa de abertura, enquanto o pior saldo é o do setor imobiliário, que não chega nem aos 24%. A recomendação de Lana é que as empresas busquem identificar o que é relevante e o que não para melhorar suas estratégias.
“É importante buscar equilíbrio entre o que deseja comunicar e o que as pessoas precisam/querem saber. O processo de escuta do público interno, por meio de pesquisas, é essencial para encontrar esse equilíbrio. Descubra as preferências em questão de conteúdo, o que é relevante de fato para cada público, os canais mais eficientes, horários, etc. Assim, é possível criar conteúdos cada vez mais relevantes e transparentes. Antes de se comunicar, defina qual é o objetivo da sua comunicação. Informar, parabenizar, educar sobre algum assunto, convidar para uma ação etc.”, finaliza.
Notícias Técnicas
Norma inclui mais 85 benefícios fiscais e atualiza regras de informação à Receita Federal
O Fisco publicou, nesta 2ª feira (15.dez.2025), um informe técnico que traz orientações relacionadas as tabelas cClasstrib
O novo relatório na Câmara do 2º projeto de lei que regulamenta a reforma tributária rejeitou as mudanças que o Senado determinou na lei que instituiu o Simples Nacional
Foi com grande alarde que muitos profissionais que publicam posts e informações nas redes sociais comemoram a publicação da Solução de Consulta COSIT nº 244/2025
Empresas com benefícios fiscais de ICMS poderão solicitar compensação de créditos a partir de 2026. Entenda como será o processo de habilitação
Pagamentos feitos em janeiro de 2026 devem seguir a nova tabela do Imposto de Renda, enquanto valores quitados ainda em dezembro permanecem sujeitos às regras atuais
Regras de transição da reforma da Previdência elevam idade mínima e pontuação exigida para quem já contribuía antes de 2019
A partir desta segunda-feira, o Ger@Contratos poderá ser acessado pelo portal da Advocacia-Geral da União
Esclarece os procedimentos a serem adotados pelos empregadores, para o correto recolhimento do FGTS relativo ao 13º salário e às remunerações na competência de desligamento
Notícias Empresariais
A maioria das empresas perde clientes por um erro emocional, não por um erro técnico
Quando ignorada, a sobrecarga torna-se a porta de entrada para a exaustão e o burnout, e é muito mais comum do que a maioria dos líderes imagina
Com pico de contratações temporárias e múltiplas demandas, Inteligência Artificial ganha protagonismo ao automatizar triagens, onboarding e escalas no mês mais crítico para o RH
Reforma tributária, gestão de caixa e uso de dados pressionam empresas a rever competências financeiras
Instituição aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Pequenas e médias empresas podem mitigar riscos de segurança de dados de forma acessível e prática, utilizando ferramentas como planilhas, automação com IA, capacitação e plataformas na nuvem
Para tributarista, regime pode inviabilizar operações empresariais antes da definição judicial do débito
O programa contemplaria dívidas negativadas até a publicação da MP
Dólar sobe para R$ 5,42, em meio a remessas de empresas ao exterior
Cada vez mais, a pergunta não é se sua empresa enfrentará um incidente, mas quando..
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
