Versão 11.3.2 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Notícia
O que é rich media e como aplicá-lo no seu negócio?
Modelo de anúncios interativos na rede tem futuro promissor, apontam pesquisas
01/01/1970 00:00:00
O processo de criação de um anúncio envolve muito mais do que uma chamada ou a harmonia de cores. Frente a uma sociedade conectada e protagonista de suas ações, inovar vale ouro. Afinal, é sempre um desafio atrair o público e fazê-lo interagir com a marca. O rich media, então, surgiu justamente como mais uma estratégia no mundo do marketing digital que vai ao encontro das constantes transformações dos consumidores.
Rich media, ou mídia interativa, nada mais é do que um modelo de anúncio voltado às plataformas digitais que utiliza recursos avançados de divulgação em relação aos convencionais. Enquanto estes são formados basicamente por textos, o rich media combina textos, imagens, áudios, vídeos e jogos.
Trata-se de uma estratégia que possibilita maior interação, além de uma experiência envolvente aos usuários, que favorece a mensuração dos resultados com links rastreáveis, ajudando a otimizar os anúncios e a aumentar o sucesso das campanhas.
Ao acessar o YouTube, por exemplo, você já se deparou com um banner contendo um vídeo e algum tipo de proposta interativa, certo? Isso, na prática, é um rich media. Estatísticas sobre esse modelo de anúncio digital, inclusive, apontam um futuro promissor. Um levantamento da Statista mostrou uma curva de crescimento acentuada ainda em 2019, culminando em investimentos de US$ 12,9 bilhões em rich media nos Estados Unidos.
Já uma pesquisa divulgada pela Adform há alguns anos, que integrou diversos países, aponta que campanhas de rich media registraram taxas de cliques (CTRs) e de engajamento muito maiores em comparação com os anúncios de banner padrão.
O estudo analisou a atividade em sua plataforma e descobriu que o CTR para banners comuns era de 0,12%, enquanto os de anúncios de rich media chegaram a 0,44%. Além do número significativo de CTRs, quando foi medida a taxa de engajamento, o modelo de anúncio em questão apareceu em primeiro lugar novamente, com 16,85%, em comparação a 2,14% para banners padrão.
Além dessas vantagens, é possível elencar muitas outras para as companhias que aderem ao rich media: permite maior visibilidade ao negócio; possibilita mais retorno sobre os investimentos; fortalece a imagem da marca; promove a personalização do conteúdo para cada tipo de usuário; abrange variedade de formatos em uma única campanha, e assim por diante.
Mas vale lembrar que cada estilo de anúncio funciona de maneira específica. Portanto, a plataforma onde será divulgado (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads etc.) também influencia no seu alcance. Ainda é importante levar em consideração os diferentes nichos e as possibilidades de utilização frente aos diversos formatos de anúncios de rich media:
Banners: anúncios de tamanho predeterminado que ficam em local fixo do website ou aplicativo;
Dinâmico: podem alterar seu conteúdo de forma manual ou baseado em algumas regras;
Expansível: expande-se para além das dimensões iniciais da página ou aplicativo;
Multidirecional: expande-se em várias direções na página;
Intersticial: flutua no topo de uma página ou aparece em tela cheia;
Lightbox: expande-se ao passar o mouse pela tela ou com o toque no celular;
Push-down: empurra o conteúdo da página ao se expandir;
Vídeo: integra conteúdo audiovisual;
VPAID: anúncios de player de vídeo in-stream do editor.
Diante de tantos formatos disponíveis e das vantagens evidenciadas, escolher a melhor opção requer uma análise mais cautelosa de certas informações do negócio, como perfil do público-alvo, verbas disponíveis, layout do site e as preferências acerca do assunto.
De qualquer forma, o intuito do rich media é promover mais interações entre os consumidores e a sua marca. Por isso, valem ainda três dicas básicas para balizar o processo: aproveite o potencial dos conteúdos audiovisuais nas redes sociais; seja criativo no quesito interação para atrair, converter e entreter, contando com a ajuda de um bom desenvolvedor; e a última, mas não menos importante: inove sem ser invasivo, ou seja, não deixe de respeitar a liberdade do usuário em querer ou não ver a sua propaganda. Assim, as pessoas certas chegarão ao seu negócio e o impacto nas vendas será cada vez mais evidente.
* Felipe Macedo é Co-CEO e Founder da Corebiz.
Notícias Técnicas
RFB disponibilizou informações para que mais de 700 mil empresas preencham a ECF até esta quinta-feira 31
A RFB publicou a Solução de Consulta COSIT nº 116/2025, que trata da vedação à compensação de prejuízos fiscais do IRPJ e da base de cálculo negativa da CSLL
Nova lei institui programa nacional com foco em atenção integrada, pesquisa e inclusão de pessoas com fibromialgia e condições semelhantes
Estudo aponta que mudanças elevam carga e complexidade para 18 milhões de empresas no Brasil
A Reforma Tributária impacta a tributação de adiantamentos a fornecedores. O fato gerador passa a ser o pagamento, não mais a entrega. Entenda as novas regras e os impactos para as empresas
Nova ferramenta facilita cálculos e validação de documentos fiscais, alinhada à reforma tributária
Decisões do CARF e Receita Federal reforçam a validade de estruturas com base em critérios econômicos reais
Saiba como se adaptar às mudanças e aproveitar as oportunidades
Mudança beneficia contribuintes ao eliminar etapa burocrática
Notícias Empresariais
Negócios são feitos por pessoas. E pessoas sentem. Compreender esse fato e usá-lo de forma estratégica é o que diferencia gestores comuns de líderes que constroem empresas duradouras
Técnica criada por neurocientista ajuda líderes e profissionais a lidarem melhor com imprevistos e crises do dia a dia
Mais do que criar um currículo online, veja como atrair conexões, convites e propostas por meio da plataforma
A inteligência artificial está causando um impacto significativo em muitos tipos de empregos especialmente nas posições de entrada e, em particular, naquelas que se beneficiam do uso da automação
Entenda os riscos de planilhas Excel e saiba como um sistema de gestão eficiente pode evitar perdas e atrair investimentos
Com a regulamentação da Reforma Tributária sobre o consumo, por meio do PLP 68/2024, as empresas brasileiras enfrentam um novo cenário tributário
Falta de governança e planejamento sucessório podem levar milhares de empresas desaparecerem
Funcionalidade não será obrigatória, medida tem o objetivo de ampliar a segurança cibernética de 72 milhões de pessoas que possuem uma conta nesse nível
País é alvo de ataques cibernéticos a cada oito segundos; especialistas alertam sobre riscos e recomendam boas práticas de segurança digital
Conselho autorizou a distribuição de até R$ 12,9 bilhões nas contas vinculadas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade