Versão 11.3.2 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Notícia
O que as empresas precisam fazer para serem assertivas na comunicação?
Reuniões intermináveis, falta de clareza nas informações estratégicas, inexistência de comunicação entre os setores e, até mesmo, a famosa “rádio-corredor”
01/01/1970 00:00:00
Reuniões intermináveis, falta de clareza nas informações estratégicas, inexistência de comunicação entre os setores e, até mesmo, a famosa “rádio-corredor”. A maioria das empresas enfrenta diariamente problemas de comunicação que poderiam, facilmente, serem resolvidos com a ajuda de um profissional: o fonoaudiólogo empresarial.
Quem se especializou nessa área e auxilia líderes a esclarecer os processos é a fonoaudióloga e consultora na área de comunicação humana, Débora Brum. “Entre as maiores barreiras para o crescimento das empresas e dos profissionais estão as deficiências de habilidades comportamentais, as chamadas ‘soft skills’, e a dificuldade na comunicação humana é uma delas”, alerta a especialista que também é autora do livro Comunicação Assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar, publicado pela Literare Books International.
A ineficiência da comunicação interpessoal na empresa é o grande obstáculo para a circulação de ideias e informações, bem como dificulta o desenvolvimento das equipes e das organizações. Estas falhas podem gerar impactos negativos como o não fechamento de um negócio importante, equipes desmotivadas ou falta de foco, problemas de relacionamento interpessoal, informações distorcidas, atrasos, retrabalhos e o pior cenário: clientes insatisfeitos.
É possível virar essa página e aqui a especialista mostra o caminho a ser seguido em três passos para que as mensagens não fiquem distorcidas:
- Pensar: a comunicação começa muito antes de você falar
O primeiro passo inicia-se dentro da mente e, portanto, é importante refletir em qual será seu objetivo na próxima conversa ou reunião. Seja resolver um conflito, esclarecer uma dúvida, vender, informar, convencer, orientar, motivar, persuadir, compreender, engajar, existe uma estratégia que precisa ser elaborada. Qual seria a forma mais respeitosa de dizer o que tem que ser dito? Analise todas as respostas e evite prejulgar, pois os prejulgamentos costumam distorcer a realidade e prejudicar a comunicação. Pensar antes de falar trará mais clareza e aumentará o autocontrole.
- Planejar: faça um checklist para ajudá-lo no planejamento
Nesta etapa, organize as ideias, busque dados e fatos, pesquise, atualize-se, selecione os melhores argumentos e prepare-se para receber e ouvir possíveis objeções do interlocutor. Coloque-se no lugar dele para entender como pensa, como se sente, quais são seus valores, crenças e expectativas. Escreva tudo isso. Somente depois monte um checklist com informações básicas como: o que vai falar; para quem; porquê; por quanto tempo; onde e como será dito. Finalizado o checklist, coloque no papel o mapa mental com palavras-chaves ou frases curtas das suas ideias, um roteiro claro e simples, organizado numa sequência lógica, para se basear na hora de falar.
- Praticar: treinar em voz alta é uma das estratégias mais poderosas
Para atingir alta performance na comunicação, além de pensar e organizar o conteúdo, é necessário treinar em voz alta várias vezes, três, quatro, cinco se for preciso, grave-se falando e assista, observe o que ficou bom e o que precisa melhorar. Cada vez que você treina em voz alta, consegue organizar melhor as ideias, estruturando-as numa sequência lógica e memorizando-as. Assim é posível evitar o famoso “branco” e lapidar cada vez mais a fala. Essa orientação serve também para quando for falar em público. A oratória não é uma questão de dom, nem de sorte, é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada e está ao alcance de todos que desejam se expressar bem.
Ficha técnica:
Título: Comunicação Assertiva
Subtítulo: Aprenda a arte de falar e influenciar
Autora: Débora Brum
Editora: Literare Books
Categoria: Negócios
ISBN: 9786559221714
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 192
Preço: R$ 49,90
Preço ebook: R$ 29,90
Onde encontrar: Literare Books International e Amazon
Sobre a autora: Débora Brum é fonoaudióloga empresarial, com Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV/SP), Especialização em Reabilitação em Fonoaudiologia pelo IPA/RS e (SBC/SP). Consultora na área de Comunicação Humana há mais de 17 anos, ajuda empresas e profissionais a obterem sucesso e evolução por meio do aperfeiçoamento e desenvolvimento da performance comunicativa.
Site: www.comunicativafono.com.br
Redes Sociais: Instagram: @deborabrum.comunicativa | Linkedin: @deborabrum
Notícias Técnicas
RFB disponibilizou informações para que mais de 700 mil empresas preencham a ECF até esta quinta-feira 31
A RFB publicou a Solução de Consulta COSIT nº 116/2025, que trata da vedação à compensação de prejuízos fiscais do IRPJ e da base de cálculo negativa da CSLL
Nova lei institui programa nacional com foco em atenção integrada, pesquisa e inclusão de pessoas com fibromialgia e condições semelhantes
Estudo aponta que mudanças elevam carga e complexidade para 18 milhões de empresas no Brasil
A Reforma Tributária impacta a tributação de adiantamentos a fornecedores. O fato gerador passa a ser o pagamento, não mais a entrega. Entenda as novas regras e os impactos para as empresas
Nova ferramenta facilita cálculos e validação de documentos fiscais, alinhada à reforma tributária
Decisões do CARF e Receita Federal reforçam a validade de estruturas com base em critérios econômicos reais
Saiba como se adaptar às mudanças e aproveitar as oportunidades
Mudança beneficia contribuintes ao eliminar etapa burocrática
Notícias Empresariais
Negócios são feitos por pessoas. E pessoas sentem. Compreender esse fato e usá-lo de forma estratégica é o que diferencia gestores comuns de líderes que constroem empresas duradouras
Técnica criada por neurocientista ajuda líderes e profissionais a lidarem melhor com imprevistos e crises do dia a dia
Mais do que criar um currículo online, veja como atrair conexões, convites e propostas por meio da plataforma
A inteligência artificial está causando um impacto significativo em muitos tipos de empregos especialmente nas posições de entrada e, em particular, naquelas que se beneficiam do uso da automação
Entenda os riscos de planilhas Excel e saiba como um sistema de gestão eficiente pode evitar perdas e atrair investimentos
Com a regulamentação da Reforma Tributária sobre o consumo, por meio do PLP 68/2024, as empresas brasileiras enfrentam um novo cenário tributário
Falta de governança e planejamento sucessório podem levar milhares de empresas desaparecerem
Funcionalidade não será obrigatória, medida tem o objetivo de ampliar a segurança cibernética de 72 milhões de pessoas que possuem uma conta nesse nível
País é alvo de ataques cibernéticos a cada oito segundos; especialistas alertam sobre riscos e recomendam boas práticas de segurança digital
Conselho autorizou a distribuição de até R$ 12,9 bilhões nas contas vinculadas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade