Ajuste Sinief padroniza a guarda dos arquivos “XML” com efeitos a partir de 1° de maio
Notícia
4 tecnologias que vão impactar o futuro do mercado imobiliário
O mercado imobiliário tem cada vez mais se modernizado, e diversas novas tecnologias prometem impactar o setor. Saiba quais!
01/01/1970 00:00:00
Como um setor tradicional, o mercado imobiliário não está de fora das inovações tecnológicas: cada vez mais, novas tecnologias podem trazer eficiência e economia para o setor.
Seja para quem quer uma kitnet na Praia Grande ou para quem quer uma mansão em São Paulo, o mercado vai mudar e ser mais eficiente com a modernização do setor.
Por isso, leia o artigo para entender mais sobre o futuro do mercado imobiliário e quais as tecnologias mais promissoras para os próximos anos.
1. Blockchain e Tokenização
Primeiramente, a tecnologia blockchain pode revolucionar o setor imobiliário, simplificando e tornando mais seguros os processos de registro e transação – que tendem a ser demorados e caros.
Assim, com o uso da blockchain, será possível registrar informações sobre imóveis de forma mais transparente e confiável, desde a sua propriedade até as informações sobre pagamentos e transferências.
Além disso, a tecnologia blockchain permite a realização de contratos de forma digital, evitando a necessidade de presença física para assinaturas e reconhecimento de firma.
Tudo isso ajuda a tornar o processo de compra e venda de imóveis mais ágil e seguro, facilitando a vida dos envolvidos e tornando o mercado imobiliário mais eficiente.
2. Impressão 3D
A Impressão 3D está cada vez mais presente no mercado imobiliário e, de fato, sua aplicação tem potencial para revolucionar o setor. Ainda que sua aplicação não seja tão extensa no setor, já se vê o seu efeito.
Em primeiro lugar, a impressão 3D já é utilizada para produzir modelos de casas e empreendimentos, o que pode ser fundamental na hora de decidir se alguém vai comprar um imóvel na planta.
Isso porque as maquetes produzidas através da impressão 3D são fiéis ao imóvel que será construído e permitem que o cliente visualize áreas de lazer e até mesmo a unidade.
Além disso, a impressão 3D permite que se construam imóveis com muito mais rapidez e eficiência, já que é possível construir muito mais imóveis em menos tempo por conta da automatização de processos – o que pode gerar imóveis mais baratos.
3. Realidade Virtual e Realidade Aumentada
As tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) estão mudando a forma como o setor imobiliário apresenta e vende imóveis.
A realidade virtual permite aos clientes experimentarem visitas virtuais a imóveis, através do uso de óculos VR, sem sair de sua casa. Isso oferece uma experiência única e imersiva para o cliente, que pode visualizar como o imóvel será quando estiver concluído.
Por outro lado, a realidade aumentada permite que os clientes visualizem como o imóvel ficará decorado e personalizado, inserindo elementos virtuais em ambientes reais.
Assim, com o uso de um smartphone ou tablet, o comprador pode experimentar uma visita guiada ao imóvel, visualizando as possibilidades de decoração e design.
O mesmo conceito pode ser usado para reformas, trabalhos de design e outros tipos de serviços relacionados ao setor imobiliário.
4. Automação Robótica de Processos
A RPA é uma abordagem geral para qualquer software que automatiza processos manuais, repetitivos e baseados em regras e tarefas. Essa é uma tecnologia disruptiva que se aplica ao setor imobiliário, que é um mercado com muitas tarefas a serem realizadas dos bastidores.
Com isso, ela pode ser aplicada de diversas formas, desde uma solução simples para retirar informações de uma planilha, passando por e-mail, até um sistema maduro de CRM que organiza tarefas de múltiplos departamentos em uma única interface de usuário.
A área mais óbvia de aplicação dessa tecnologia disruptiva é a área administrativa do setor imobiliário, como a geração de faturas, gerenciamento de pagamentos, renovações e aplicações de crédito, gerenciamento de risco e muito mais.
Notícias Técnicas
Apesar do prazo legal de 60 dias, pedidos de restituição no Simples Nacional podem levar anos; contador tem papel essencial no processo.
Nova funcionalidade do PGMEI facilita o pagamento de débitos passados e futuros, poupando tempo e simplificando a rotina do microempreendedor
Mais do que uma exigência legal, a NR-1 é um espelho da cultura organizacional. Quando líderes e RH atuam juntos, o cuidado deixa de ser protocolo e se transforma em valor estratégico.
Alguns fatores podem inserir o MEI a prestar contas à Receita Federal
Decisão do CARF: ganho potencial não configura lucro realizado para fins tributários
Instituto também dá instruções de como pedir estorno dos valores e realizar denúncia
Golpistas sofisticam suas estratégias para tentar dar credibilidade a mensagens falsas e enganar os contribuintes
“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool
Grupo de trabalho do CNJ elabora proposta para unificar julgamentos dos novos tributos, visando eficiência e segurança jurídica
Notícias Empresariais
Em entrevista coletiva sobre prioridades regulatórias da autarquia, Gomes ponderou que essa revisão não tem ligação com nenhum acontecimento conjuntural
Investidores avaliam o embate comercial à medida que Washington suaviza a retórica tarifária
A partir desta sexta-feira, 25, é possível solicitar empréstimos com o modelo de crédito consignado CLT através das plataformas dos próprios bancos
Presidente dos EUA ainda acrescentou que espera ter uma lista completa de acordos anunciados nas próximas três a quatro semanas
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Empresas que investem em saúde mental fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade, criando um ambiente mais sustentável para talentos e negócios.
Avaliações foram feitas pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPO)
Nesta quinta-feira, 24, o INSS começa a repassar aos aposentados e pensionistas os pagamentos da primeira parcela de antecipação do 13º salário
Afirmação reduziu os temores de que a independência do banco central americano esteja ameaçada
Comércio exterior é emprego, é renda, é desenvolvimento, é oportunidade. Ao invés de fecharem-se as economias, o Brasil defende multilateralismo e livre mercado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade