Ajuste Sinief padroniza a guarda dos arquivos “XML” com efeitos a partir de 1° de maio
Notícia
O papel fundamental da assessoria de comunicação no mundo corporativo
A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação.
01/01/1970 00:00:00
A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação.
“Hoje, a alta digitalização da sociedade, abrangendo as relações, a economia, o trabalho, adiciona complexidade à atividade de quem assessora, pois requer a visão da comunicação 5.0, que envolve alcançar de maneira eficaz os públicos e mercados dos clientes nos ambientes on e offline, de modo integrado e multicanal”, afirma Adriano Muniz, diretor da agência Engaja Comunicação.
A pessoa à frente dessa função geralmente possui formação em jornalismo ou relações públicas. Na prática, é quem cria estratégias de divulgação conforme os públicos (empregados, jornalistas, influenciadores), produz conteúdos (para imprensa, site, publicações etc.), faz contatos com jornalistas, prepara o cliente para entrevistas, orienta a arte-criação, gerencia redes sociais, entre outros.
“Quem assessora dialoga de perto com pessoas de outros setores como marketing, publicidade e com gestores corporativos. Então, todos esses profissionais podem ter um bom proveito atualizando conhecimentos na área, inclusive estudantes universitários de olho na carreira”, acrescenta Adriano.
A assessoria de comunicação, também conhecida como comunicação corporativa ou comunicação empresarial, é um mercado em expansão. Em 2022, essas atividades movimentaram, no Brasil, cerca de R$ 30,2 bilhões nas organizações com faturamento anual bruto acima de R$ 300 milhões.
O crescimento é de 6% em relação a 2021 e está acima do percentual de 2,76% que o mercado financeiro projetou para a média do PIB (Produto Interno Bruto). Os dados constam em levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
**A Engaja Comunicação, em parceria com a Digital College, escola de habilidades digitais, realizam, no início deste ano, o Curso Master em Assessoria de Comunicação 5.0. As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro. O objetivo é oferecer uma qualificação intensiva que atualize e incremente as habilidades nessa área, considerando a atual comunicação 5.0.
Notícias Técnicas
Apesar do prazo legal de 60 dias, pedidos de restituição no Simples Nacional podem levar anos; contador tem papel essencial no processo.
Nova funcionalidade do PGMEI facilita o pagamento de débitos passados e futuros, poupando tempo e simplificando a rotina do microempreendedor
Mais do que uma exigência legal, a NR-1 é um espelho da cultura organizacional. Quando líderes e RH atuam juntos, o cuidado deixa de ser protocolo e se transforma em valor estratégico.
Alguns fatores podem inserir o MEI a prestar contas à Receita Federal
Decisão do CARF: ganho potencial não configura lucro realizado para fins tributários
Instituto também dá instruções de como pedir estorno dos valores e realizar denúncia
Golpistas sofisticam suas estratégias para tentar dar credibilidade a mensagens falsas e enganar os contribuintes
“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool
Grupo de trabalho do CNJ elabora proposta para unificar julgamentos dos novos tributos, visando eficiência e segurança jurídica
Notícias Empresariais
Em entrevista coletiva sobre prioridades regulatórias da autarquia, Gomes ponderou que essa revisão não tem ligação com nenhum acontecimento conjuntural
Investidores avaliam o embate comercial à medida que Washington suaviza a retórica tarifária
A partir desta sexta-feira, 25, é possível solicitar empréstimos com o modelo de crédito consignado CLT através das plataformas dos próprios bancos
Presidente dos EUA ainda acrescentou que espera ter uma lista completa de acordos anunciados nas próximas três a quatro semanas
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Empresas que investem em saúde mental fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade, criando um ambiente mais sustentável para talentos e negócios.
Avaliações foram feitas pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPO)
Nesta quinta-feira, 24, o INSS começa a repassar aos aposentados e pensionistas os pagamentos da primeira parcela de antecipação do 13º salário
Afirmação reduziu os temores de que a independência do banco central americano esteja ameaçada
Comércio exterior é emprego, é renda, é desenvolvimento, é oportunidade. Ao invés de fecharem-se as economias, o Brasil defende multilateralismo e livre mercado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade