O prazo de adequações dos campos das notas fiscais relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária está caminhando para a sua reta final
Notícia
Como precificar corretamente seu serviço?
Precificar não é um trabalho simples devido às variáveis, que não são poucas, envolvidas no processo.
01/01/1970 00:00:00
Precificar não é um trabalho simples devido às variáveis, que não são poucas, envolvidas no processo. Além do custo de aquisição ou produção e custo operacional, deve-se considerar também os preços praticados pela concorrência, a demanda, a sazonalidade e muitos outros que influenciam na formação dos preços e, de quebra, no faturamento e na lucratividade do negócio.
A precificação de produtos, mesmo com tantas variáveis, tende a ser mais palpável, porque estamos falando de um item físico, algo que podemos pegar com as mãos e sentir, que foi produzido de alguma maneira. Por exemplo, uma bola de futebol. Quem a produziu sabe quanto gastou com a matéria-prima, o percentual de impostos que será embutido na venda, os custos com transportes etc. O mesmo ocorre com o lojista que compra essa mesma bola para revender. Ele tem o valor de aquisição como ponto de partida para decidir o preço ao consumidor.
Claro que, como dito, há outras variáveis importantes para uma precificação assertiva. Mas o fato de ser algo palpável já possibilita ter uma ideia de valor. O mesmo não se aplica à prestação de serviços. Quanto vale a mão de obra de um pintor de paredes? Ou de um funileiro e pintor de automóveis?
Obviamente, há variáveis relacionadas, como, por exemplo, a tinta usada pelo pintor, caso seja ele o responsável pela compra. Foi usada a lata de tinta inteira ou só a metade? Se ele usou só a metade, não convém embutir o preço da lata toda no valor final do serviço.
O serviço a ser prestado pode ser outro como um software para a área de compras de uma empresa ou a planta de uma casa feita por um arquiteto. Nesses casos, quais variáveis a considerar? No caso do programa do computador, a complexidade do sistema solicitado, a quantidade de profissionais envolvidos, o tempo necessário para finalizar, entre outros. Quanto ao arquiteto, além de complexidade e criatividade, existe o renome de quem está à frente do projeto. Percebe-se aí a existência de muita subjetividade.
Tirando essas particularidades, a precificação de serviços tem em comum com a de produtos o fato de que é baseada em quatro pilares: aspectos financeiros, mercadológicos (percepção de valor), estratégicos e de posicionamento. Quem esquecer qualquer um desses aspectos certamente não conseguirá fazer uma precificação verdadeiramente assertiva.
Vejamos a razão para isso
Pilar financeiro – Ao não fazer todos os cálculos necessários, inclusive dos descontos concedidos e de toda a complexidade dos tributos, o empreendedor já partirá de um valor de custo errado.
Percepção de valor – Não se deve deixar de comunicar aos clientes de forma correta os benefícios e os atributos dos produtos ou serviços prestados. Por que seu trabalho como pintor é melhor do que o da concorrência? As paredes ficaram mais uniformes? E seu programa de computador, o que justifica o preço? O mesmo vale para o projeto arquitetônico. O cliente tem de sentir que o custo/benefício é vantajoso.
Estratégico – É preciso desenhar os objetivos corporativos e as estratégias de preço para que haja um norte de médio e de longo prazo. Até onde você quer que sua empresa chegue? Qual é o seu público-alvo?
Posicionamento – Igualmente importante é se posicionar entre os concorrentes. Para isso, é necessário colher informações corretas do comportamento deles, dos diferenciais, do propósito da empresa deles, e até de como eles precificam.
A formação de preços é uma arte que reúne uma série de atributos. Sempre que o gestor tenta pular uma dessas etapas ou tenta simplificar o que não deve ser simplificado, isso invariavelmente afeta os resultados. Um preço abaixo ou acima do que deveria afastar os clientes do posicionamento que a empresa escolheu. Se você quer prestar serviços para as classes C, D e E, não conseguirá chamar a atenção desses consumidores se o preço estiver alto. O contrário também é verdade, pois preço baixo para um público das classes A e B pode ser visto como resultado de um serviço de baixa qualidade.
Como dá para perceber, os quatro pilares estão amarrados entre eles. Assim, a empresa deve ter um plano estratégico que defina seu público-alvo, nível de qualidade exigida por esse público-alvo e concorrentes desse posicionamento. Para que a tarefa não se torne muito difícil – na realidade, precificar é complexo –, use ferramentas de pricing para acompanhar e entender o comportamento dos concorrentes e dos clientes. Com a ajuda tecnologia, tudo fica mais simples, assertivo, transparente e ágil
E nunca se esqueça de que, às vezes, vender muito é exatamente o indicador de que seu preço está errado, abaixo do ideal. Replicando esta frase de um grande colega, eu tento evidenciar que preço é uma informação importante sobre desempenho, mas deve ser analisada sem viés. Normalmente, interpretamos que vender muito é sinônimo de sucesso, mas, em certos momentos, pode ser o inverso, evidenciando uma excelente oportunidade para rever os preços de seus serviços.
Notícias Técnicas
O DCP é uma obrigação acessória, que deve ser entregue à Receita Federal pelas empresas produtoras e exportadoras
Ela tem como objetivo central ser uma fonte de informações para a Receita Federal, indicando as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e físicas
A medida fortalece gestão financeira de pequenos negócios, oferece previsibilidade no fluxo de caixa e facilidade no cumprimento das obrigações fiscais
Decisão da Justiça do Trabalho reforça que empresas devem enviar telegrama para configurar abandono de emprego e evitar condenações trabalhistas
Como a LC 214/2025 afeta o tratamento tributário de bonificações e brindes nas operações comerciais
Esta é a primeira vez que o Instituto cancela Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) dessa natureza. O INSS reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados
De acordo com procuradores, pelo menos três transações tributárias já firmadas contaram com iniciativas ESG
Os clientes buscam no contador um parceiro que compreenda seus desafios e ofereça soluções personalizadas
Especialista explica como a perícia judicial pode auxiliar na obtenção de benefícios previdenciários
Notícias Empresariais
Negócios não mudam por decretos. Mudam quando os líderes mudam e mostram, com ações, o que esperam dos outros
Ferramentas automatizadas e práticas modernas de gestão têm transformado a forma como as empresas lidam com os gastos do dia a dia
A incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança nas negociações coletivas ganha força no Brasil, exigindo preparo jurídico e estratégico por parte das empresas
Empresas precisam se adaptar a regras paralelas e investir em tecnologia fiscal
Isenções reduzem impacto econômico imediato, mas negociações seguem; governo busca cortar alíquota para setores estratégicos
No documento da decisão, colegiado afirma que o cenário de inflação é desafiador
Nova política é um marco na proteção de dados e sistemas no Poder Executivo Federal e surge como resposta à crescente sofisticação das ameaças cibernéticas
No fim das contas, é fácil inspirar os que já estão prontos. O mérito está em transformar potenciais brutos em talentos lapidados. Isso é liderança com propósito
Psicóloga alerta: rever estratégias, abandonar expectativas irreais e ajustar objetivos é essencial para manter a performance e a saúde emocional até o fim do ano
Entenda os erros comuns e as soluções práticas para líderes e gestores
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade