A Secretaria da Receita Federal do Brasil alerta todas as instituições declarantes sobre o encerramento do prazo de entrega da e-Financeira relativa ao segundo semestre de 2025
Notícia
Ansiedade no trabalho: como promover uma cultura que favorece a saúde mental
Ansiedade no trabalho: como o RH pode ajudar os colaboradores?
01/01/1970 00:00:00
A ansiedade no trabalho, em conjunto com as pressões do mundo atual, se torna cada vez mais comuns. Por isso, cabe ao RH ajudar os colaboradores a lidarem com essas questões, para que encontrem bem-estar no ambiente corporativo.
Aplicar ações estratégicas ligadas à cultura da empresa são essenciais para que haja mais inteligência emocional e saúde mental no trabalho. Consequentemente, haverá mais produtividade e engajamento das equipes.
Neste conteúdo, iremos explicar como a ansiedade pode atrapalhar no dia a dia do colaborador e de que forma o RH consegue promover mais qualidade de vida e felicidade no trabalho. Confira!
Por que é importante para o RH estar atento à ansiedade no trabalho?
Deve ser de seu conhecimento que a ansiedade é algo muito presente nos dias de hoje, podendo, inclusive, ser considerada como uma epidemia mundial. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno.
O Brasil é o país com mais ansiosos na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, esse é um assunto sério, e que deve ser abordado também nas empresas, uma vez que as principais causas de afastamento do trabalho são questões de saúde mental.
Visto esses expressivos dados, conclui-se que o RH tem o importante papel de zelar pelo bem-estar dos colaboradores e observar sinais que indicam problemas emocionais. Até porque, as consequências afetam tanto o profissional quanto a instituição como um todo.
A OMS também indica que os transtornos mentais custam para a economia global cerca de 1 trilhão de dólares por ano. A decorrência é pela redução da produtividade e pagamentos de direitos trabalhistas.
Outros exemplos de como a ansiedade pode atrapalhar no trabalho, são:
- Baixo nível de concentração;
- Perda da visão estratégica;
- Estresse no trabalho;
- Síndrome de Burnout;
- Altos níveis de absenteísmo;
- Dificuldade na relação interpessoal;
- Atraso nas entregas;
- entre outros.
Uma forma de converter essa problemática é tornar a empresa um lugar mais feliz. Segundo a Universidade da Califórnia, profissionais mais felizes aumentam mais de 30% a produtividade. Portanto, é responsabilidade do RH e das lideranças promover ações que ressaltem a saúde mental no trabalho, a fim de evitar fatores como esses.
Problemas que podem gerar a ansiedade no trabalho
Como visto até aqui, esse transtorno pode afetar muito a vida pessoal e profissional do colaborador, assim como o clima organizacional, produtividade e finanças da empresa.
Saiba que a ansiedade no ambiente de trabalho pode ocorrer por diversos motivos, onde muitas das vezes é a própria instituição que promove. Alguns exemplos, são:
- Excesso de responsabilidade;
- Sobrecarga de atividades;
- Prazos muito curtos;
- Metas muito altas;
- Cobrança excessiva por resultados;
- Comunicação agressiva ou violenta;
- Jornada de trabalho exaustiva;
- Não reconhecimento do trabalho.
Mesmo sendo algo perceptível, é comum que os colaboradores não consigam perceber ou aceitar seu transtorno mental. Por isso, é necessário que o RH e as lideranças consigam identificar profissionais ansiosos, a fim de saberem como ajudar a diminuir a ansiedade deles.
Uma característica que você pode observar é a mudança de comportamento. Por exemplo, quando um colaborador é muito detalhista e cauteloso, mas passa a cometer diversas falhas simples, é um sinal de que algo está errado.
Também é possível treinar as lideranças para que elas consigam implementar uma comunicação aberta e transparente com seus liderados. Assim, eles se sentirão à vontade para compartilhar sobre suas dificuldades ou momentos complicados.
Por fim, faça avaliações de desempenho e aplique um termômetro de humor como ferramenta de trabalho. Dessa forma fica mais fácil saber sobre os sentimentos diários dos colaboradores e também monitorar suas alterações de produtividade e qualidade.
Como o RH pode ser um aliado nas questões de saúde mental e emocional dos colaboradores?
Chegou o momento de você aprender, de fato, como promover a saúde mental no trabalho. Há uma série de medidas que o RH pode aplicar para proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores.
Mas, é válido ressaltar que a melhor forma dessas ações serem eficazes é introduzi-las à cultura da empresa. Isso porque, campanhas passageiras não transformam verdadeiramente o ambiente de trabalho.
Sendo assim, veja abaixo quais são as ações que o seu RH pode interligar a cultura organizacional e ter uma estratégia de promoção da saúde mental eficiente.
Pratique a escuta empática
Infelizmente, falta empatia nas empresas para 89% dos brasileiros. Para ir na contramão dessa estatística, você deve implementar a escuta empática na cultura de sua organização. Isso significa criar um espaço confortável e aberto para diálogo, além de reconhecer os sentimentos do outro.
Assim, será mais fácil resolver problemas e desenvolver a inteligência emocional de todos com gentileza e neutralidade.
Gestão da saúde
Realizar a gestão de saúde significa criar políticas e elaborar práticas voltadas para o bem-estar dos profissionais. Por exemplo, você pode levantar dados sobre a saúde e perfil dos colaboradores. Assim, quando apresentarem algum comportamento ou sintoma, o RH terá embasamento para compreender se isso é anormal ou não.
Além disso, oferecer benefícios como vale-academia, terapia profissional, promoção da ergonomia, entre outros, são formas de aumentar a qualidade de vida do colaborador de modo direto.
Jornada flexível
Dentro de uma empresa, há profissionais com rotinas completamente diferentes. Além disso, eles também podem apresentar níveis de produtividade variáveis ao longo do dia. Por isso, é interessante que sua empresa disponibilize jornada de trabalho flexível.
É dessa maneira que ele conseguirá ajustar o cotidiano em sintonia com as responsabilidades pessoais e momentos de inspiração. Isso resultará em menos ansiedade, mais satisfação profissional, além de aumento de qualidade e de produtividade.
Implemente uma cultura de pausas
Trabalhar sem descanso não apenas gera mais ansiedade e estresse no trabalho, como também afeta o relacionamento interpessoal do colaborador. Para evitar esses problemas, o ideal é promover mais momentos de diálogos, tanto entre gestores para com seus liderados, quanto entre coletas de trabalho.
Essa é uma forma de gerar redes de acolhimento naturais, fortalecendo os laços e desenvolvendo a empatia.
Promova treinamentos e formações
Um colaborador que se sente incapaz de desenvolver corretamente suas funções, consequentemente ficará ansioso. Por isso, promova treinamento e formações qualitativas, para que suas hard skills sejam aprimoradas, aumentando assim sua confiança.
E ainda, faça alguns exercícios para conter ansiedade e nervosismo no dia a dia. Assim, o trabalhador conseguirá fortalecer também sua inteligência emocional, para que os desafios da rotina não mais afetem suas emoções com frequência.
Ajude os colaboradores a construir uma organização da rotina
Muitas vezes, a rotina bagunçada e sem prioridade acaba causando ansiedade excessiva. Uma forma de driblar esse problema é aplicando métodos de gestão de tempo.
Um bom exemplo é a técnica Pomodoro, que faz com que o profissional tenha pequenos momentos de respiro no dia a dia, ajudando-o a aliviar as tensões e aumentar o foco. Você pode ensiná-los a praticá-la através de PDIs de autogestão, e sugerindo que as lideranças incentivem esse planejamento do dia a dia.
Por fim, o RH também pode ter essa organização no seu setor, através de softwares de recursos humanos e departamento pessoal, como o da Convenia. Ele ajuda o Recursos Humanos a centralizar, automatizar e armazenar todos os dados importantes para a gestão de pessoas, incluindo sua parte burocrática. Conheça mais sobre o software da Convenia e veja quais são seus diversos benefícios!
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.
Notícias Técnicas
O prazo para a entrega começa em 15 de fevereiro. Multas por omissão podem chegar a R$ 250 mil
A Receita Federal publicou, nesta 4ª feira, a Solução de Consulta nº 15, que esclarece como deve ser feito o reconhecimento de receitas em contratos de longo prazo
O ano de 2026 começa com a fase de testes da reforma tributária, e uma pergunta tem se repetido no dia a dia das empresas: como corrigir erros de IBS e CBS em Documentos Fiscais Eletrônicos
Com o slogan Fique tranquilo, consulte um profissional contábil, a iniciativa fortalece a imagem do contador como peça-chave
Profissionais de contabilidade devem planejar o calendário fiscal antes do Carnaval 2026, com vencimentos importantes em fevereiro
Embora a aposentadoria contributiva exija pagamentos ao INSS, legislação prevê mecanismos legais que garantem renda mínima a idosos e pessoas com deficiência em situações específicas
Profissionais e organizações contábeis que quitarem a cota única até o dia 28 garantem redução no valor, com abatimentos adicionais conforme D-e e ano de registro
Texto aprovado estabelece alíquotas menores, limite de renúncia fiscal e aplicação temporária para empresas do regime especial até a migração para novo modelo tributário
Nota Técnica nº 007 atualiza layout da NFS-e padrão nacional, com novas regras e códigos para operações com imóveis e outros bens
Notícias Empresariais
Quando todas as opções parecem erradas, a decisão perfeita não existe
Pesquisa indica que capacidade de aprendizado e soft skills pesam mais que domínio técnico na decisão de contratação
O turnover, ou a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, é um fenômeno que pode gerar impactos significativos em diversos aspectos organizacionais
Relatório sobre educação digital traz lições diretas para o uso de inteligência artificial na gestão, na contabilidade e no compliance das empresas
Mudanças no mercado, no comportamento do consumidor e no calendário econômico exigem novos parâmetros
Ensinamentos de 2.000 anos de Aristóteles continuam válidos e ainda são ferramentas poderosas para os negócios de hoje
Conselhos buscam líderes fluentes em IA, mais jovens ou ao menos capazes de lidar com ciclos acelerados de disrupção e maior risco
A Receita Federal segue o dinheiro por meio de cruzamento de informações enviadas por bancos, operadoras de cartão de crédito, plataformas de e-commerce e fintechs
Dólar cai para menor valor em 21 meses com fluxo estrangeiro
A movimentação via Pix, por si só, não gera imposto e não obriga declaração automática
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
