Esclarece os procedimentos a serem adotados pelos empregadores, para o correto recolhimento do FGTS relativo ao 13º salário e às remunerações na competência de desligamento
Notícia
“Não vendo Big Mac. Vendo bons momentos”
Para João Branco, diretor de marketing do McDonald’s, o grande diferencial da marca de fast food no Brasil é a ligação emocional criada com o consumidor ao longo dos anos
01/01/1970 00:00:00
Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim. Impossível ler essa frase sem cantar o jingle icônico do McDonald’s lançado na década de 1980 para divulgar o sanduíche mais pedido da rede, o Big Mac.
Além da música, você se lembra da primeira vez que foi a um dos restaurantes da marca? Lembra-se de quantos brinquedos do McLanche feliz colecionou ou de quantas vezes festejou o aniversário de um amigo de infância na presença do Ronald McDonald?
João Branco, diretor de marketing do McDonald’s, tem certeza de que sim. Pelo menos é isso o que as inúmeras e repetitivas pesquisas com o consumidor lhe sugerem.
Uma pessoa com 40 anos, por exemplo, com certeza foi muito ao McDonald’s quando criança e tem memórias do “cheirinho, do gosto, do brinquedinho”.
O crédito emocional que o brasileiro tem pela marca, a nostalgia que um lanche desperta, pode ser considerada, segundo o executivo, a maior estratégia de marketing do McDonald’s.
O acesso de 1 milhão de pessoas ao aplicativo do McDonald’s durante a festa patrocinada pela marca numa noite de sábado na casa do Big Brother Brasil confirma essa ideia – além do salto de 120% nos downloads no aplicativo da empresa durante o evento.
Chamada de Festa do Méqui, os participantes do reality show foram inseridos numa espécie de festa do pijama com produtos da rede em um cenário tematizado, enquanto os telespectadores derrubavam a plataforma do iFood com tantos pedidos.
“Há quem queira coisas grandes, nós (McDonald’s) queremos transformar simples momentos em experiências deliciosas, como curtir um Méqui de pijama, no conforto do seu sofá, enquanto vê televisão”, diz Branco.
FESTA DO PIJAMA DO BBB21 PATROCINADA PELO MCDONALD'S
Esse tipo de festa (do pijama) não surgiu ao acaso, explica o diretor de marketing da rede. Isso remete o cliente imediatamente à infância, às festinhas de aniversário, aos momentos felizes. Só que a estratégia do McDonald’s é misturar esses sentimentos com coisas novas, com modernidade.
Nas palavras do executivo, uma tentativa de mostrar que o seu "amigo de infância" o acompanhou em todos esses anos.
“Então a gente vai lá e coloca naquele contexto do BBB algo bem atual, e faz dentro da casa [do reality] o que você pode ter na sua”.
Outro ponto são os modelos de comunicação colocados no ar hoje em comparação com os de anos atrás. João aponta que até as cenas de consumo mudaram. Agora, o sanduíche de hoje está mais montado, o molho cai, a modelo se lambuza, o casting mudou, com mais diversidade, com pessoas normais do dia a dia.
O uso de memes se tornou quase que obrigatório, assim como tudo o que se fala nas redes sociais – tudo para mostrar que a marca não é apenas um amigo de infância que ficou lá atrás.
Relembrando também que a rede é uma porta de entrada para muitos jovens para o mercado de trabalho, o executivo diz aprender todos os dias com os colaboradores.
“Nosso trabalho me fez perceber que é possível encontrar propósito em todas as tarefas do dia a dia. Não vendo Big Mac, vendo bons momentos. E levo essa provocação para qualquer profissão ou negócio”.
Notícias Técnicas
Pacote de integração Versão 1.0.0 inclui o Manual de Orientação do Usuário (MOD), Leiautes, Schemas XSD e Regras de Validação
O Ajuste SINIEF nº 43/2025 prorrogou algumas alterações importantes na NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)
Foi publicado, no Diário Oficial da União, na terça-feira (9), o Ajuste SINIEF nº 49/2025, que adequa a legislação do ICMS às novas regras da Reforma Tributária
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica de Exploração de Via, iniciou um programa piloto destinado as Concessionárias de Exploração de Rodovias
O Confaz publicou o Despacho Nº 42, de 8 de dezembro de 2025, que traz novos ajustes do SINIEF que atualizam procedimentos fiscais
Regra da CLT proíbe o início das férias nos dois dias que antecedem feriados ou repouso semanal remunerado; veja como aplicar em 2025
Portaria MPS nº 2.511/2025 detalha índices para salários de contribuição e pagamentos em atraso
Contadores ganham papel central na integração de informações financeiras e ESG com as normas IFRS S1 e S2
Simplificação tributária força ERPs a aprimorar funcionalidades além do compliance fiscal
Notícias Empresariais
Cada vez mais, a pergunta não é se sua empresa enfrentará um incidente, mas quando..
Com foco em bem-estar, flexibilidade e desenvolvimento, empresas ampliam benefícios para atrair, engajar e reter talentos em um mercado de trabalho mais exigente
Descubra como a execução consistente, liderança preparada e uso inteligente de métricas impulsionam o crescimento exponencial de empresas
Tecnologia acelera produtividade, reduz custos operacionais e democratiza o acesso à inteligência analítica
O setor financeiro é o que mais paga impostos federais no Brasil desde pelo menos 2011, indica estudo da Confederação Nacional das Instituições Financeiras divulgado neste domingo, 14.
Com mais peso econômico e poder de escolha, jovens pressionam empresas a repensar benefícios para atrair e reter talentos
Profissionais de alta performance procuram fatores como clareza de propósito, caminhos reais de desenvolvimento e autonomia
Medida vem na esteira da Lei nº 15.270/25, que instituiu nova sistemática de tributação de lucros e dividendos e tem causado insegurança jurídica
Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese
Avaliação da Serasa Experian é de que Natal segue como a data mais importante para o segmento
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
