Após cinco meses de investigações, foram cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão, nas cidades de Araçatuba (SP)
Notícia
“Não vendo Big Mac. Vendo bons momentos”
Para João Branco, diretor de marketing do McDonald’s, o grande diferencial da marca de fast food no Brasil é a ligação emocional criada com o consumidor ao longo dos anos
01/01/1970 00:00:00
Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim. Impossível ler essa frase sem cantar o jingle icônico do McDonald’s lançado na década de 1980 para divulgar o sanduíche mais pedido da rede, o Big Mac.
Além da música, você se lembra da primeira vez que foi a um dos restaurantes da marca? Lembra-se de quantos brinquedos do McLanche feliz colecionou ou de quantas vezes festejou o aniversário de um amigo de infância na presença do Ronald McDonald?
João Branco, diretor de marketing do McDonald’s, tem certeza de que sim. Pelo menos é isso o que as inúmeras e repetitivas pesquisas com o consumidor lhe sugerem.
Uma pessoa com 40 anos, por exemplo, com certeza foi muito ao McDonald’s quando criança e tem memórias do “cheirinho, do gosto, do brinquedinho”.
O crédito emocional que o brasileiro tem pela marca, a nostalgia que um lanche desperta, pode ser considerada, segundo o executivo, a maior estratégia de marketing do McDonald’s.
O acesso de 1 milhão de pessoas ao aplicativo do McDonald’s durante a festa patrocinada pela marca numa noite de sábado na casa do Big Brother Brasil confirma essa ideia – além do salto de 120% nos downloads no aplicativo da empresa durante o evento.
Chamada de Festa do Méqui, os participantes do reality show foram inseridos numa espécie de festa do pijama com produtos da rede em um cenário tematizado, enquanto os telespectadores derrubavam a plataforma do iFood com tantos pedidos.
“Há quem queira coisas grandes, nós (McDonald’s) queremos transformar simples momentos em experiências deliciosas, como curtir um Méqui de pijama, no conforto do seu sofá, enquanto vê televisão”, diz Branco.
FESTA DO PIJAMA DO BBB21 PATROCINADA PELO MCDONALD'S
Esse tipo de festa (do pijama) não surgiu ao acaso, explica o diretor de marketing da rede. Isso remete o cliente imediatamente à infância, às festinhas de aniversário, aos momentos felizes. Só que a estratégia do McDonald’s é misturar esses sentimentos com coisas novas, com modernidade.
Nas palavras do executivo, uma tentativa de mostrar que o seu "amigo de infância" o acompanhou em todos esses anos.
“Então a gente vai lá e coloca naquele contexto do BBB algo bem atual, e faz dentro da casa [do reality] o que você pode ter na sua”.
Outro ponto são os modelos de comunicação colocados no ar hoje em comparação com os de anos atrás. João aponta que até as cenas de consumo mudaram. Agora, o sanduíche de hoje está mais montado, o molho cai, a modelo se lambuza, o casting mudou, com mais diversidade, com pessoas normais do dia a dia.
O uso de memes se tornou quase que obrigatório, assim como tudo o que se fala nas redes sociais – tudo para mostrar que a marca não é apenas um amigo de infância que ficou lá atrás.
Relembrando também que a rede é uma porta de entrada para muitos jovens para o mercado de trabalho, o executivo diz aprender todos os dias com os colaboradores.
“Nosso trabalho me fez perceber que é possível encontrar propósito em todas as tarefas do dia a dia. Não vendo Big Mac, vendo bons momentos. E levo essa provocação para qualquer profissão ou negócio”.
Notícias Técnicas
Desde esta segunda-feira , está disponível no ambiente web do eSocial o módulo de emissão de relatórios gerenciais
A medida de tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é ruim e gera insegurança para as empresas
Nova edição reúne cláusulas que promovem o trabalho decente para jovens e reforçam a importância do diálogo social na ampliação de direitos e oportunidades
Em muitas pequenas e médias empresas familiares, o conselho consultivo ainda não participa da análise da DRE, que segue sendo tratada como mera formalidade
Com mais de 2,1 milhões de novas ações em 2024, empresas enfrentam riscos crescentes por falhas em escalas, jornadas e horas extras
Entenda a controvérsia sobre pedidos diretos de RIFs ao Coaf por polícias civis e MP sem decisão judicial: dados de 2024, argumentos opostos e disputas STF vs. STJ
Projeto continua em análise na Câmara dos Deputados
Confira os prazos e declarações fiscais que pessoas jurídicas e físicas devem cumprir nesta semana para evitar multas e manter a conformidade fiscal
O Conselho Federal de Contabilidade lançou, o Destinômetro – uma plataforma que apresenta, em tempo real, as doações feitas por pessoas físicas a dois importantes instrumentos de apoio social
Notícias Empresariais
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Aplicativo vai começar a mostrar propaganda de empresas, além de permitir que canais cobrem para dar acesso exclusivo a alguns de seus conteúdos
Bolsa sobe 1,49%, impulsionada por commodities
Nesta quarta-feira, 18, o Comitê Política Monetária anunciará sua nova decisão de política monetária. A maioria do mercado aposta em uma pausa no ciclo de aperto monetário
Como a Reforma Tributária Vai Transformar o Mercado de Aluguéis para Proprietários e Investidores
Mercado Livre é principal ativo buscado por gestores nos mercados emergentes
Presidente da Câmara afirma que ambiente na Casa não é favorável ao aumento de tributos
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira, 12, em seu perfil no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar um requerimento
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade