A Secretaria da Receita Federal do Brasil alerta todas as instituições declarantes sobre o encerramento do prazo de entrega da e-Financeira relativa ao segundo semestre de 2025
Notícia
Os 15 melhores influenciadores de finanças do Brasil em 2022
Nós realizamos uma pesquisa para escolher 15 influenciadores de finanças com conteúdos de qualidade com conselhos financeiros
01/01/1970 00:00:00
Pessoas que buscam melhorar a saúde financeira sempre buscam conhecimento ou ajuda em algum lugar. Seja em livros, podcasts, programas de tv ou a forma mais comum atualmente, a partir do conteúdo de influenciadores de finanças.
Você provavelmente já se deparou com algum deles. Eles estão em ascensão nos últimos 3 anos em plataformas como Instagram, TikTok e Youtube e acumulam dezenas de milhares de seguidores e fãs.
O sucesso destes influenciadores retrata a democratização da liberdade financeira através de gestão das finanças e a prática de investimentos, que no Brasil deixou de se limitar aos engravatados da Faria Lima para se tornar uma realidade possível para todos. É impossível ignorar este fenômeno em que investidores tornam-se ídolos capazes de movimentar as redes sociais, a mídia, até mesmo o valor de ações no mercado e o principal, impactar a vida de pessoas que adquirem o hábito de investir e poupar.
De acordo com dados da Anbima, no ano passado os influenciadores de finanças brasileiros ganharam cerca de 36 seguidores por minuto, considerando 277 influenciadores ativos com cerca de 91,5 milhões de seguidores únicos para contas deste gênero no país, dados que impressionam e revelam o poder de interferência dessas pessoas no mercado financeiro e na economia nacional.
Não importa a modalidade de investimento que você procura, no Instagram você vai encontrar a conta de um especialista para te ajudar e muitos conteúdos grátis ou pagos. O problema, porém, é que muitos conselhos sobre dinheiro por aí carecem de substância ou são até mesmo absolutamente prejudiciais. É fundamental que os consumidores desses conteúdos sejam perspicazes e saibam diferenciar um verdadeiro influenciador de finanças, profissional e comprometido de uma pessoa tentando te vender algum produto ou conteúdo qualquer com qualidade questionável. Com o excesso de pessoas tentando surfar na onda dos influenciadores financeiros, é comum que existam bons profissionais e outros nem tanto.
Conselhos financeiros ruins não são novidade – há muito tempo existem pessoas mal intencionadas trabalhando lado a lado com consultores financeiros éticos. Mas agora está em toda parte, e cabe cada vez mais a nós fazer a diligência e examinar em quem confiamos. Isso é particularmente importante quando se trata de investir. Alguém que não o conhece e não tem ideia sobre sua situação financeira e objetivos específicos não pode dizer de forma conclusiva onde você deve investir seu dinheiro.
A conquista da liberdade financeira que os influenciadores financeiros sérios tanto falam está relacionada ao hábito de gastar menos do que recebe, organização, planejamento financeiro e encontrar opções adequadas de investimento para o perfil de cada um. Portanto, não existe fórmula mágica. São hábitos e aprendizados que, se colocados em prática devidamente, poderá te ajudar a alcançar a liberdade financeira de forma gradativa, sem sistemas automáticos, sem robôs, sem jogos de aposta e sem nenhuma dessas promessas de dinheiro rápido que são a maior furada e ainda podem roubar dados, causar prejuízos e outras dores de cabeça para quem participa.
Para te ajudar a encontrar influenciadores que realmente possam te proporcionar conteúdos e informações relevantes para sua vida financeira, nós fizemos uma lista com 20 influenciadores brasileiros que criam os melhores conteúdos da internet sobre finanças em diversos segmentos diferentes. Veja quem são:
1- Bruno Perini – Você MAIS Rico (@bruno_perini)
Bruno Perini é o fundador do canal Você MAIS Rico que começou como um blog em 2013. Posteriormente, em 2016, virou também canal no YouTube. Ambos foram criados com a finalidade de aumentar a renda rumo ao 1 milhão. O canal possui mais de meio milhão de inscritos e Bruno também é muito forte no Instagram com cerca de 1,5 milhões de seguidores.
2- Thiago Nigro (@thiago.nigro)
Fundador do canal Primo Rico, Nigro era sócio de uma empresa de assessoria de investimentos até vender sua parte no negócio, em 2017 – aproximadamente um ano após criar o canal que lhe deu fama. Atualmente, a sua empresa é conhecida como Grupo Primo e está em crescente expansão, incluindo a Finclass, uma plataforma de aulas sobre finanças e investimentos com alto nível de produção audiovisual, e a Staage, plataforma de marketing.
3- Nathália Arcuri (@nathaliaarcuri)
Nathalia Arcuri é a fundadora do Me Poupe!, a primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil. Seu império, que inclui cursos de finanças, canal no YouTube, dois livros, podcast e conteúdo para blog e redes sociais, impacta mais de 21 milhões de pessoas por mês e faturou R$ 22 milhões somente em 2019. Com uma dose de humor, ela apresenta todo tipo de assunto sobre finanças de forma descomplicada.
4- Charles Mendlowicz (@charles.wicz)
Charles é a pessoa à frente do ‘’Economista sincero’’, considerado TOP 1 Influenciador de Investimentos do Brasil ANBIMA. Charles Mendlowicz é um economista formado pela UERJ. Além disso, ele tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios (UFF) e MBA em Logística Empresarial (FGV). O conteúdo dele vai do básico ao avançado.
5- Gustavo Cerbasi (@gustavocerbasi)
Gustavo Cerbasi é um consultor financeiro especialista em inteligência financeira. Autor de 15 livros, incluindo “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, que deu origem à trilogia “Até que a Sorte nos Separe”, Cerbasi é considerado a maior referência brasileira em educação financeira e oferece palestras e aulas tanto para quem quer saber como investir na bolsa quanto para quem quer negociar dívidas ou saber como organizar a vida financeira.
6- Tiago Reis (@tiagoreis)
Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é o fundador da Suno Research. Atualmente ele é um dos principais analistas de investimentos do país e é um follow certeiro para quem é do mercado.
7- Suriel Ports (@portstrader)
Também conhecido como Ports Trader, Suriel Ports é um dos principais, se não for o principal, nome e referência nacional quando falamos de Day Trade. Ele trabalha defendendo a ideia de que qualquer pessoa pode se tornar um Trader, vivendo apenas disso ao longo de sua vida.
8- Café com Ferri @cafecomferri)
No Café com Ferri, o consultor de investimentos Rafael Ferri mantém uma plataforma diária com ideias de investimentos e defende que uma delas pode mudar o patamar de qualquer pessoa. Ideal para quem já entende um pouco do mercado e entende algumas siglas mais técnicas.
09- Nath Finanças (@nathfinancas)
Formada em Administração, Nathália Rodrigues é bastante famosa nas redes sociais como educadora financeira. Ela é seguida de perto por muita gente com um orçamento apertado e precisa organizar o dinheiro do mês. Conhecida como Nath Finanças, ela criou o podcast “Boletos Pagos”, onde dá dicas sobre organização financeira. Seu principal objetivo é que todas as pessoas tenham acesso à informação para ter liberdade financeira.
10- Carlos Magno (@carlosmagno)
O conteúdo de Carlos defende um estilo de vida novo para poder alcançar a liberdade financeira e ele relaciona diariamente o sucesso a estudo, organização, prática de hábitos saudáveis e inteligência financeira para aprender a poupar e investir. Ele é mentor do ‘’MVI’’, um dos mais concorridos programas de treinamento financeiro do país. Carlos tem seguidores muito fiéis que o seguem há bastante tempo e acompanharam a mudança de vida do rapaz que estudava direito e vivia na periferia para se tornar um homem multimilionário.
11- Raul Sena (@raulsena)
Raul Sena já foi reconhecido, por duas vezes, pela pesquisa Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), como o educador financeiro que mais cresce no país. Ele possui um dos perfis do Instagram mais completos e dinâmicos sobre finanças no país, ótimo para pessoas que desejam ter um primeiro contato com o mercado financeiro e ter uma visão profissional dos principais assuntos, pois ele costuma responder várias perguntas nas ‘’caixinhas de perguntas’’ e também realiza muitas transmissões ao vivo.
12- Grana Preta (@granapretaoficial)
A consultora Amanda Dias é a dona do perfil Grana Preta, onde afirma ter emancipado financeiramente mais de 800 pessoas. Em seu perfil, oferece pílulas sobre os seus cursos de inteligência e educação financeira. Ela aborda desde as questões mais básicas como organizar informações financeiras e burocráticas até dicas de investimento.
13- Alison Correia @alisoncorreia)
Alison Correia é nascido no Peru, mas fez carreira no Brasil como um dos principais influenciadores do setor de finanças. Ele tem 37 anos, pai de dois filhos e é CEO da TopGain, plataforma informativa sobre investimentos. Pelo Instagram, Alison compartilha diariamente sua visão do mercado e ensina a seus seguidores questões técnicas do ramo, além de realizar operações reais ao vivo para uma melhor interação e aprendizado dos alunos.
14- Educatrader (@educatrader)
Eduardo Melo é investidor e trader profissional há 14 anos. Seu conteúdo é pensado principalmente em pessoas que querem começar do zero para começar a investir com poucas horas por dias. Ele é o criador do canal ‘’EDUca Trader’’ que tem mais de 321 mil inscritos no Youtube e ajuda pessoas a operarem com day trade em poucas horas por dia.
15- Boletinhos (@boletinhos)
Essa é a conta mais jovem da lista, portanto é ideal para jovens entrando na fase adulta, no fim dos estudos e em busca de iniciar o processo para uma liberdade financeira. O objetivo é falar de maneira descomplicada e linguagem que agrade a essa faixa etária e com acolhimento, diversidade e transparência. A página, que também tem um podcast, é uma iniciativa do Alan Soares, publicitário e mestrando em comunicação.
(Essa lista foi produzida através de uma pesquisa realizada pela agência Nexxt Communications durante seis meses levando em consideração 100 influenciadores brasileiros de finanças, a quantidade de conteúdo gratuito que fornecem, o número de seguidores, a interação com os seguidores respondendo dúvidas, comentários e avaliações em geral.)
Notícias Técnicas
O prazo para a entrega começa em 15 de fevereiro. Multas por omissão podem chegar a R$ 250 mil
A Receita Federal publicou, nesta 4ª feira, a Solução de Consulta nº 15, que esclarece como deve ser feito o reconhecimento de receitas em contratos de longo prazo
O ano de 2026 começa com a fase de testes da reforma tributária, e uma pergunta tem se repetido no dia a dia das empresas: como corrigir erros de IBS e CBS em Documentos Fiscais Eletrônicos
Com o slogan Fique tranquilo, consulte um profissional contábil, a iniciativa fortalece a imagem do contador como peça-chave
Profissionais de contabilidade devem planejar o calendário fiscal antes do Carnaval 2026, com vencimentos importantes em fevereiro
Embora a aposentadoria contributiva exija pagamentos ao INSS, legislação prevê mecanismos legais que garantem renda mínima a idosos e pessoas com deficiência em situações específicas
Profissionais e organizações contábeis que quitarem a cota única até o dia 28 garantem redução no valor, com abatimentos adicionais conforme D-e e ano de registro
Texto aprovado estabelece alíquotas menores, limite de renúncia fiscal e aplicação temporária para empresas do regime especial até a migração para novo modelo tributário
Nota Técnica nº 007 atualiza layout da NFS-e padrão nacional, com novas regras e códigos para operações com imóveis e outros bens
Notícias Empresariais
Quando todas as opções parecem erradas, a decisão perfeita não existe
Pesquisa indica que capacidade de aprendizado e soft skills pesam mais que domínio técnico na decisão de contratação
O turnover, ou a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, é um fenômeno que pode gerar impactos significativos em diversos aspectos organizacionais
Relatório sobre educação digital traz lições diretas para o uso de inteligência artificial na gestão, na contabilidade e no compliance das empresas
Mudanças no mercado, no comportamento do consumidor e no calendário econômico exigem novos parâmetros
Ensinamentos de 2.000 anos de Aristóteles continuam válidos e ainda são ferramentas poderosas para os negócios de hoje
Conselhos buscam líderes fluentes em IA, mais jovens ou ao menos capazes de lidar com ciclos acelerados de disrupção e maior risco
A Receita Federal segue o dinheiro por meio de cruzamento de informações enviadas por bancos, operadoras de cartão de crédito, plataformas de e-commerce e fintechs
Dólar cai para menor valor em 21 meses com fluxo estrangeiro
A movimentação via Pix, por si só, não gera imposto e não obriga declaração automática
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
