Ajuste Sinief padroniza a guarda dos arquivos “XML” com efeitos a partir de 1° de maio
Notícia
MEI por necessidade: conheça histórias de quem empreendeu para sobreviver
Cerca de 6 milhões pessoas se tornam MEIs desde 2020 – 646 mil, só este ano. Atualmente há 14 milhões de MEIs no país, diz o Sebrae.
01/01/1970 00:00:00
Dandara Freitas, de 26 anos, deixou um emprego em um restaurante após 3 meses de trabalho.
Como os boletos não esperam, ela precisava fazer algo que a rendesse algum dinheiro. Usando as habilidades que desenvolveu com a vendas de brigadeiros, que fazia enquanto cursava o pré-vestibular, a estudante de gastronomia se formalizou como Microempreendedora Individual (MEI) para trabalhar com confeitaria.
Dandara é uma entre milhões de brasileiros que passaram a trabalhar como MEI nos últimos anos, diante da dificuldade de encontrar emprego e até de sobreviver em meio a crise econômica do país. Desde 2020, cerca de 6 milhões pessoas se tornam MEIs – 646 mil, só este ano. Atualmente há 14 milhões de MEIs no país.
Como no caso da agora confeiteira, uma pesquisa do Sebrae Nacional mostra que os brasileiros estão empreendendo por necessidade nos últimos três anos — utilizando a categoria como saída para ter uma renda e resolver os problemas financeiros.
“É cada vez mais comum o empreendedorismo precário criado pela necessidade da sobrevivência. Por isso, a minha orientação para aqueles que estão iniciando é que busquem formação ou se possível uma rede de proteção — pessoas que já estejam no mercado e possam orientá-los sobre o dia a dia de um MEI”, diz Rubens Massa, professor de empreendedorismo e novos negócios da Fundação Getúlio Vargas.
O negócio de Dandara deu certo: usando parte do dinheiro recebido na rescisão do antigo emprego, ela produziu ovos de colher em formato de coração, bombons e brownies, aproveitando a proximidade com o Dia dos Namorados.
Com o tempo, o empreendimento iniciado na cozinha de casa ganhou espaço nas redes sociais, como @instagram.com/dandocess, e passou a ser reconhecido para além da região de Campo Grande (RJ), onde vive.
Segundo ela, uma das suas maiores dificuldades é a administrativa e a financeira: “preciso de dinheiro, mas, mesmo com os insumos mais caros, tento não passar muito para os clientes, para que eles também não sejam afetados. Ainda não consigo dividir as minhas contas com a da empresa", diz.
Empreendedorismo ou desemprego
No Brasil, sete em cada 10 Microempreendedores Individuais (MEI) tinham emprego com ou sem carteira assinada antes de se formalizarem como MEIs em 2022, segundo o Sebrae.
Michele da Silva,de41 anos, se tornou MEI há dois anos e abriu um buffet na pandemia. Ela conta que, na cidade de Valença (RJ), é difícil ter emprego fixo, ainda mais com a flexibilidade de horário que precisava na época, para cuidar de seu pai que, tinha acabado de passar por um AVC.
Outro motivo que a levou a fazer o pedido de MEI foi a segurança de passar a ter direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, e salário-maternidade.
Michele conta que sentia mais segura sabendo que, caso precisasse de algum tipo de benefício da Previdência Social, não ficaria desamparada.
Pandemia
Assim como a maioria dos brasileiros, Michele também sentiu os impactos financeiros causados pela pandemia, em especial no seu formato tradicional de vendas, o famoso “boca a boca” .
“A maior parte das minhas vendas sempre foi por indicação. As pessoas conheciam o meu trabalho e indicava para outra. Com a pandemia, muitas pessoas da minha região morreram e as poucas que estavam vivas não tinham muito dinheiro”, diz Michele.
Foi então que ela começou a vender suas comidas (forno e fogão, variedades em salgadinhos e tortas.) pelas redes, com o @michelemarcelino.81, com a ajuda de amigos e familiares compartilhando suas publicações. As vendas aumentaram significativamente — o que a levou a ser convidada para participar de festivas e feiras, afirma.
Notícias Técnicas
Apesar do prazo legal de 60 dias, pedidos de restituição no Simples Nacional podem levar anos; contador tem papel essencial no processo.
Nova funcionalidade do PGMEI facilita o pagamento de débitos passados e futuros, poupando tempo e simplificando a rotina do microempreendedor
Mais do que uma exigência legal, a NR-1 é um espelho da cultura organizacional. Quando líderes e RH atuam juntos, o cuidado deixa de ser protocolo e se transforma em valor estratégico.
Alguns fatores podem inserir o MEI a prestar contas à Receita Federal
Decisão do CARF: ganho potencial não configura lucro realizado para fins tributários
Instituto também dá instruções de como pedir estorno dos valores e realizar denúncia
Golpistas sofisticam suas estratégias para tentar dar credibilidade a mensagens falsas e enganar os contribuintes
“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool
Grupo de trabalho do CNJ elabora proposta para unificar julgamentos dos novos tributos, visando eficiência e segurança jurídica
Notícias Empresariais
Em entrevista coletiva sobre prioridades regulatórias da autarquia, Gomes ponderou que essa revisão não tem ligação com nenhum acontecimento conjuntural
Investidores avaliam o embate comercial à medida que Washington suaviza a retórica tarifária
A partir desta sexta-feira, 25, é possível solicitar empréstimos com o modelo de crédito consignado CLT através das plataformas dos próprios bancos
Presidente dos EUA ainda acrescentou que espera ter uma lista completa de acordos anunciados nas próximas três a quatro semanas
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Empresas que investem em saúde mental fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade, criando um ambiente mais sustentável para talentos e negócios.
Avaliações foram feitas pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPO)
Nesta quinta-feira, 24, o INSS começa a repassar aos aposentados e pensionistas os pagamentos da primeira parcela de antecipação do 13º salário
Afirmação reduziu os temores de que a independência do banco central americano esteja ameaçada
Comércio exterior é emprego, é renda, é desenvolvimento, é oportunidade. Ao invés de fecharem-se as economias, o Brasil defende multilateralismo e livre mercado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade