A Portaria nº 579/2025, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2025, traz alterações importantes à Portaria RFB nº 568/2025
Notícia
Call centers dizem ao STF que bloqueio derruba empregos, mas chamadas são feitas por robôs
A decisão da Anatel de coibir o uso abusivo de robôs de telemarketing deve gerar novas disputas judiciais, até porque atinge o coração do que se tornou o serviço de telefonia na era dos aplicativos de mensagens.
01/01/1970 00:00:00
A decisão da Anatel de coibir o uso abusivo de robôs de telemarketing deve gerar novas disputas judiciais, até porque atinge o coração do que se tornou o serviço de telefonia na era dos aplicativos de mensagens. A maior parte do tráfego telefônico gerado atualmente é por call centers, o que ajuda a entender porque a sucessão de medidas anteriores, desde o cadastro Não Me Perturbe, jamais contou com apoio entusiasmado das operadoras de telecomunicações.
“Em uma única empresa, com cerca de 80 milhões de usuários, em torno de 350 deles são responsáveis por 60% do trafego da rede. Então temos resistência de empresas de telemarketing e resistência de operadoras para que essas medidas sejam efetivas e para que haja racionalidade maior nesse serviço, que é lícito, mas vem sendo utilizado de forma irracional e sem o mínimo de razoabilidade”, disse o conselheiro Emmanoel Campelo, que está à frente desse tema na Anatel.
A resistência, como já se viu, chegou ao Supremo Tribunal Federal, em uma ação direta de inconstitucionalidade que tenta derrubar a determinação da Anatel de que todas as chamadas de telemarketing ativo sejam identificadas pelo prefixo 0303. As empresas de call center alegam no STF que a possibilidade de os usuários identificarem previamente que a chamada é de telemarketing vai prejudicar o setor e provocar demissões.
A julgar pelos números apresentados pela Anatel, no entanto, quem corre mais risco de ficar sem emprego são robôs. “Robôs fazem 60% da rede, sem fazer o serviço”, resumiu o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência, Vinícius Caram.
E apesar da grita de algumas entidades de call centers, pelo menos parte do segmento já se movimentou para adotar as novas regras. Desde que a exigência do 0303 foi adotada, no início de março deste ano, 440 empresas solicitaram 1.022 códigos 0303 junto à Anatel, que tem pedidos para outros 438 na fila. Vale lembrar que essa medida, que começou obrigatória para chamadas de telemarketing originadas em celulares, passa a valer também para telefones fixos a partir de 8 de junho.
“Estamos diante de um mercado grande de empresas de telemarketing que usam desses mecanismos para viabilizar o negócio. Mas não se pode utilizar os atendentes de telemarketing como escudo para que se permita um incômodo desenfreado aos consumidores. Chegamos a um patamar em que temos que pensar em quem está do outro lado. Acabar com o robocall, que liga de forma autônoma, pode gerar até um efeito contrário, de contratar mais atendentes e de que fato seja uma pessoa ligando para o consumidor. É um argumento apelativo, falacioso e não cabe como forma de tentar impedir as medidas”, completou Emmanoel Campelo.
Notícias Técnicas
Municípios que concentram mais de 70% da população já caminham para o padrão nacional
Nova versão do MDF terá vigência a partir de 2026 e reúne relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal
A Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) substituirá a antiga declaração em papel. Entenda os detalhes
Os contribuintes do Imposto sobre Serviços estabelecidos em Curitiba passarão a emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica exclusivamente por meio do Emissor Nacional, sistema da Receita Federal.
NF3e deve incorporar informações de IBS, CBS e IS a partir de janeiro de 2026, conforme padrão nacional unificado
A nova Declaração de Receitas (DERE) exige maior detalhamento e frequência na informação de receitas, impactando a gestão de risco fiscal
Novo serviço de preenchimento online da DITR foi a grande aposta para facilitação do envio da declaração em 2025, mas contribuintes não aderiram à nova modalidade
Substituir arena de debates e garantias por lógica binária é negar que tributação deve estar a serviço da justiça e não só da eficiência
O Conselho Nacional de Justiça , a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral Federal assinaram novo acordo de cooperação técnica para o enfrentamento do grande volume de execuções fiscais pendentes de julgamento.
Notícias Empresariais
No mundo do trabalho, a forma de se vestir vai além de estilo pessoal
A ansiedade cresce porque tudo parece acontecer ao mesmo tempo. E nada parece suficiente. É fácil confundir pressa com progresso
A norma ISO/IEC 27001:2022 já exige a consideração das mudanças climáticas na gestão de riscos. Saiba como se preparar
Tensões geopolíticas e previsão de corte de juros do Fed impulsionam cotação
Informalidade recua, mas número de trabalhadores nessa situação ainda cresce
Chile toma lugar do Brasil na liderança do ranking de inovação 2025 na América Latina; Suíça segue na liderança e China sobe 1 posição
O acesso será dado com prioridade a empresas que registraram, entre julho de 2024 e junho de 2025, no mínimo 5% do faturamento total proveniente de exportações de produtos impactados pelas tarifas adicionais dos EUA
Juro americano guia aplicações em todo o mundo, podendo afetar indicadores no Brasil. Movimento acontece diante de fogo aberto por Trump contra instituição
Saiba sobre as vantagens, como redução de juros e multas
IBS e CBS consideram renda qualquer benefício da empresa a seus sócios
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade