A Instrução Normativa BCB nº 637 traz atualizações significativas para o Open Finance no Brasil, com um foco especial na transparência e na inclusão do Pix Automático
Notícia
Você sabe a importância das redes sociais para o o negócio?
As redes sociais devem ser pautadas em temas ligados, tanto à história do dono do negócio, quanto à história da própria empresa.
01/01/1970 00:00:00
As redes sociais devem ser pautadas em temas ligados, tanto à história do dono do negócio, quanto à história da própria empresa. Deve-se mesclar no Instagram, ou até mesmo no Linkedin, alguns momentos em família, da vida pessoal e também momentos profissionais, de negócios. Porque um ser humano se conecta com outro ser humano.
Quando se tem contato com um ser humano que tem família, as pessoas se identificam. Quando se tem contato com pessoas que estão passando por alguma dificuldade, outras se identificam. E quando se tem contato com pessoas que são bem sucedidas, o público cria um desejo e também se identifica. Quando vemos pessoas de alta performance, vemos que mescla publicações pessoais com profissionais. Por isso, o nome no Instagram deve ser primeiro o nome pessoal, depois o nome profissional.
Em caso de grandes empresas, as que mais dão resultado são as que criam uma persona, uma pessoa que faz a propaganda. Isso já era assim há muito tempo, desde a publicidade na TV. Lembramos claramente do baixinho que vendia aquela cerveja famosa, ou do homem que vendia aquela conhecida palha de aço. Hoje, isso se tornou diferente, pois existem os influenciadores. Exemplo: existe uma empresa que vende produtos na área médica para as pessoas terem emagrecimento saudável, mais qualidade de vida. Então, embora o nome da empresa tenha força de mídia, os médicos dessa empresa são as pessoas que fazem propaganda para darem aula, angariar seguidores e vender os produtos.
Quanto aos passos para trabalhar as redes sociais, existem cinco que se destacam e que são a base de tudo. O primeiro é a sua história. Contá-la desde a história da marca até a história dos donos. Pode-se mesclar imagens da vida pessoal dos donos com momentos importantes da companhia. Depois de montar um storytelling que traga conexão, momentos de dificuldade e pontos de virada para as pessoas se conectarem, inclua histórias de clientes que tinham dificuldades de ter acesso aos produtos e que conseguiram com a sua empresa.
O segundo passo é falar para um público muito específico. Tudo que for postado deve ser focado no nicho que a empresa quer alcançar, que tem determinada idade, mora numa determinada região, tem determinados costumes.
O terceiro passo é postar um conteúdo de alto valor. É preciso trazer a funcionalidade de um produto, de um serviço, trazer casos de sucesso, trazer dificuldades, dores e desafios do cliente, como a marca pode superar estes desafios. Trazer um problema e mostrar a solução. Isso faz com as pessoas confiem e haja engajamento. O quarto passo é embalar o produto, fazer um passo a passo e solucionar o problema do público.
Digamos que haja uma nutricionista especializada em emagrecimento saudável. Primeiro, vai contar a história dela, contar histórias de sucesso de pacientes que conseguiram emagrecimento saudável, e aí vai passar a fazer posts para mulheres acima dos 35 anos que não conseguiram voltar ao peso de antes da gravidez. Nesta etapa, ela vai falar das dores, das dificuldades dessas mulheres: de seguir uma dieta, de fazer atividade física… e isso cabe em lives, em vídeos, em textos e muito mais. Outro exemplo é de uma cabeleireira especializada em tranças. Ela vai contar a história dela, vai mostrar casos de pessoas que fizeram tranças com ela e que ficaram satisfeitas.
Depois, vai fazer posts voltados para pessoas de determinada idade, cultura, costume, gosto e desejo de ter aquele tipo de cabelo. Depois, vai produzir conteúdo de alto valor, falando da dificuldade de pentear os cabelos, de encontrar bons produtos. O produto que ela vai “embalar” pode ser um salão, um produto físico, um serviço de toda forma. Depois de embalar e vender o produto, tem que entregar, sendo na casa da pessoa, ou fazendo alguns serviços.
Com a pandemia, muitos destes serviços passaram a ser feitos online, que são os casos das terapias. Eu sou terapeuta e formador de terapeutas, então é uma coisa que pode ser feita de casa, não precisa de ensino superior e muitas pessoas, durante a pandemia, fizeram transição de carreira para mudar de área.
Notícias Técnicas
Novas regras do eSocial S-1.3 passam a valer em 18 de agosto no ambiente restrito e em 29 de agosto no ambiente de produção
Escritórios contábeis precisam intensificar a revisão fiscal dos clientes já em agosto para evitar surpresas no fechamento de dezembro
Descubra como funciona o regime monofásico de PIS e COFINS no Simples Nacional
Novos campos e regras entram em produção em outubro de 2025 e serão exigidos a partir de janeiro de 2026
Entenda os riscos e oportunidades, e como se preparar para o modelo de IVA dual
A esta altura do ano, já está claro para todos que a reforma tributária não é apenas uma mudança legislativa, mas, sim, uma revolução silenciosa que irá mudar paradigmas para muitos setores.
A Constituição protegeu a ZFM e as ZPEs, mas a reforma tributária muda tudo. Entenda os riscos e o futuro desses polos de investimento no Brasil
A popularização das chamadas holdings patrimoniais como ferramenta de planejamento sucessório e proteção de bens tem atraído cada vez mais famílias e empresários no Brasil
Aumento da carga fiscal e fim dos benefícios exigem planejamento estratégico. Setor terá de se adaptar à nova realidade do IBS e CBS para manter competitividade até 2033
Notícias Empresariais
Não se mede comprometimento pelo número de horas na frente da tela, mas pelo impacto real que cada pessoa gera
O avanço da IA não marca o fim das carreiras humanas, mas o início de uma nova fase: a de se tornar múltiplo, adaptável e genuíno
Empresas brasileiras apostam em plataformas de decisão para lidar com fluxos financeiros complexos e liberar executivos para decisões estratégicas
Aprenda sobre o uso de ferramentas tecnológicas e a padronização de processos para otimizar o funil de vendas
Nova estrutura unifica tributos e transfere cobrança para local de consumo, tornando sistema mais racional e eficiente para empresas e fiscalização
Tarifaço pressiona margens de pequenas e médias empresas e exige gestão mais eficiente para evitar perdas
Aumente sua segurança contra fraudes no Simples Nacional. Saiba identificar e prevenir golpes comuns, como boletos falsos e clonagem de CNPJ
Empresas e órgãos públicos que tratam dados pessoais de clientes, usuários ou cidadãos precisam estar atentos
Endividamento elevado pressiona juros, reduz investimentos e compromete crescimento econômico, segundo especialistas
O Estado foi lesado em valores estimados em mais de um bilhão de reais, comprometendo políticas públicas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade