O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Notícia
Sabe como alavancar seu negócio mesmo em tempos de crise? Confira aqui algumas dicas!
Há quem diga que para ser bem-sucedido no empreendedorismo é preciso saber “surfar” nas ondas boas e nas ruins. Ou seja, não se empolgar demais nos momentos de boas vendas e tampouco se desesperar nas crises.
01/01/1970 00:00:00
Há quem diga que para ser bem-sucedido no empreendedorismo é preciso saber “surfar” nas ondas boas e nas ruins. Ou seja, não se empolgar demais nos momentos de boas vendas e tampouco se desesperar nas crises. E, se você ainda tem dúvidas de como proceder nas situações difíceis, não se preocupe. Separamos algumas dicas para que consiga alavancar o seu negócio mesmo em tempos de crise. Confira!
Primeiro, é preciso lembrar que as crises, às vezes, forçam empreendedores a fechar as lojas físicas e a partir para vendas por aplicativos, como o WhatsApp. Porém, sabemos que este tipo de aplicativo não oferece tudo o que é necessário para que você consiga enxergar a sua empresa como um todo.
Ou seja, além de um cenário de crise, com o WhatsApp, por exemplo, você não tem o controle da gestão das suas vendas, dos seus pedidos, não gerencia seus fornecedores e nem o seu estoque. Por isso, a dica aqui é investir em uma plataforma que lhe ajude a gerenciar melhor o seu negócio.
Excelência no atendimento
“Pronto! Já tenho uma ferramenta em mãos e vou decolar nas vendas”, você pode ter pensado. Bom, vamos com calma. A tecnologia ajuda muito e simplifica o seu dia a dia, mas há algo muito importante que não pode deixar de lado jamais: a excelência no atendimento.
Quando o cenário é de crise, é preciso se dedicar para dar o seu melhor e olhar para cada etapa da cadeia de comercialização. E o atendimento ao cliente é uma das mais importantes. Nunca é demais lembrar, simpatia, educação, atenção às dúvidas dos clientes, respostas ágeis são atitudes primordiais.
Muitos empreendedores estavam acostumados com o atendimento no balcão e é necessário virar a chavinha para entender como funciona o atendimento online. Por exemplo, as lojas físicas ficam umas ao lado das outras e, quando o cliente entra na sua loja, ele está vendo apenas o seu produto. Na venda online, o cliente pode estar com várias abas (lojas virtuais abertas) e, se você demorar para respondê-lo, ele fecha a sua página e entra em outra rapidamente. Pensando nisso, é importante casar o dinamismo com educação e atenção.
Motivação
Quem gosta de futebol já pode ter ouvido “en las buenas y en las malas muchos más” (nas boas e nas ruins muito mais, em tradução literal). Esta é uma típica frase cantada por torcedores de times argentinos para dizer que nos piores momentos da equipe vão estar ainda mais presentes, entusiasmados. Mas e o que isso tem a ver com o mundo dos negócios?
É simples. Brasileiramente diríamos, “não deixar a peteca cair”. É importante seguir motivado mesmo nos tempos de crise. Se você acreditar no seu potencial, no da sua empresa e nos produtos que vende, certamente, passará essa sensação para o cliente e as chances de venda aumentam.
Inclusive, se tiver uma equipe, é importante manter uma postura motivada, com reuniões empolgantes, tentar deixar sempre o ambiente agradável, onde todos se sintam bem. Com isso, possivelmente, sua equipe vestirá a camisa da empresa, o que também impacta positivamente nas vendas.
Avaliação dos clientes
Há quem tenha medo de ouvir o que o cliente vai dizer sobre a empresa ou um produto e não abre nenhum canal de comunicação com ele. Mas essa atitude pode ser muito negativa para o seu negócio. Afinal, é importante disponibilizar uma forma para que os clientes possam dar sugestões de como o seu negócio pode ficar ainda melhor.
Isso pode ser feito por meio de formulários, mensagens nas redes sociais e, também, diretamente para o cliente no momento da compra. Desta forma, você consegue saber exatamente o que falta para melhorar o negócio, sem contar que podem aparecer novas ideias.
Programa de fidelidade
Outra maneira que pode lhe ajudar a continuar a vender mesmo em tempos de crise, é criar um programa de fidelidade. Esse tipo de ação faz com que o cliente volte mais vezes, afinal, ele está acumulando pontos com a sua empresa para ter algo em troca. Porém, para isso, é essencial manter um bom relacionamento com o seu cliente.a
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Falta de processo comercial e desintegração entre marketing e vendas impedem que contadores cresçam de forma consistente, alerta especialista
Entenda como obter valor maior que o salário mínimo na aposentadoria sendo MEI e é 100% legal
Medida provisória cria bônus para servidores e peritos e prioriza revisão de benefícios previdenciários e assistenciais
Quem trabalha com números sabe: controlar estoque, fechar CMV e conciliar notas fiscais consome tempo
Em muitos ambientes corporativos, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual ainda é tratado como uma mera formalidade: compra-se o item, entrega-se ao colaborador e pronto
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
MP 1.309/2025 permite prorrogação de parcelas, carência de até 12 meses e quitação de dívidas para micro e pequenas exportadoras
O Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma convocação inédita para 39 mil CLTs. Ela chega para quem perdeu sua carteira de trabalho
Entidade recebeu mais de 300 colaborações em consulta pública. Decálogo é sugestão para base do marco regulatório para as redes sociais
Banco Central diz que alteração do projeto visa aprimorar a segurança tecnológica
A partir de hoje banco conclui calendário de pagamento do benefício
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade