O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Notícia
Clientes virtuais: saiba como atrair e fidelizar
Com o lançamento de tecnologias cada vez mais acessíveis e a expansão do mercado online no Brasil, cresce o número de lojas virtuais gerenciadas por micro e pequenos empresários.
01/01/1970 00:00:00
Com o lançamento de tecnologias cada vez mais acessíveis e a expansão do mercado online no Brasil, cresce o número de lojas virtuais gerenciadas por micro e pequenos empresários.
Segundo a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro", no país existem cerca de 1,59 milhão de lojas online, uma alta de 22,05%.
Além disso, os pequenos sites, representam 83,43% de todo e-commerce do Brasil. Com o maior número de lojas virtuais, também se acirra a competição pelas vendas.
De acordo com a Chefe de Experiência do Cliente da Loja Integrada, Marina Ballester, há uma série de ferramentas e ações que ajudam o empreendedor a ampliar a clientela mesmo com poucos recursos financeiros.
“Plataformas de e-commerce como a Loja Integrada, agregam recursos que ajudam o pequeno empreendedor a promover suas lojas. Estas ferramentas, aliadas a algumas estratégias de marketing, tornam o empreendedor mais visível a seu cliente”, explica Marina.
A especialista enumera abaixo algumas dicas para atrair novos clientes, converter a venda e fidelizar o consumidor.
Otimize seus produtos em sites de busca
Estar nas primeiras posições nos sites de busca – como o Google - é um dos itens mais importantes para ampliar a visibilidade da loja virtual.
"Investir na descrição dos produtos, da marca e da proposta do comércio eletrônico para o mercado faz diferença para otimização da loja no Google”, explica ela.
Integre sua loja virtual às mídias sociais
O Brasil já é o segundo país com mais usuários no Facebook, com 130 milhões de cadastros.
De acordo com uma pesquisa da Agência de Marketing digital, Sortlist, o brasileiro gasta, em média, 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, compartilhando fotos, histórias, marcas, produtos e, cada vez mais, sendo um influenciador na hora da compra.
Por isso, integrar a loja virtual às mídias sociais é uma ótima estratégia para atrair clientes.
Associe-se a comunidades de compra e venda
Associar a loja virtual a marketplaces como a Americanas e Mercado Livre também ajudam a conquistar novos consumidores.
“Existem mais de 900 mil famílias que vivem das vendas no Mercado Livre na América Latina e a plataforma está tornando este processo mais simples”, afirma Ballester.
Esteja em sites de comparação de preço
Divulgar os produtos da loja virtual em sites de pesquisa e comparação de preço amplia as possibilidades de venda.
Estes portais, como o Buscapé, Zoom, JáCotei, recebem milhares de acessos diários de potenciais compradores e têm ótima colocação na busca do Google.
Invista no visual da página
Uma simples melhora no aspecto visual de um estabelecimento pode ampliar o número de vendas. O mesmo vale para as lojas virtuais.
O layout da loja virtual influencia a decisão de compra do consumidor e traz credibilidade para o empreendimento.
“Além de possuir um visual atraente na página, investir em boas fotos torna a loja virtual mais interessante”, acrescenta a Chefe de Experiência do Cliente.
Amplie as formas de pagamento
“Quanto mais opções de pagamento disponíveis, maiores são as chances de converter a venda”, explica Marina. Além de cartões de crédito e débito, pix e transferências, o boleto ainda é uma alternativa muito utilizada pelos consumidores brasileiros.
Seja transparente nas informações e transmita segurança
Os consumidores online estão cada vez mais exigentes e atentos aos critérios de segurança das lojas virtuais, por isso, possuir conexão criptografada (HTTPS) nas páginas de check-out e certificado digital são exigências do mercado e ajudam na decisão da compra.
Além disso, as novas regras em vigor para o comércio eletrônico prometem atrair novos consumidores virtuais.
“O empreendedor virtual deve deixar aparente na página informações como CNPJ, endereço e contatos do vendedor. Estas informações trazem mais credibilidade na hora da compra”, aponta Marina.
Invista em promoções
Promoções sazonais esquentam as vendas e fazem com que os consumidores retornem a sua loja virtual para novas aquisições.
Toda ação é bem-vinda, como: desconto relâmpago nas redes sociais, frete grátis, compre 1 e leve 2, criação de cupons de descontos, distribuição de brindes, condições especiais para aniversariantes, entre outras possibilidades para aumentar as vendas.
Cuidado com o estoque e a entrega
É extremamente frustrante comprar um produto e depois ser informado da sua indisponibilidade no estoque.
Utilizar uma plataforma que o ajude a controlar o estoque e garantir a entrega no prazo acordado é indispensável para fidelizar os clientes.
Comunique-se
Acompanhe os relatórios de vendas e interaja com seu cliente. Informe lançamentos, promoções e solicite avaliação do seu produto.
Conversar com seu cliente é fundamental para torná-lo um embaixador da sua marca.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Falta de processo comercial e desintegração entre marketing e vendas impedem que contadores cresçam de forma consistente, alerta especialista
Entenda como obter valor maior que o salário mínimo na aposentadoria sendo MEI e é 100% legal
Medida provisória cria bônus para servidores e peritos e prioriza revisão de benefícios previdenciários e assistenciais
Quem trabalha com números sabe: controlar estoque, fechar CMV e conciliar notas fiscais consome tempo
Em muitos ambientes corporativos, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual ainda é tratado como uma mera formalidade: compra-se o item, entrega-se ao colaborador e pronto
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
MP 1.309/2025 permite prorrogação de parcelas, carência de até 12 meses e quitação de dívidas para micro e pequenas exportadoras
O Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma convocação inédita para 39 mil CLTs. Ela chega para quem perdeu sua carteira de trabalho
Entidade recebeu mais de 300 colaborações em consulta pública. Decálogo é sugestão para base do marco regulatório para as redes sociais
Banco Central diz que alteração do projeto visa aprimorar a segurança tecnológica
A partir de hoje banco conclui calendário de pagamento do benefício
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade