Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
Notícia
Guia para criar um Plano de Marketing perfeito
Descubra a melhor maneira de desenvolver a sua empresa com o planejamento de marketing
01/01/1970 00:00:00
A melhor maneira de desenvolver uma empresa, sem sombra de dúvidas, é com um plano de marketing. Mas você sabe o que ele é?
A Plano de Marketing é um conjunto de estratégias para alcançar os objetivos do seu negócio.
É comum que muitas empresas não tenham um Plano de Marketing, e isso pode ser uma decisão fatal. As estratégias precisam ser desenvolvidas para construir a sua marca, atrair o seu público-alvo e conquistar novos clientes. Assim, ele auxilia as empresas a lidar com as dificuldades dos mercados competitivos, reduzindo ao mínimo o risco para a empresa.
Logo de cara, está claro que este artigo vai cobrir alguns tópicos importantes. Também não demora muito para que o tom do artigo se torne aparente: Plano de Marketing soa como uma parte integrante da operação de negócios para qualquer empresa que queira crescer.
O planejamento é uma das principais ferramentas de desenvolvimento para as marcas. Descubra tudo o que precisa sobre ele para que o seu negócio se desenvolva da melhor maneira possível!
O que é um Plano de Marketing
Um plano de marketing, ou planejamento de marketing, nada mais é do que um documento bem especificado que vai analisar sua empresa e entender quais são os melhores caminhos para se seguir. Sempre conciliando questões internas, externas e de público.
Não existe uma fórmula certa para criar um plano de marketing, pois ele vai depender das condições e do tipo de empresa. O importante é saber qual o objetivo a ser atingido e os pontos principais, tais como o público-alvo e as palavras-chaves de marketing.
Outras perguntas poderiam ser: Quer saber se é para atingir clientes adicionais ou reter os existentes? Quanto tempo você quer que ele dure? Qual a meta anual em termos de faturamento? Quanto você quer monetizar? Em qual mídia ou canais deseja anunciar?
Como você vai escolher a melhor estratégia para atingir seus objetivos, a fim de alcançar a meta e não se desviar deles? Bem, isso depende de fatores internos da sua empresa, como a quantidade de dinheiro que pode gastar e também a relação entre tempo e rentabilidade de suas ações.
Com isso, queremos dizer que, por exemplo, se descobriu que uma estratégia de SEO é a mais indicada para você, afinal ela gasta pouco e você não tem rios de dinheiro para trabalhar o seu marketing, precisa ter em mente que ela é uma estratégia que demora para dar retorno.
Os links pagos, por outro lado, retornam rapidamente para a empresa, mas dependem de grandes investimentos.
O planejamento de marketing é a melhor maneira para ajudá-lo a decidir o que fazer com seu dinheiro e qual estratégia vai ser mais rentável.
Não existe uma regra geral para ter um plano de marketing brilhante, mas a grande questão que você precisa ter em mente é que ele vai lhe mostrar o caminho e indicar os melhores meios para alcançar seus objetivos.
Por que eu preciso de um Plano de Marketing?
O Plano de Marketing é uma ferramenta incrivelmente útil para ajudar você a criar seu negócio. Ele detalha o posicionamento da sua empresa, seu público-alvo, os objetivos e muitos outros aspectos que podem ajudá-lo a construir um negócio bem sucedido.
Uma boa estratégia é necessária para que você possa ter uma marca forte e competitiva. Ela precisa ser nutrida e desenvolvida também com as estratégias certas nos lugares certos. Assim, como qualquer outro produto ou serviço no mercado, desenvolver uma estratégia é essencial para o desenvolvimento do marketing.
Além disso, com um Plano de Marketing, as empresas podem fazer algumas coisas. Como:
- Definir sua posição no mercado;
- Planejar a sua estratégia de marketing digital;
- Planejar a sua estratégia de publicidade.
- Desenvolver uma vantagem competitiva diante da concorrência.
Ou seja, com esse planejamento você conseguirá não apenas desenvolver o setor de marketing da sua empresa, mas fazer com que ela cresça como um todo. Direcionando seus esforços e recursos para as estratégias que você sabe que são as ideais para você!
Como fazer um Plano de Marketing?
O momento mais esperado finalmente chegou, e com ele vamos entender como fazemos um plano de marketing!
Antes, apenas não se esqueça de conferir esse conteúdo completo (zmotinstitute.com/blog/plano-de-marketing) que separarmos para você. Ele te ajudará a ter um panorama mais detalhado das estratégias que demos aqui.
Mas indo ao que interessa...
Conheça seu Público
O público-alvo é aquele que você está desejando atingir com seu produto ou serviço. Existem diversas maneiras de dividir o publico-alvo, tais como sexo, idade, origens étnicas etc., mas para simplificar iremos nos concentrar apenas em dois:
Público Alvo Estratégico: Esta categoria é mais ampla e engloba todos os públicos que você tem interesse em conquistar. É o maior grupo dentre os demais;
Público Alvo Direcionado: A categoria mais específica entre as duas, o direcionamento consiste em pessoas que não se encaixam no primeiro grupo. Eles possuem características particulares e por isso você irá adaptar sua comunicação de modo a atingi-los.
Ao conhecer, a fundo, o seu público, você saberá o que, como e onde ele compra. Essas informações são essenciais para que tome suas decisões estratégicas.
Conheça a sua empresa
Análise SWOT é uma ferramenta que permite identificar qual a força, fraqueza, oportunidade e ameaça para o mercado de cada empresa. Esse exercício permite que você tenha uma visão global do seu negócio e oportunidades de melhoria.
Ao conhecer sua empresa você será capaz de entender o que pode ou não fazer e, também, quais as melhores opções para o seu negócio. Faça uma análise SWOT e descubra as informações que precisa.
Encontre a sua estratégia ideal
Uma boa estratégia de marketing tem em conta os objetivos da empresa na perspectiva dos clientes e possibilidades disponíveis.
Cada marca tem suas necessidades, portanto é importante que você desenvolva uma estratégia de marketing coerente com o seu negócio. Identifique com clareza as suas metas para então decidir qual estratégia vai seguir.
Para te ajudar, vamos deixar algumas opções:
- SEO
- Email Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Inbound Marketing
- PPC
- Mídias Sociais
Coloque seu plano em prática
Por fim, é hora de arregaçar as mangas!
Você já tem tudo o que precisa e já desenvolveu os conhecimentos que eram necessários, agora basta implementar tudo na sua empresa.
Não se esqueça que um bom planejamento é aquele que é descrito e organizado. Por isso crie um documento que contenha todos os passos, detalhados, que você tomou para chegar até suas conclusões. Isso te ajudará em futuros replanejamentos.
Conclusão
O Plano de Marketing é uma ferramenta incrivelmente útil. Ele detalha todos os aspectos dos objetivos da sua marca, incluindo seu posicionamento, público-alvo, objetivos de publicidade etc.
Seu negócio não pode sobreviver com as vendas sozinho - ele precisa ser nutrido com estratégias certas nos lugares certos. Assim, desenvolver uma estratégia é essencial para o seu marketing.
Notícias Técnicas
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Transformações, desafios e novas dinâmicas moldam o presente e o futuro das relações de trabalho no Brasil em meio a demissões voluntárias
Maio é último mês de declaração do imposto de renda, mas também temos outras obrigações à vista
Advogados trabalhistas ouvidos pelo Diário do Comércio avaliam como positiva a iniciativa da Corte de paralisar processos que envolvem a contratação de autônomos e prestadores de serviços
O MEI deve apresentar, até 31 de maio de cada ano, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI)
Entenda melhor o pagamento dos benefícios do INSS para aposentados, pensionistas e outros beneficiários nos próximos dias
Ministro ressalta que as discussões no GT sobre Emprego reafirmam o papel do BRICS como ator relevante na definição de políticas globais para o trabalho
A escalada dos transtornos mentais no ambiente de trabalho revela a urgência de políticas de bem-estar e a necessidade de romper com modelos
Notícias Empresariais
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
A ausência de informações pode levar à malha fina e gerar sanções da Receita Federal
Previsão do Boletim Focus é de que a inflação encerre 2025 acima do intervalo de tolerância da meta
O chanceler brasileiro Mauro Vieira disse, na reunião dos ministros das Relações Exteriores do Brics que terminou nesta terça-feira
Entenda as regras sobre o descanso no 1º de maio e saiba quando a compensação é necessária
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 28, que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se tornou um problema orçamentário
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade