A Receita Federal informou que, entre os dias 1º e 4 de agosto, foram disponibilizados no DTE-SN os Termos de Exclusão do regime e os Relatórios de Pendências para contribuintes com débitos
Notícia
Inadimplência: como evitar?
Devido à pandemia de Covid-19, o Governo concedeu os benefícios de prorrogação de dívidas pelos bancos
01/01/1970 00:00:00
Devido à pandemia de Covid-19, o Governo concedeu os benefícios de prorrogação de dívidas pelos bancos e disponibilizou o auxílio emergência com o objetivo de amenizar o cenário de falta de renda no país.
A iniciativa diminuiu a taxa de inadimplência, registrando o menor patamar da história. Todavia, é necessário muita atenção. Neste momento, entramos em um período em que credores e devedores devem se organizar para que a bolha da inadimplência não estoure nos próximos meses.
Cobrança
Diante disso, é fundamental que gestores de negócios estejam por dentro de como estão sendo feitas as cobranças de seus clientes.
O processo de cobrança não é um momento fácil para ambas às partes. Quem está do outro lado da linha quando recebe uma ligação para saldar uma dívida, muitas vezes, vem enfrentando um momento financeiro difícil.
Por isso, é preciso que o encarregado do atendimento tenha empatia nessa hora e saiba como conduzir a conversa, sem constranger ainda mais o cliente.
Informação
Durante a abordagem do processo de cobrança é possível extrair das ligações uma riqueza de dados que, quando analisadas com inteligência, trazem insights valiosos para a tomada de decisão e aumento da eficiência na recuperação de crédito.
Hoje em dia, o relacionamento com o cliente ocorre por diversos canais: ligações, chat, e-mail, SMS etc. O tempo todo são gerados dados estruturados e não-estruturados que devem ser analisados e interpretados.
Por exemplo, se durante a ligação, o cliente comentar que foi demitido recentemente, o agente pode sugerir que ele use o seguro desemprego para saldar a dívida. Isso aumenta a chance de recuperação de crédito. Mas, você só vai saber se o atendente adotou essa postura se souber o que foi dito na ligação, certo?
Tecnologia
Hoje em dia, a tecnologia é uma aliada das empresas. Ao contratar um parceiro especializado em análise de dados você consegue entender o que seu fornecedor de call center está fazendo de certo e errado, e, assim, traçar uma estratégia de como aumentar o caixa com clientes inadimplentes, por exemplo.
Com o uso da ferramenta certa é possível analisar o tom utilizado nas ligações, entender a dinâmica usada por cada agente para convencer o cliente no processo de cobrança, analisar o desempenho de cada operador, entre outras diversas métricas que podem ser desenhadas em conjunto com a necessidade de cada organização.
Para facilitar a tomada de decisão de gestores, é possível também receber relatórios diários com indicadores e análises de cada situação, indicando, por exemplo, como cada operador está atuando e o que poderia ser feito para melhorar a performance da equipe. A solução analisa ligação por ligação e entrega inteligência em cima da ferramenta.
Notícias Técnicas
Saiba como funciona a auditoria no Lucro Presumido, quais pontos a Receita Federal prioriza e como prevenir autuações e multas
Fatores de atualização do INSS para agosto de 2025 foram publicados em portaria oficial, garantindo cálculo correto de benefícios
Cinco teses tributárias estarão disponíveis para negociação com condições diferenciadas, até 30 de novembro e 29 de dezembro
Levantamento aponta que 73% das tarefas refeitas poderiam ser evitadas com processos e indicadores bem definidos
Calendário de pagamentos deste mês do BPC terá início no próximo dia 25
Adesão delas começa na próxima semana, antecipa o analista tributário da Receita, Leonardo Catão
Entenda os impactos da NFS-e padrão na rotina contábil e prepare-se para as mudanças
Projetos que utilizam insumos pré-fabricados e menor volume de mão de obra tendem a ser menos onerados
O mundo empresarial brasileiro acordou em choque nesta semana com a notícia da prisão de Sidney Oliveira, o rosto amplamente conhecido por trás da gigante farmacêutica
Notícias Empresariais
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
O Meta AI, novo aplicativo de inteligência artificial da Meta, está disponível no Brasil, integrado ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
Pacote também prevê portabilidade simplificada, site reformulado e campanhas de educação financeira
Em artigo, Décio Lima destaca ações para fortalecer as MPEs, em especial os grupos historicamente excluídos do crédito
Mercado de trabalho manteve movimentação aquecida no semestre
Após 50 anos, o modelo linear será substituído por códigos 2D, como o QR Code
Vice-presidente da República afirmou que ambas as medidas, previstas no plano de contingência, se tratam de resíduos tributários
Segundo IBGE, 1,9 milhão de pessoas buscavam ocupação há mais de 1 ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade