Começa a valer agora em maio a nova tabela do imposto de renda (IR), com a faixa de isenção progressiva mensal ampliada.
Notícia
Saiba como abrir uma pequena empresa
Apesar do excesso de burocracia em alguns momentos, abrir uma empresa hoje é muito mais rápido e fácil do que foi há poucos anos.
01/01/1970 00:00:00
O que precisa para abrir uma empresa
Se você, empreendedor ou empreendedora, encontrou uma boa oportunidade e decidiu abrir uma empresa, você precisa saber de alguns pontos antes de iniciar esse processo. Em primeiro lugar, você precisa construir o que chamamos de plano de negócios e, para isso, nós preparamos um excelente material para você aqui.
Feito o estudo inicial do plano de negócios, com objetivos e metas claras para a condução de cada uma das etapas da sua empresa, você deverá se ocupar de questões mais burocráticas.
A abertura de uma empresa requer a apresentação de alguns documentos do fundador ou fundadora e de eventuais sócios, além da documentação associada ao ambiente em que sua empresa estará domiciliada.
Lembre-se que a abertura de uma empresa já foi algo mais complexo no Brasil, mas nós estamos no caminho do desenvolvimento. Segundo o estudo “Doing Business” do Banco Mundial, em 2017, eram necessários cerca de 83 dias para abrir um negócio. Em 2019, esse número caiu para espantosos 17 dias.
Ainda estamos muito distantes de países como a Nova Zelândia e a Austrália, por exemplo, onde a quantidade de dias necessários para registrar uma nova empresa não passa de 2 dias, mas estamos no caminho e, se olharmos para 4 anos atrás, veremos que a tarefa é bem menos árdua do que já foi um dia.
Como abrir uma pequena empresa
Apesar da importante melhora no tempo para abrir uma empresa no Brasil, esse procedimento envolve uma boa quantidade de documentos. Nesta etapa, é importante contar com os serviços de um profissional de contabilidade.
O contador será muito importante na sua jornada e no seu negócio. Eles sabem os atalhos existentes neste processo, desde a abertura da sua empresa até as obrigações do dia a dia, como organização das questões fiscais.
Passo a passo para abrir uma empresa: documentos necessários
Para funcionar, a sua empresa precisará do contrato social. O contrato social é tão relevante que ele costuma ser chamado de certidão de nascimento de uma empresa.
No contrato social constarão os dados de cada um dos proprietários de negócio como:
- CPF;
- RG;
- Estado civil;
- Nacionalidade;
- Endereço.
As informações das pessoas responsáveis pela empresa refletem um aspecto jurídico muito importante: a responsabilidade do negócio. Por exemplo, se você presta um serviço de consultoria para os seus clientes, mas, por razões diversas, a empresa não pode cumprir o acordado, como garantir a entrega do serviço ou ainda o reembolso ao cliente?
Além das informações dos proprietários, constarão também as informações de onde a empresa será domiciliada. Por isso, é fundamental a documentação do local da empresa, que pode ser a capa do carnê de IPTU, contas de água, energia elétrica ou telefone.
No contrato social ainda há o objeto social, que é a seção que apresenta os tipos de serviços ou produtos que a sua empresa poderá fornecer, a chamada Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
O CNAE é relevante para evitar problemas fiscais e tributários que possam ser reflexo de atividades ilegais. Por exemplo, se você possui um comércio varejista de roupas ou calçados, mas, de maneira recorrente, você emite notas fiscais de R$10 mil reais, a Receita Federal do Brasil vai averiguar a razão deste aparente descompasso. Por isso é importante que você e seu contador selecionem os CNAEs que realmente representem sua atividade.
O contrato social também apresenta informações sobre o capital social da empresa, que é o valor bruto investido pelos sócios. O capital social é o montante necessário para iniciar as atividades do negócio, até ele começar a dar lucro suficiente para se sustentar. Caso a empresa possua um ou mais sócios, a distribuição do capital social deve estar registrada no contrato social.
Nesta etapa, você tem que ter em mente o tipo de empresa e o regime jurídico do seu negócio. Além disso, o seu contador vai te ajudar a definir o regime tributário que a sua empresa se encaixa melhor.
Como registrar uma empresa
Com o contrato social redigido, é hora de registrar o negócio junto aos órgãos públicos e outras instituições. A sua empresa precisará de registro na:
- Junta comercial do Estado;
- Prefeitura (para obter a inscrição municipal);
- Estado (para obter a inscrição estadual);
- Alvará de funcionamento junto à prefeitura;
- Por fim, em alguns casos, relatório de vistoria do Corpo de Bombeiros.
Vale destacar que é na junta comercial que você poderá fazer o pedido do CNPJ e deve receber o Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE) que, junto a outros documentos, é a porta de entrada para conseguir seu CNPJ.
E, como você deve imaginar, além do capital social que será investido, todo esse processo tem um custo e você deve estar preparado para ele. Vejamos na sequência um pouco mais sobre isso.
Quanto custa para abrir uma empresa
Para que sua empresa possa atuar, você precisa dos registros junto à junta comercial do estado e a alguns órgãos públicos federais e municipais. Em primeiro lugar, não se esqueça que você tem que aportar recursos iniciais para que a sua empresa possa arcar com custos e despesas antes que ela atinja o equilíbrio financeiro.
Enquanto que em alguns regimes jurídicos não existam valores mínimos para este tipo de aporte, para outros, como o EIRELI, a exigência mínima é de cem salários mínimos. Para saber mais, confira nosso texto sobre como calcular o capital social de uma empresa.
Além do capital social, você deve considerar os custos com o escritório de contabilidade. Neste caso, o valor pago mensalmente pode variar significativamente a depender do local onde você está.
Apesar do valor mensal que, no geral, é em torno de um salário mínimo, o custo de abertura pode ser maior, uma vez que é comum que o contador tenha que se locomover entre os diversos órgãos para entregar e retirar documentos. Este custo, no geral, é cobrado no momento da abertura.
Por isso, o custo final pode variar sensivelmente de um município para o outro, do regime jurídico e do porte da sua empresa. A inscrição feita junto à Prefeitura pode variar de zero a algumas centenas de reais. No município de São Paulo, por exemplo, a inscrição custa cerca de R$ 170,00, enquanto em São Caetano do Sul, município vizinho, a inscrição é gratuita.
Mas não para por aí, uma vez que há os custos com os órgãos estaduais – recolhidos por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), e com os órgãos federais – por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Os custos cartorários também estão presentes em todo o processo de abertura da empresa, principalmente para autenticação de documentos e reconhecimento de firma. Estes custos podem variar de acordo com o município. Por isso, é importante consultar os valores antes de iniciar o processo de abertura do negócio.
Notícias Técnicas
Em live especial pelo Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, MTE destaca número de ocorrências, setores mais afetados e reforça a importância da prevenção nos ambientes laborais
Base de dados substitui gradativamente os sistemas Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
O reembolso é feito quando o cidadão precisa comparecer à avaliação social/médica em localidade diferente de onde mora
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS (site ou app)
Nomeação saiu em edição extra do Diário Oficial da União
Oposição na Câmara e no Senado tenta articular abertura de comissão de inquérito sobre fraudes no INSS. Enquanto isso, governo mira isenção do Imposto de Renda e fim da escala 6x1
Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Notícias Empresariais
A partir de 26/03/2025, o MEI pode fazer até três pedidos de desenquadramento, mas há algumas condições para que isso ocorra
Expectativa do mercado aponta para a sexta alta seguida da Selic, com aumento de 0,5 ponto, chegando a 14,75% ao ano
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,43% em abril, 0,21 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em março (0,64%)
Corte de até 20% no bônus surpreende auditores e é visto como retaliação à greve; Sindifisco promete intensificar mobilização
O limite individual para dedução é de R$ 3.561,50, abrangendo tanto os gastos do próprio declarante quanto os de seus dependentes. É crucial que o contribuinte esteja atento ao declarar essas despesas, evitando erros que possam resultar em penalidades
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade