Dados complementarão levantamento do MTE sobre desigualdades salariais entre mulheres e homens; publicação do relatório é obrigatória e pode gerar multa em caso de descumprimento
Notícia
Como fazer uma gestão de fornecedores focada em resultados?
Alguns empresários acreditam que o principal fator a ser considerado no momento de escolher um fornecedor é o preço abaixo da concorrência.
01/01/1970 00:00:00
Alguns empresários acreditam que o principal fator a ser considerado no momento de escolher um fornecedor é o preço abaixo da concorrência. Ao pensar nisso, logo me lembro de um amigo que sempre diz que precisamos ter cuidado, já que o “barato pode sair caro”.
É claro que a gente quer economizar — afinal, isso é muito importante na gestão de um negócio —, mas se o preço mais baixo for sinônimo de problemas com entregas e qualidade dos produtos, por exemplo, é melhor avaliar direito o caso.
Por outro lado, além de escolher corretamente os fornecedores para sua empresa, é preciso construir uma relação de parceria e confiança com eles, não é? E isso requer uma boa estratégia de gestão de fornecedores.
Se você ainda não sabe como fazer essa gestão, acompanhe a leitura. Vou lhe contar tudo o que eu já aprendi sobre esse assunto.
O que é gestão de fornecedores?
Para início de conversa, você precisa saber do que se trata exatamente essa gestão. A expressão "gestão de fornecedores" se refere ao processo que controla as atividades operacionais realizadas entre a organização e seus fornecedores.
Gerenciar os fornecedores significa fazer avaliações frequentes para controlar a produtividade e reduzir custos operacionais no seu negócio. A ideia é que a empresa consiga usar de maneira estratégica os recursos para se tornar mais eficiente e lucrativa.
Os principais objetivos desse gerenciamento são: controle de custos, destino eficiente de recursos e coleta de informações úteis para as decisões estratégicas da empresa.
Quais são os benefícios dessa gestão?
Os empresários que adotam esse tipo de gestão conseguem perceber diversos benefícios no dia a dia. Entre eles, quero destacar alguns:
Previsibilidade de negócios e prazos
A boa gestão de fornecedores ajuda a reduzir riscos de falhas e atrasos. Isso porque, após a avaliação de cada fornecedor e o cadastro daqueles que atendem as necessidades da sua empresa, fica mais fácil saber com quem você pode contar.
Ao selecionar os prestadores que, de fato, conseguem atender sua empresa de maneira eficiente, o negócio fica mais previsível e começa a cumprir os devidos prazos. Caso haja uma falha de um fornecedor, você terá outras opções cadastradas para suprir a lacuna.
Negociação de preços
A tarefa de analisar, avaliar e cadastrar os fornecedores traz informações importantes sobre cada um, como as formas de pagamento aceitas, quantidades mínimas/máximas de produtos e prazos.
Com isso, o processo de negociação de cada um desses itens fica mais fácil e transparente, inclusive na possibilidade de reduzir preços e tornar o processo de compra mais vantajoso para ambas as partes.
Digo isso porque, conhecendo vários fornecedores, você poderá confrontar os preços dessas empresas, criando um tipo de disputa entre elas, que resultará em valores mais em conta para sua empresa.
Maior valor agregado ao seu produto final
Não dá para negar que a qualidade dos materiais adquiridos pelos fornecedores influencia diretamente o seu produto final, não é? Isso significa que a gestão de fornecedores reflete na qualidade e no valor agregado dos seus produtos/serviços.
Sabendo disso, se você pretende manter um padrão de excelência, é preciso cadastrar fornecedores que entreguem os melhores materiais para garantir bons resultados.
Como fazer a gestão de fornecedores?
Agora que você conhece essa gestão e a sua importância, chegou a hora de saber como fazer esse processo corretamente. Se eu fosse você, não sairia daqui sem entender bem essas dicas:
Tenha uma boa relação com os fornecedores
Claro que o seu propósito é conquistar vantagem competitiva sobre a concorrência e, para isso, você quer conseguir obter os melhores itens pelos menores preços. Por outro lado, nunca se esqueça de que a transação deve ser vantajosa para ambos os envolvidos.
Quando há um bom relacionamento entre comprador e fornecedor, fica muito mais fácil resolver problemas, e as chances de negociação são mais flexíveis. O resultado? Ganho de tempo e eficiência!
Estabeleça uma comunicação eficiente
Construir um bom relacionamento com as empresas é o que podemos chamar de “segredo do sucesso”. Isso vai demandar, antes de qualquer coisa, uma comunicação clara e frequente.
Por exemplo, sempre que o seu estoque apresentar deficit em algum produto ou excesso de mercadorias, o seu fornecedor deve estar atento para fazer a devida reposição ou não enviar determinados produtos. Para fazer isso, você pode contar com a rapidez das plataformas digitais.
Conheça os valores para saber negociar
Faz parte do seu papel entender os custos e valores envolvidos na cadeia de suprimentos. Assim, você consegue escolher fornecedores não apenas pelo preço mais baixo, mas também pelo melhor material e prazo de entrega.
Enfatizo esse assunto porque é realmente tentador comprar mais barato. Mas quando você entende os valores, consegue negociar sem deixar de enxergar que não vale a pena arriscar para receber produtos com defeitos e não satisfazer o seu cliente.
Planeje os objetivos da empresa
Não é novidade dizer que é fundamental que haja um alinhamento dentro da empresa sobre as suas metas organizacionais, certo? Isso precisa ser bem planejado para que a atuação de todos os setores, trabalhando em conjunto e em prol do mesmo propósito, seja para conquistar os melhores benefícios para o negócio.
Quando o assunto é gestão de fornecedores, vale ressaltar que as metas precisam ser viáveis, passíveis de serem atingidas. A partir daí, deve-se organizar os processos para viabilizar o que foi definido no planejamento. O fornecedor precisa estar ciente de quais são suas metas e o papel dele para que elas sejam alcançadas.
Além disso, eu não poderia deixar de dizer que considero válido o uso de um software de gestão para facilitar a vida dos envolvidos e o fluxo de atividades dentro da empresa.
Como deu para notar, a gestão de fornecedores precisa ser vista como uma ação estratégica na empresa, pois, além de facilitar a execução de suas operações, promove uma vantagem competitiva e resulta em melhores produtos/serviços aos seus clientes.
Notícias Técnicas
O Governo Federal implementou, recentemente, mudanças importantes nas regras do PAT que, dentre outras coisas, define as regras do vale-alimentação e do vale-refeição
O Confaz aprovou, durante a 418ª Reunião Extraordinária do Colegiado, em 27 de janeiro, o Convênio ICMS nº 4, de 2026
Muitos empreendedores que têm uma empresa MEI, mas que no momento está inativa ou sem faturamento, cometem alguns erros primários que futuramente podem custar muito caro
Os processos de exclusão ou de indeferimento de opção pelo Simples Nacional passam a observar o prazo de 20 dias úteis para apresentação de defesa
A Lei Complementar nº 227/2026, 2ª lei que regulamenta a reforma tributária do consumo, estabeleceu a suspensão da contagem dos prazos processuais no âmbito da Receita Federal
Atualizações na CLT e na jurisprudência alteram regras sobre férias, teletrabalho, domingos, licença-maternidade e acordos coletivos; especialistas alertam para riscos de descumprimento
A Lei Complementar nº 187/2021 e a Portaria GM/MS nº 7.325/2025 transformam o CEBAS em um regime de excelência contábil
Projeto aprovado na CAE amplia direito ao salário-maternidade no INSS e elimina exigência de contribuição mínima para seguradas individuais, especiais e facultativas
O STF declarou inconstitucionais dispositivos da Lei 7.850/2002, do Estado de Mato Grosso, que instituíam a cobrança do ITCMD em situações com conexão com o exterior
Notícias Empresariais
Pessoas inteligentes não insistem em escolhas ruins por falta de capacidade. Insistem porque confundem coerência com imobilidade
Tecnologias trazidas pela Gohobby aceleram a produtividade e reforçam a segurança em diferentes áreas de negócios
Em um cenário de disrupções constantes, cabe ao RH inspirar lideranças e criar condições para que pessoas e organizações construam o futuro
A chave está em equilibrar crédito coletivo e contribuição individual e comunicar a escala e a complexidade do que se lidera
Para boa parte do mercado financeiro, início do ciclo de cortes dos juros ocorrerá em março e poderá alternar dinâmica dos investimentos de renda fixa
Como a tecnologia especializada revoluciona a gestão patrimonial para pequenas e médias empresas.
O cronograma do Abono Salarial PIS/PASEP 2026 (ano-base 2024) já começou a movimentar os aplicativos dos trabalhadores
Patamar histórico foi verificado simultaneamente para estoque financeiro, volume médio diário e investidores
Contribuição principal foi de portais e serviços de internet
Quando todas as opções parecem erradas, a decisão perfeita não existe
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
