A Receita Federal informou que, entre os dias 1º e 4 de agosto, foram disponibilizados no DTE-SN os Termos de Exclusão do regime e os Relatórios de Pendências para contribuintes com débitos
Notícia
As 5 maneiras de fidelizar os seus clientes
A fidelização de clientes deve estar no mesmo patamar, ou até acima, da busca por novos.
01/01/1970 00:00:00
Via de regra, o objetivo principal das empresas é conquistar novos consumidores. Porém, tem gente que se descuida dos seus clientes mais fiéis, algumas vezes por comodidade. É aí que mora o perigo de perder quem sempre esteve com você. Por isso, a fidelização de clientes deve estar no mesmo patamar, ou até acima, da busca por novos. Pesquisas, inclusive, mostram que é mais barato manter um consumidor antigo do que conquistar um novo.
Para que você tenha sucesso em manter a sua base de clientes ativa, é preciso, antes de mais nada, ter um bom histórico de informações sobre ele. Para a fidelização de clientes, você pode se valer de pesquisas de satisfação, que mostram o quanto ele ficou satisfeito ou não com uma compra, um serviço ou com a resolução de um problema.
Na prática, a fidelização de clientes está diretamente ligada com a satisfação que ele tem com os seus produtos ou a sua empresa. Quanto maior ela for, maior será a possibilidade de ele voltar. E não tem mágica. Isso passa por um bom atendimento, uma boa comunicação e disponibilidade. Quando o cliente precisar de você, é preciso estar a postos. Listamos aqui cinco maneiras que podem ajudar você nessa tarefa.
COMO TRABALHAR A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
1) ATENDA BEM
Seja em um comércio de bairro ou em uma loja virtual, o cliente vai sempre valorizar um bom atendimento. Normalmente, no quesito de vendas, as empresas conseguem atingir esse objetivo. A questão se complica quando há um problema e o cliente fica falando sozinho. Tenta entrar em contato e não consegue. Ou busca uma solução e ela demora dias, até semanas. Nesse caso, há dois problemas. Além da probabilidade quase certa de perder o cliente, ele ainda fará propaganda negativa do seu negócio ou serviço.
Nesses casos, a chance de fidelização de clientes insatisfeitos é perto de zero. É muito fácil de se observar isso nas redes sociais, quando existe uma queixa e o perfil da empresa é marcado. A reclamação que era só para a sua o seu negócio fica pública e pode influenciar negativamente novos clientes. Portanto, o atendimento é uma área que não dá para errar na hora em que se pensa da fidelização de clientes. É talvez o ponto principal para fortalecer a parceria.
2) ESCUTE
Como fidelizar clientes? Escute! Seja por meio de uma pesquisa de satisfação ou por meio de um contato direto. Quando o cliente procura a empresa, toda a atenção deve ser dada às suas necessidades, seja um problema, uma dúvida, uma queixa ou um elogio. O relacionamento nas redes sociais deve acontecer de maneira leve, com apresentação de conteúdo relevante. Ali, é possível abrir um bom canal de comunicação, por meio dos comentários. Sempre que houver alguma questão, ela deve ser respondida rapidamente. Assim, o cliente vai se sentir acolhido.
3) MANTENHA UM PROGRAMA DE FIDELIDADE
Conquistar o cliente pelo bolso é também uma boa forma de mantê-lo por perto. Um desconto em uma segunda compra, acúmulo de pontos que permitam um desconto ainda maior e promoções exclusivas também devem ser levadas em consideração. Opções com prazo maior para pagamento e agilidade na entrega também são bons caminhos a serem seguidos.
4) VENDA DIFERENTE
Para os negócios online, há uma infinidade de possibilidades para oferecer o seu produto. Nos sites de vendas é comum vermos as fotos do produto e o preço. Mas pode notar que grandes e pequenas empresas se utilizam de conteúdo de qualidade para tentar convencer o cliente. Seja um vídeo que mostre as qualidades do produto, um material em texto que apresente outras possibilidades de uso, ou uma foto impactante.
5) CONSTRUA A SUA MARCA
A atual pandemia do coronavírus tem apresentado muitos obstáculos para as vendas. Muita gente perdeu o emprego, a renda média está mais baixa do que aquela do começo do ano e mesmo quem está empregado economiza mirando o futuro incerto. Talvez este seja um bom momento para você fortalecer a sua marca. Diversificar o seu conteúdo em um momento em que uma parte significativa das pessoas está em casa pode ajudar a criar uma boa imagem do seu negócio. Mais do que nunca é preciso demonstrar empatia. A saída é coletiva.
Notícias Técnicas
Saiba como funciona a auditoria no Lucro Presumido, quais pontos a Receita Federal prioriza e como prevenir autuações e multas
Fatores de atualização do INSS para agosto de 2025 foram publicados em portaria oficial, garantindo cálculo correto de benefícios
Cinco teses tributárias estarão disponíveis para negociação com condições diferenciadas, até 30 de novembro e 29 de dezembro
Levantamento aponta que 73% das tarefas refeitas poderiam ser evitadas com processos e indicadores bem definidos
Calendário de pagamentos deste mês do BPC terá início no próximo dia 25
Adesão delas começa na próxima semana, antecipa o analista tributário da Receita, Leonardo Catão
Entenda os impactos da NFS-e padrão na rotina contábil e prepare-se para as mudanças
Projetos que utilizam insumos pré-fabricados e menor volume de mão de obra tendem a ser menos onerados
O mundo empresarial brasileiro acordou em choque nesta semana com a notícia da prisão de Sidney Oliveira, o rosto amplamente conhecido por trás da gigante farmacêutica
Notícias Empresariais
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
O Meta AI, novo aplicativo de inteligência artificial da Meta, está disponível no Brasil, integrado ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
Pacote também prevê portabilidade simplificada, site reformulado e campanhas de educação financeira
Em artigo, Décio Lima destaca ações para fortalecer as MPEs, em especial os grupos historicamente excluídos do crédito
Mercado de trabalho manteve movimentação aquecida no semestre
Após 50 anos, o modelo linear será substituído por códigos 2D, como o QR Code
Vice-presidente da República afirmou que ambas as medidas, previstas no plano de contingência, se tratam de resíduos tributários
Segundo IBGE, 1,9 milhão de pessoas buscavam ocupação há mais de 1 ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade