A Lei 11.419/2006, que regulamenta o processo eletrônico, prevê esse limite
Notícia
Volta ao escritório: a pergunta não é quando e sim, o porquê?
Recentemente, este é um dos questionamentos que permeiam o ambiente corporativo com frequência, mas acredito que seja válido refletirmos sobre o porquê as empresas devem voltar aos escritórios.
01/01/1970 00:00:00
Recentemente, este é um dos questionamentos que permeiam o ambiente corporativo com frequência, mas acredito que seja válido refletirmos sobre o porquê as empresas devem voltar aos escritórios. Com o surgimento da Covid-19, a rotina corporativa teve que se adaptar às pressas, a fim de evitar o contágio do vírus – o que resultou em um movimento inverso. Ou seja, ao invés de os colaboradores irem até o trabalho, o trabalho chegou à casa de cada um deles. No entanto, o movimento que parece ser novidade, tem reflexos de uma tendência antiga.
Há 20 anos, uma multinacional de Tecnologia chegou ao Brasil com um conceito conhecido como espaço de descompressão, no qual, além de contar com as ferramentas para o trabalho, o time também tinha momentos de relaxamento, jogos, creches e afins. Aqui, o intuito da marca com a iniciativa foi mostrar o seu poder ao mercado e fazer com que seus funcionários sintam-se em casa ao terem todas as suas principais necessidades atendidas. Ao misturar a vida profissional com a pessoal transformando o escritório em mais do que um lugar para trabalhar, identificamos o surgimento de uma sensação de pertencimento na equipe, e, consequentemente, um aumento de engajamento e produtividade.
Na prática, a iniciativa mostrou-se uma ruptura da cultura organizacional, que acabou sendo seguida por muitas outras companhias. Trazendo essa mentalidade ao contexto atual, vemos que esse formato de escritório trata-se de uma alternativa extremamente válida. Ao sermos praticamente obrigados a trabalhar à distância, vimos que com o auxílio da tecnologia, é possível. Além disso, se fizermos um cálculo, havia uma circulação média de 3.000 pessoas tentando chegar ao trabalho, levando em torno de duas a três horas no trânsito. Ao transformar essas horas em dias, temos de 18 dias a um mês perdidos em trajetos no período de um ano, fora a poluição ambiental.
Sim. O escritório tem um papel. Mas não é aquele em que os executivos sentam atrás de uma mesa para trabalhar. Acredito que esse seja um ótimo momento para retomarmos a configuração que a multinacional de Tecnologia deu a esse espaço de trabalho. Ou seja, um local para compartilhar momentos entre o time, insights, valores e propagar a cultura organizacional. Inclusive, já temos até um caso emblemático que segue essa linha. Uma grande empresa nacional do ramo financeiro anunciou home office permanente e a construção de uma nova sede em São Roque. Antes disso, a companhia mantinha seis andares em um edifício na Avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo.
Indo de encontro a essas decisões, uma pesquisa realizada pela JLL registrou uma devolução de 122 mil metros quadrados em prédios classe A por empresas na capital, enquanto que a taxa de vacância de escritórios, que mede o volume de espaços vazios para locação, chegou a 19,4% no terceiro trimestre, acima dos 17,3% observados no trimestre anterior. Com isso, é possível enxergar o trabalho em si, sendo feito em casa. Indo de um a dois dias no escritório, em uma espécie de modelo híbrido. Portanto, ao invés de questionar-se sobre o período ideal do seu modelo de trabalho, pense com profundidade sobre a funcionalidade dele!
Notícias Técnicas
Sindicatos e entidades de classe autorizadas a cobrar suas mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários que seus filiados recebem do INSS
Ao longo desta semana, os dois países debaterão dispositivos do acordo e do ajuste administrativo
Presidente do INSS já disse que pagamentos serão feitos como parte do benefício dos pensionistas e aposentados. Mas ainda não há uma data nem uma logística definida para o ressarcimento.
Grupo Especial avança na construção de proposta de Plano de Ressarcimento Excepcional para os aposentados e pensionistas
Prejuízo aos cofres públicos pode superar R$ 11,5 milhões
Descontos eram realizados na folha de pagamento dos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas
É possível verificar diretamente pelo Meu INSS, site ou app
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, entre os dias 29 e 30 de abril, o workshop “Capacitação de multiplicadores das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Ciências Contábeis”, em Brasília
Registro no CRC é obrigatório para exercer a contabilidade. Veja o que pode ou não ser feito sem essa habilitação profissional.
Notícias Empresariais
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
A partir desta segunda-feira, 5 de maio de 2025, o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones que utilizam versões do sistema operacional iOS abaixo da versão 15. Isso inclui modelos mais antigos, como iPhone 4, 4S, 5 e 5C, que não são compatíveis com essa atualização. Essa mudança afeta diretamente os usuários desses aparelhos, que precisarão adaptar-se a novas soluções para continuar usando o aplicativo de mensagens.
Vagas passaram de 513 para 531 em razão do aumento da população
Indicador Inaf esclarece o que determina se uma pessoa é analfabeta funcional ou funcionalmente alfabetizada no Brasil
Médicos e profissionais da saúde que se organizam e buscam assessoria contábil profissional pagam menos impostos e trabalham com mais tranquilidade sabendo que estão dentro da lei
No Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho (2/5) saiba o que o Judiciário Trabalhista vem fazendo para combater a prática
O acordo histórico é o mediado pelo TST entre a Vale e os familiares das vítimas da tragédia de Brumadinho
Os principais motivos pela alta são: alta do dólar e as tarifas americanas. Especialistas recomendam trocar o índice: do IGP-M pelo IPCA.
Relatório do Tesouro Nacional indica que cenário global teve influência determinante sobre o comportamento da dívida, em meio às incertezas quanto à política tarifária dos Estados Unidos
A partir de 26/03/2025, o MEI pode fazer até três pedidos de desenquadramento, mas há algumas condições para que isso ocorra
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade